TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliologia - ITQ

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  3.474 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

RESPOSTAS:

1- Ela pode ser entendida como as diversas formas de Deus se revelar ao homem, nos dando a conhecer o seu caráter e a sua personalidade. Porque por meio dela Deus nos dá a oportunidade de conhecê-lo e restaurarmos a comunhão e o relacionamento que havíamos perdidos com a queda.

2- Apesar do tópico 2, do capitulo 1 apresentar, inicialmente, duas categorias de revelação, durante sua leitura é possível identificarmos uma terceira, a “Revelação sobrenatural”. Vejamos:

a) Revelação geral: É Deus se comunicando com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas em todos os tempos e lugares.

Na revelação geral, Deus se manifesta através da:

           - Natureza;

           - História; e

           - Constituição do ser humano: física, emocional, mental, moral e na sua religiosidade, o que indica a sua espiritualidade.

b) Revelação especial: Deus se comunicando através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo. Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestações de Deus para certas pessoas (profetas e escritores sagrados) em tempos, lugares e épocas específicas.

c) Revelação sobrenatural: São os sinais, milagres, prodígios e o próprio manifestar da voz pessoal de Deus. Nestas ocasiões, todas as experiências comuns e as leis naturais são quebradas por Deus.

3- ...

a) Significado da revelação de natureza antrópica: mesmo sendo divino e transcendente, Deus usou maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar ao homem, como: linguagens e expressões humanas, comuns as nossas experiências cotidianas; sonhos, visões e a própria encarnação Jesus Cristo, que se fez carne e habitou no meu de nós.

b) Significado da revelação de natureza analógica: Fazendo uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que pudéssemos compreender os paralelos da verdade no campo divino. Quando Deus se revela, Ele sempre seleciona e usa elementos comuns ao nosso universo e o Seu, fazendo analogia, ou seja, uma relação, como por exemplo: Jesus é o pão da vida (João 6:35).

4- Porque a encarnação de Jesus revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter do Filho de Deus. Nele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.

5- O homem é o alvo das revelações divinas, pelas quais Deus busca reatar seu relacionamento e comunhão pedidos pelo homem. Já a Igreja é o agente usado por Deus para transmitir ao homem sua Palavra, ou seja, falar o que a ela foi revelado, para que o homem possa se voltar para Deus e não ser condenado, mas pelo contrário, herdar a vida eterna.

6- A Escritura Sagrada é apenas uma das formas usadas por Deus para se revelar ao homem. Todavia, um dos motivos que podemos citar é nossa capacidade limitada de conhecer e ter comunhão com Deus, sem que Ele mesmo se revele. Daí a importância das Escrituras. Ela foi enviada pelo Criador a fim de preencher as condições para a comunhão e restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos com a queda.  

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

RESPOSTAS:

1- Revelação: fala a respeito do fato de Deus se fazer conhecido e de se comunicar com o homem.

Inspiração: trata-se da forma como Deus se fez conhecer, por meio das Escrituras sagradas.

2- O processo da inspiração teve início quando Deus, depois da queda do homem, decide se revelar. Para se fazer conhecido depois do pecado, o Criador usou de duas formas: a primeira se deu com a revelação de si mesmo, manifestando sua verdade diretamente aos escritores; e a segunda, se refere à inspiração, que consiste na disseminação das Escrituras, desde os registros escritos pelos autores, passando pelo serviço de cópias, realizado inicialmente pelos escribas, depois pela imprensa, traduções, e versões, até que o texto chegasse preservado, integro em nossas mãos.

A palavra inspiração deriva do termo grego “theopneustos”, que consiste na junção de dois vocábulos: “Theo”, que traduzido quer dizer Deus; e “Pneustos”, que significa soprou.

Dessa forma, usando o homem como instrumento de disseminação da sua verdade, Deus, por meio do Espírito Santo, transmite (sopra) suas mensagens, dotadas de autoridade divina, aos escritores bíblicos, para a fé e para a conduta daquele que crê.

3- Inspiração é o ato da providência divina para revelação escrita da vontade de Deus, seu caráter e personalidade. Assim, por se tratar da manifestação do próprio Criador, por meio do Espírito Santo, entende-se que a inspiração é “Plena”, ou seja, contempla as Escrituras de forma total e absoluta.

4- É a influência do Espírito Santo que nos ajuda a entender as coisas de Deus.

5- ...

a) Tema central: Todos os escritores versaram sobre um único tema, a “redenção dos homens”.

b) Assunto central: em toda a Bíblia se desenvolve um único assunto, a história do plano de salvação do homem através da obra redentora de Jesus Cristo.

c) Pessoa central da Bíblia: o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

d) Unidade de estrutura: essa unidade reside no fato de que o Antigo Testamento é cumprido no Novo. E o Novo Testamento é profetizado no Antigo, de tal forma que se pode compreender um sem o outro.

e) Uma mente única: consiste no fato de que uma única mente providenciou e planejou toda a produção da Sagrada Escritura, até que ela pudesse chegar à nossas mãos.

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 3

RESPOSTAS:

1- A bíblia, quando corretamente interpretada, de acordo com o nível a que a cultura e os meios de comunicação haviam chegados, na época em que foi escrita e de acordo com os propósitos a que foi destinada, é plenamente fidedigna em tudo o que afirma.

2- Porque a revelação escrita se deu pela inspiração do Espírito Santo, e isso trás em si o pressuposto de que a Bíblia é infalível, não contém erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com