A Autoatividade ITQ - Bibliologia
Por: andre.nobre • 26/1/2026 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 12 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4] | Instituto Teológico Quadrangular BIBLIOLOGIA Nome: Série: Data de Entrega: |
QUESTÕES:
- O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?
Automanifestação de Deus, é a vontade de Deus de se manifestar a nós. Deus é algo que o nosso corpo não pode suportar em ver, é algo que está totalmente além do nosso conhecimento e da nossa percepção, portanto só é possível vê-lo ou ouvi-lo se ele permitir, se ele se rebaixar a nós.
Portanto a automanifestação de Deus nada mais é do que Deus se rebaixando para que possa ter uma relação conosco, se ele não tivesse feito esse ato de amor, nós jamais poderíamos ouvi-lo ou senti-lo.
- Explique as três categorias teológicas da revelação.
Revelação Geral: é Deus se comunicando com os seres humanos através da natureza.
Revelação Especial: É Deus se comunicando através da sua palavra e de seu Filho Jesus Cristo, essa revelação é considerada especial porque é voltada para certas pessoas, como por exemplo, escribas e profetas e épocas e lugares específicos.
Revelação Gradativa e Progressiva: algumas pessoas acreditam que o novo testamento anula completamente o antigo, na realidade o novo testamento se evoluiu para complementar o antigo testamento. Portanto a revelação Gradativa e Progressiva, nada mais é do que a revelação se adaptando a aquilo que estávamos vivendo hoje em dia.
- O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?
Revelação Antrópica: quando Deus utiliza meios humanos para se manifestar a nós. Como eu disse anteriormente nós não podemos ver ou entender Deus, logo ele utiliza meios humanos para falar conosco, sonhos, anjos, visões e a maior de todas que é a encarnação do seu Filho JESUS CRISTO.
Revelação Analógica: utilizar de analogias ou metáforas para que nós possamos compreender aquilo que Deus quer nos dizer.
- Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?
Foi a maior forma de “rebaixamento” que Deus teve para se revelar a nós. Jesus não veio na terra apenas para ser crucificado, ele veio e permaneceu 3 anos pregando e ensinando a todos tudo aquilo que nós hoje conhecemos como novo testamento. Através de Jesus nós ouvimos como devemos nos comportar, mas também vimos como devemos nos comportar, pois até nas atitudes e comportamentos de Jesus tínhamos algo para aprender.
- Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto à Revelação?
A Revelação especial traz para igreja a responsabilidade de repassar essa revelação e esse ensinamento para todas as pessoas. Deus claramente pode se revelar a nós para algo nosso pessoal, mas quando essa revelação pode ajudar ou salvar outras pessoas, o cristão ou a própria igreja tem a responsabilidade de levar essa revelação para ou outros.
- Deus é Todo Poderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Bíblia é necessária para a humanidade?
Utilizou homens porque alguns “tinham ouvido para ouvir a palavra de Deus”. Assim como não podemos entender Deus porque ele é muito maior que nosso sistema sensorial, também não sabemos porque utilizou aqueles homens ao invés de outros, mas lendo a bíblia sabemos que aqueles homens estavam com os ouvidos abertos e disponíveis para a palavra de Deus (“Eis me aqui, envia-me a mim”).
A bíblia é fundamental para que a gente não esqueça daquilo que Deus fez por nós, ou das coisas que ele disse a nós.
Desde a fundação do mundo se passaram mais de 2000 anos até o surgimento de Moises, o primeiro escritor da bíblia, constantemente as pessoas esqueciam daquilo que Deus havia feito para o seu povo ou para aqueles que ele tinha se revelado, reclamações, murmurações e até mesmo ceticismo.
A bíblia é para nós o legado que Deus quis que nós tivéssemos para que nós soubéssemos, que ele é o Deus do impossível e que nada daquilo que nós passamos pode ser difícil ou impossível para Deus.
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8] | Instituto Teológico Quadrangular BIBLIOLOGIA Nome: Série: Data de Entrega: |
QUESTÕES:
- Qual a diferença entre Revelação e Inspiração?
Revelação fala a respeito do fato de Deus fazer-se conhecido e comunicar-se com o homem.
Inspiração trata de “como” Deus se comunicou.
- Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
A inspiração é a escrituração da Revelação e possui 4 processos necessários, Deus como causa, Ação do Espírito Santo, homem como instrumento e Autoridade de escrita.
Theopneusos: “Theo” que significa Deus, “Pneustous” significa soprou, ou seja, a bíblia ela foi “soprada por Deus” teve uma direção de Deus.
- A Inspiração plenária é a posição teológica completa e adequada de inspiração, justifique.
No novo testamento são citados trechos do antigo testamento demonstrando que toda inspiração é LEI, portanto possui autoridade para nos ensinar e corrigir.
- O que é Iluminação?
A iluminação espiritual por parte do Espírito Santo é a ferramenta de apoio para a vida cristã e para o ministério bem-sucedido.
- Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os?
Por mais que a bíblia tenha sido escrita em 1.600 anos por cerca de 40 autores diferentes e em línguas diferentes. Mesmo assim todos eles falam sobre o mesmo tema que é a redenção dos homes, todos eles falam sobre o mesmo assunto que é a salvação do homem por meio da obra redentora de Jesus Cristo, todos eles falam sobre uma Pessoa central que é o Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou seja, tudo indica que há uma mente única por trás de tudo que planejou a produção da Sagrada Escritura.
...