TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ Autoatividade Hermeneutica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  13.216 Visualizações

Página 1 de 4

Hermenêutica

Autoatividade Capitulo1

1- É a ciência da interpretação

2- Possibilita a compreensão do conteúdo do texto na forma como seu autor aprendeu a comunicar. É a interpretação em si.

3 - Consiste na adaptação do texto às ideias e opinião do intérprete

4- É a definição de um termo antigo pelo seu significado mais recente

Autoatividade Capitulo 2

a)

1 - Bíblia é explicada pela própria Bíblia, ou seja, a escritura é sua própria intérprete

2 - É o estrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar

3 - Informativa (É a linguagem da informação, da descrição, da notícia e do ensino), expressiva (O uso expressivo se da quando a necessidade é de exprimir emoções ou sentimentos) e diretiva (é empregada sempre que se pretende causar uma ação ou impedi-la)

b)

1- a

2 - b

3- b

4 - b

5 - c

6 - a

7 - b

Autoatividade Capitulo 3

1 -

A) O livro relata várias experiências de Jesus, mas todas com o mesmo fundamento, a idéia de algo velho sendo substituído pelo novo. Como foi o caso da água sendo substituída pelo vinho novo, o templo antigo é demolido e por Cristo edificado um novo. O mesmo acontece na conversa entre Nicodemos e Jesus, onde Ele fala do novo nascimento, que temos que morrer para a carne e nascer para o Espírito.

B)  Em João 3:1-7 Jesus fala a Nicodemos sobre o nascimento no Espírito, o batismo com e no Espírito Santo, que precisamos morrer para a carne para podermos ter a vida eterna com Cristo, e em alguns versículos bíblicos vemos essa relação, que só em Cristo realmente viveremos e teremos a vida Eterna, como em : Gálatas 2:20, Efésios 2:5, I João 5:1, I João 5:18, João 1:13.

C) Bem sabemos que é mestre vindo de Deus: Nessa frase vemos que Nicodemos reconhece a soberania de Jesus, como filho de Deus. Analisamos que na afirmação de Nicodemos ‘sabemos’ ele diz com total dependência e confiança de que Jesus era filho do Senhor. Mas para termos salvação, devemos nos entregar para Cristo. E então Jesus disse ‘Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’, mas o que entendemos da palavra ‘nascer’? Seria voltar ao ventre? Não, aqui Jesus nos instrui a morrermos para a nossa carne, nossos desejos carnais, nossas fraquezas, pois somos pecadores e só o perdão e a misericórdia de Jesus pode nos redimir e nos tornar puros para viver eternamente na Glória, que foi preparada para aqueles que serão salvos.

Autoatividade Capitulo 4

1.          A Hermenêutica é a ciência tecnica que tem por objetivo interpretar os textos bíblicos. A palavra de Deus é totalmente inspirada por Deus, porém muitos, por não conhecerem o contexto e não interpretarem bem os escritos, interpretam de forma equivocada, criando dogmas nos quais são puramente religiosos e não direcionados a nós.

        Dentro da interpretação, precisamos entender o que está por trás dos ensinamentos que o texto bíblico se refere, do seu contexto histórico geográfico. Os ensinamentos de Jesus, os evangelhos, cartas, epístolas, são direcionados à cidades, porém cada cidade tinha seus costumes, culturas, ideologias, práticas religiosas, geografia local, características de vestimenta, comida, e outras coisas. Existe todo um contexto por trás do que está escrito na palavra em si.  

        Quando examinamos os fatos históricos, podemos compreender melhor os fatos bíblicos. Porque? Porque os fatos históricos nos conduzem à revelação de Deus sobre o que ele quer falar com a Igreja. Por exemplo: Se uma igreja sofria de idolatria a outros deuses, Deus não ia direcionar uma palavra sobre dízimos e ofertas, ele iria direcionar a palavra para combater a idolatria. Assim compreendendo a análise histórica e geográfica podemos hoje em dia direcionar as escrituras a nossa vida cotidiana sem fugir do que realmente Deus quer nos dizer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (457.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com