TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoatividades ITQ Bibliologia 1,2 e 3

Por:   •  28/3/2016  •  Exam  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  16.974 Visualizações

Página 1 de 6

NOTA

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – IEQ Estreito

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1

Nome:  

Série:

Data de Entrega:       /      /

  1. O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?

R.: Deus quis e decidiu manifestar-se aos homens e, para que pudéssemos O conhecer,  deixou Sua mensagem através da Palavra, na Bíblia. Através da Bíblia Deus se revela como pessoa, nos dá a conhecer o Seu caráter e a Sua personalidade, esta revelação é a AUTOMANIFESTAÇÃO. O objetivo é relacional porque Deus não quer apenas que conheçamos sobre as coisas dEle, mas que através deste conhecimento possamos conhecer mais profundamente a Ele e termos um relacionamento íntimo com Ele.

  1. Explique as três categorias teológicas de Revelação.

R.: Teologicamente há duas categorias: a Revelação Geral que é superficial e a Revelação Especial, mais objetiva. A Revelação Geral, também conhecida como Natural, é Deus se comunicando com os homens através da criação, da natureza, da história, da constituição do ser humano: física, emocional, mental, moral e espiritual. A Revelação Especial, também conhecida como Canônica, é Deus se comunicando com os homens através da Sua Palavra e de Seu Filho Jesus Cristo.

  1. O que significa dizer que a Revelaçao foi de natureza antrópica e analógica?

R.: Antrópica foi quando Deus falou conosco em linguagem humana comum, co cotidiano dos homens, através de sonhos, visões, e até mesmo a encarnação de Seu Filho Jesus, que veio ao mundo como um ser humano e pudemos ver Deus manifestando-se.  Analógica porque faz analogia com elementos comuns a nós e ao universo dEle.

  1. Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?

R.: Porque ela revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter de Seu Filho. Através de Jesus, Deus viveu entre os homens e manifestou Suas qualidades, atribuições e emoções; quando Jesus falava, era Deus em pessoa (carne e osso) falando.

  1. Por que há implicações para o homem e para a igreja quanto à Revelação?

R.: A Revelação implica em responsabilidade, o que se faz com o conhecimento geral que se tem a respeito de Deus; mesmo que uma pessoa não tenha acesso à Revelação Especial, responderá à Revelação Geral. Já a Igreja tem pleno acesso à Revelação Especial, então, além da responsabilidade natural de cuidar com suas ações, ela tem a responsabilidade de anunciar o Evangelho para que as pessoas possam crer e alcançar a Salvação.

  1. Deus é Todopoderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar.se  mas por que ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Biblia é necessaria para a humanidade?

R.: A comunicação é mais eficaz quando o receptor entende a mensagem, por este motivo Deus resolveu usar nossos próprios meios para que obtivéssemos maior compreensão de Seus planos, utilizou nossa linguagem e nossas experiências, pois Ele é ilimitado em Seu conhecimento e poder e jamais conseguiríamos compreendê-Lo com nossas limitações sensoriais. A Bíblia é a Revelação de Deus aos homens, ela preenche as condições para a comunhão e para a restauração do reacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda do homem, quando este relacionamento e comunicação eram diretos e promoviam comunhão intensa entre Criador e criatura.


INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – IEQ Estreito

NOTA

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2

Nome:  

Série:

Data de Entrega:       /      /

  1. Qual é a diferença entre Revelação e Inspiração?

R.:.Revelação fala a respeito do fato de Deus fazer-se conhecido e comunicar-se com o homem, transmitindo-lhe a verdade que precisavam conhecer para terem um relacionamento correto com Ele; Inspiração trata de “como” Deus se comunicou, com a influência sobrenaural do Espírito Santo sobre os escritores, resultando no registro preciso da revelação, o que faz com que seus escritos sejam realmente A Palavra de Deus.

  1. Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.

R.: O termo “Inspiração” não se refere a uma inspiração como no sentido humano, poético, artístico ou dedutivo a partir de reflexões ou conjecturas, mas de escritos a partir a mente e do intimo do ser de Deus. Na segunda carta de Paulo aos Timóteos (capítulo 3, verso 16) ele afirma que “Toda escritura é inspirada por Deus...“, no original grego: “pasa grafê theopneustos kai ôfelimos”, a palavra principal nesta frase é theopneustos [Θεόπνευστοϛ] e revela singularidade da Bíblia, onde “Theo” significa Deus e “pneustos” significa soprou, ou seja a Bíblia foi literalmente soprada por Deus, neste contexto, soprar remete a idéia de inspirar. O processo de inspiração contém quatro elementos: DEUS COMO CAUSA; onde Deus mesmo revelou a Sua Palavra aos seus santos profetas e estes a regisraram, ou seja, Deus é o autor da Bíblia; A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO;  onde, no sentido vertical, Deus revelou a Palavra através do Espírito Santo e no sentido horizontal o Espírito Santo agiu nos escritores ao longo dos anos para que a Escritura se preservase íntegra até os dias de hoje; O HOMEM COMO INSTRUMENTO, onde Deus usou a personalidade, a profissão, o ambiente e a realidade do cotidiano, o estilo literário e o vocabulário pessoal dos escritores sagrados para comunicar as verdades divinas; A AUTORIDADE ESCRITA, onde a Bíblia é a palavra principal e última no que diz respeito à doutrina e à ética. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (458 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com