TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens Em Uma Sociedade Sem Base Familiar

Por:   •  17/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE PARCEIRA DO GRUPO ANDRADE MARTINS

ALUNO: PAULO ROBERTO SEABRA DINIZ

JOVENS EM UMA SOCIDADE SEM BASE FAMILIAR

 

ITAÚNA – MG

ANO: 2017

UNIDADE PARCEIRA DO GRUPO ANDRADE MARTINS

ALUNO: PAULO ROBERTO SEABRA DINIZ

JOVENS EM UMA SOCIDADE SEM BASE FAMILIAR

Trabalho de  Conclusão  de   Curso – Artigo

Científico, apresentado ao Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Cursos do Curso de Pós Graduação Lato Sensu do Curso de Especialização em Ensino Religioso, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de especialista.

ITAÚNA – MG

ANO: 2017

JOVENS EM UMA SOCIDADE SEM BASE FAMILIAR

NOME: PAULO ROBERTO SEABRA DINIZ

RESUMO

Um dos temas mais discutidos nos últimos tempos e que não poderia deixar de ser exposto, mostrando suas causas e talvez umas das soluções fáceis e ao alcance de todos. O desejo é que ao terminarmos essa pesquisa possamos identificar e cumprir o que o livro mais lido, mais vendido e mais direto sobre esse e outros assuntos nos fala. Não queremos entrar em debates, o que vamos procurar aqui é mostrar o que está acontecendo, suas causas e possíveis soluções. Uma coisa é certa se essa mudança não vier, vamos dar fim à humanidade em pouco tempo e a grande causa é a falta de amor ao próximo, algo que não se tem sido ensinado nos lares e nem mesmo nas escolas e a própria sociedade mostra-nos que é melhor pensar em mim e não nos outros. A solução pra tudo isso é simples, ensinar o caminho e é sobre esse caminho que essa pesquisa vai ser direcionada, ao caminho da verdade. A humanidade está sendo destruída e a causa é a falta desse conhecimento, ainda podemos e vamos nos esforçar para mudar essa triste realidade.

Palavras - chave: Família, Jovens, Sociedade

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        4

2- FAMÍLIA ATUAL............................................................................................... 5

2.1-Degradação Familiar        5

2.2- Evasão Escolar e a Gravidez Precoce, Causas        6

2.3 – Violência Infantil, Principais Causas        8

3- CONCLUSÃO        9

4- REFERÊNCIAS        12

1- INTRODUÇÃO

De acordo com a Bíblia, devemos ensinar o caminho a nossos filhos e isso não tem acontecido talvez pela grande preocupação das famílias em comer, vestir, pagar, chegar, sair e outras situações inevitáveis de nosso dia a dia. Por isso a grande preocupação em trazer de volta esse ensino, que apesar de duro e difícil é o pilar da família, que após algumas décadas caiu no esquecimento levando as famílias a uma degradação e falta de amor. Em nossa juventude fomos ensinados a respeitar e a obedecer, hoje nossos jovens usam o desrespeito e a desobediência como forma de dizerem o que pensam e se auto-afirmarem em relação aos seus desejos e forma de pensar, tudo isso tem causado um grande transtorno na sociedade que ao invés de não permitir os acontecimentos, se junta a eles para ensinar o mau caminho e a falta de respeito com todos a nossa volta. Pensando em tudo isso e entendendo alguns dos ensinamentos da Bíblia Sagrada que diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Pv 22:6 AEC). A questão é: temos instruído nossos filhos ou apenas temos deixado que façam suas escolhas, escolhas estas que tem levado nossos jovens a morte, as drogas e a marginalidade. Temos nos colocado como pais que amam e punem ou somos pais omissos que estão vendo tudo isso acontecendo e preferem manter-se longe de tudo, deixando para os outros problemas que temos a obrigação de resolver, como educar e ensinar o caminho correto a eles. Alguns estudos que serão apresentados vão nos mostrar que a realidade das famílias brasileiras é a destruição dos jovens pela falta de ensino, podemos então nos considerar culpados por tudo que esta acontecendo no mundo moderno, porque somos o ponto de partida e agora queremos resolver com maior idade penal e outras leis que na maioria das vezes não trazem o resultado que esperamos. Devemos buscar soluções e nada melhor que praticarmos alguns ensinamentos de nossos avôs ou até de nossos pais. A única maneira de vermos isso é: a educação que deve começar nos lares, lares esses moldados em família, que deixou de ser o pilar da sociedade. Vamos olhar para o passado e rever se éramos ou não felizes ante a toda essa mudança pela qual passamos e que levou a geração de nossos filhos a ser a pior geração que existe.

2- FAMÍLIA ATUAL

Qual o entendimento sobre família que temos nos dias de hoje, uma instituição falida e sem perspectiva de continuação, a uma grande necessidade de resgatarmos a família como o pilar da sociedade que vivemos, porque sem a família nossos jovens tendem a perder toda e qualquer expectativa de um mundo melhor. Existem muitas famílias destruídas por falta de amor e onde relacionamentos são terminados por motivos banais, os divórcios e relacionamentos independentes onde a falta de pai ou mãe é muito natural e isso faz com que nossas crianças cresçam sem uma referência paternal. Nossa percepção de família atualmente tem sido lares sem pai, sem mãe e com crianças com distúrbios psicológicos pela falta de uma referência paterna, que corroboram para que os jovens sejam ainda mais violentos e desobedientes. Uma das principais características da família atual é falta de comunicação, talvez por causa do aparecimento das mídias sociais, não há mais conversas e os relacionamentos estão deteriorados, colocando as famílias em situação de grande risco. Não se fazem mais planejamentos familiares, onde os passeios, as festas e as comemorações sejam feitos ao invés de serem meros contos. A degradação familiar começou com a liberalidade excessiva, não vamos falar sobre o assunto e apenas abordar a situação que temos acompanhado através de pessoas que passaram ou até continuam passando por essas dificuldades, onde não têm ou tiveram a oportunidade de participarem de uma família de verdade, essas famílias antigas e com uma estrutura que não se desfazia por causa de qualquer dificuldade, mas permanecia unida e a cada dia se fortalecia mesmo em dificuldades. Famílias que não abriam mão da unidade, mesmo que faltasse a comida na mesa. São essas situações passadas que traz a nossa memória a pergunta: Onde está o erro? Atualmente famílias têm permanecido na mesmice de continuarem a seguir o ensinamento que ao invés de ajudar tem atrapalhado e muito na organização familiar. Essa falsa organização familiar busca hoje o bem estar próprio e não o bem estar de todos os seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com