TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

APOSTILA 1

CAPÍTULO 1

Questões

  1. Educação é um conjunto de ações exercidas por um ser humano em outro ser humano, normalmente de um adulto em um jovem, cujas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.
  2. A educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais, possui forma e estrutura, sendo planejada e de forma intencional; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal é aquela que ocorre  através das influencias que o homem recebe ao longo de sua vida.
  3. A origem do conceito de educação integral surgiu na Grécia, expressa pelo termo Paideia, cujas finalidades determinavam que o homem deveria ser forte, através do exercício físico, racional, com habilidade em oratória no seu discurso, e imperativo ao lutar por sua liberdade.        
  4. Primeiramente deve-se procurar de fato conhecer as necessidades dos educandos, as demandas do contexto sociocultural e do tempo em que o educador está inserido, além de saber enxergar além das aparências físicas dos alunos.
  5.  Conhecimento virtuoso é aquele que vem através da intenção de oferecer o melhor para o seu aluno ajudando-o nas suas necessidades pessoais e interpessoais.        
  6. O homem ético é aquele que tem intenção de fazer o bem. Francis Wolf caracteriza o homem civilizado em três aspectos, dessa forma, podemos deduzir que o         homem ético também é um homem civilizado, pois se enquadra nas características apresentadas pelo autor.
  7. Sim, pois grande parte da população não tem acesso a uma educação exemplar, por isso se tornam analfabetos funcionais, e com isso se tornam incapazes de desenvolver opiniões criticas sobre o mundo e o contexto em que vivem.                                
  8. As metas da educação contemporâneas são:
  • Erradicar o analfabetismo
  • Educação para todos durante toda a vida
  • Educação voltada para os valores humanista, sustentabilidade da vida humana e planetária
  • Aprendizagem significativas de conteúdos essenciais

Além de buscar essas metas, é necessário identificar falhas deixadas pelo modelos antigos de educação, dando de uma formação mais completa e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com