TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ BIBLIOLOGIA CAP 02

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  15.344 Visualizações

Página 1 de 2

Bibliologia

Autoatividade do Capítulo 02

Questões:

  1. Qual é a diferença entre revelação e inspiração e inspiração?

A revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana, a qual só poderia ser conhecida desta maneira. Através da revelação, há a descoberta da verdade divina.

A inspiração está ligada à comunicação da verdade, ou seja, a maneira como a revelação foi registrada, ou seja através da escrita. A inspiração divina supervisiona a comunicação da verdade revelada.

  1. Explique o processo de inspiração da Bíblia, também com base nos

Termos gregos originais.

 O processo de inspiração contém quatro elementos específicos, ou seja,sem, estes quatro elementos não teríamos a Sagrada Escritura.

Deus Como Causa: Deus é a fonte originária da Bíblia e este é o fator fundamental da doutrina as inspiração Bíblica.

A ação do Espirito Santo: A ação do Espírito Santo ocorreu e dois sentidos no sentido vertical e horizontal.

O Homem Como Instrumento: Deus foi a causa primeira da transmissão da verdade bíblica e os cerca de quarenta escritores escolhidos tornaram-se a fonte secundárias, os instrumentos mediadores na transmissão da verdade.

A autoridade Escrita: A bíblia é o resultado final da verdade ver elada pelo próprio Deus através dos profetas e isto a reveste de autoridade

Escrita.

 

  1. A inspiração plenária é posição teológica completa e adequada de inspiração, justifique.

A Bíblia reivindica a inspiração plenária divina de todas as suas partes, ou seja, total e absoluta. Esse conceito afirma que todas as palavras escritas são inspiradas por Deus. Verbal significa as palavras e pleno significa inteiro, completo, contrário a parcial. Afirma-se aqui a inspiração

plenária da Bíblia.

  1. O que é iluminação?

 A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere à influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus, a iluminação esclarece as coisas de Deus, as coisas espirituais aos espirituais, a iluminação das coisas espirituais são uma bênção prometida a todos os que crêem e pode ser experimentada por eles.

  1. Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.

Tema Central: Todos os escritores versaram sobre um único tema, a maravilhosa unidade de tema é apresentada de Gênesis a Apocalipse o tema da Bíblia é a redenção dos homens

Assunto Central: De Gênesis a Apocalipse, encontramos o desenvolvimento de um assunto único, esse assunto é a história do plano de salvação do homem através da obra redentora de Cristo.

A Pessoa Central da Bíblia: Toda a escritura revela que há uma pessoa central, e esta é o senhor e salvador Jesus Cristo.

A Unidade de Estrutura: Essa unidade reside no fato de que o antigo testamento é cumprido no novo e o novo testamento é profetizado no antigo, de tal forma que não se pode compreender um sem o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com