TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intolerância Religiosa

Por:   •  10/5/2016  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

A intolerância religiosa no Brasil ocorre de forma subliminar, ou seja, não ocorem guerras ou conflitos armados em nome da religião, porém é fácil ver o preconceito contra ateus e praticantes de religiões "pagãs" enraizado na cabeça de católicos e evangélicos, basta olhar as estatísticas: Quantos casos de agressão por intolerância religiosa são cometidos contra praticantes de religiões afrodescendentes? E quantos são cometidos contra cristãos católicos ou protestantes?

Alguns exemplos de bases subliminares para a intolerância religiosa:

No Brasil, é comum afirmarem que "macumba" é algo ruim ou que quem não crê no seu deus está condenado ao inferno.

O nome "deus" com "d" maiúsculo. Essa ideia deixa implícito que a palavra "deus" é um nome próprio da divindade que os cristãos acreditam. O que é um equívoco, pois o deus cristão tem nome, assim como os deuses gregos, nórdicos, egípcios, hindus e etc. Dessa forma, é como se o deus Jeová do cristianismo fosse o único deus que importasse, o único deus de verdade, o que claramente desmerece todas as outras religiões.

Quais os problemas causados por essa "supremacia cristã"? Os problemas são diversos. Temos como exemplo no Brasil:

A bancada evangélica, que cresce cada vez mais e dissemina ideias homofóbicas e conservadoras.

O preconceito contra ateus. É comum ouvir expressões como "Prefiro ter um filho macumbeiro do que um ateu", o que além de deixar implícito que o "macumbeiro" é algo ruim, deixa também que o ateu é algo "ainda pior".

A questão do aborto. O indivíduo cristão brasileiro tende a pensar que os dogmas que a sua religião prega são universais, e por isso, não somente ele que é adepto da religião deve seguí-los. Em outras palavras: A verdade do cristão brasileiro é universal, e todos, até os que não creem, devem enxergar o mundo pela sua perspectiva.

Como resolver esse problema?

Religião respeita fronteiras, é uma questão de influências culturais que o indivíduo sofre desde o seu nascimento em determinado local. Em outras palavras, se o sujeito nasce no Brasil, ele tende a ser católico ou protestante, crer em Jeová e Jesus, se nasce na índia, tende a ser Hindu, se nasceu no Egito antigo, tendia a crer em Hórus e Rá, e assim por diante.

Dessa forma, é fácil notar que não existe verdade absoluta, e sabendo disso, cabe à cada um de nós como parte da sociedade decidirmos se "escolhemos" acreditar em uma ou em nenhuma dessas "verdades". Independente dessa escolha, deve-se ter consciência de que ela é individual, que cada ser humano percebe o mundo de sua forma, e por isso, não deve haver extremismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com