TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança pelo exemplo

Por:   •  23/9/2015  •  Monografia  •  9.889 Palavras (40 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 40

Introdução

Antes de considerarmos as questões pertinentes a liderança exemplar, precisamos refletir sobre a relevância do líder no contexto mundial.

O ato de liderar é fundamental e imprescindível em todos os segmentos da vida humana. É através da liderança que o mundo se movimenta em direção ao futuro, pois é ela que oferece visão, motivação e a capacitação que leva o grupo a alcançar seus alvos.

Considerando que a população mundial até 2050, chegará a nove bilhões segundo estatísticas do demógrafo Carl Haub. Não fica difícil de perceber que há uma imensurável carência de líderes no presente e que certamente haverá também no futuro, caso não haja uma ação preventiva de preparação e treinamento de novos líderes.

Este é um assunto extremamente importante, pois cada setor da sociedade assume o reflexo da pessoa que o lidera. Teremos um bom trabalho no setor da educação se o líder deste segmento for um bom líder; e o mesmo serve para saúde, economia, governo, igreja, família ou qualquer outro segmento da nossa sociedade. Ora, partindo desta perspectiva podemos afirmar que o problema das nações, das empresas, das repartições públicas e até mesmo das igrejas está na liderança.

Precisamos com urgência de líderes bem treinados, de caráter, homens que realmente obedecem à palavra de Deus, pessoas que estão interessadas no bem do grupo e não somente em sua satisfação pessoal. Estamos precisando de ícones na liderança, pessoas que ensinem pelo próprio exemplo e inspirem nossa sociedade.

É certo que sem liderança o mundo seria um caos generalizado, contudo de que adianta ter lideres se continuamos sofrendo as conseqüências do caos. Será que precisamos apenas de líderes? Ou nossa maior necessidade é de líderes que dêem exemplo? Pessoas comprometidas com a prática e não somente com a teoria.

Não precisa de muito esforço para perceber que o numero de igrejas e organizações cristãs estão aumentando a cada dia, basta acessar qualquer meio de comunicação para constatar que este crescimento é real. Mas até que ponto esse crescimento tem sido saudável, se estes novos lideres não transmitem bom exemplo para o povo?

Em todos os lugares temos encontrado pessoas decepcionadas com seus líderes. Tem sido comum ouvir frases do tipo “meu líder não evangeliza”, “ele não estuda”, “não dá atenção para os visitantes”, “não é um homem de oração”, “ele tem falhas no caráter”, etc. Com base nesses pretextos, muitas pessoas abandonaram a fé e outras estão enfraquecidas e decepcionadas dentro da própria igreja.

Tudo isso nos mostra que existe uma grande necessidade a ser suprida: Está faltando lideres que dêem exemplo e que correspondam aos anseios do povo. Será que algum dia estas pessoas vão encontrar o que procuram? Ou será que vão apenas descobrir que a liderança exemplar é uma utopia.

Precisamos de respostas que possam preencher adequadamente a lacuna desta questão, pois este assunto é fundamental para saúde da sociedade e das igrejas. E por mais que pareça complexo, seu benefício justifica qualquer esforço, pois através deste estudo a liderança cristã pode ser alertada e muitas vidas podem ser poupadas de abandonar a fé em consequência de uma decepção com ela.

Este trabalho propõe uma análise sobre a relevância do exemplo na vida do líder. Estudaremos os aspectos pertinentes a esta questão dentro da ótica cristã. Nossa ênfase maior será a liderança eclesiástica. Tendo como objetivo, proporcionar ao leitor uma reflexão significativa sobre este assunto.

Muitos líderes pouco exemplo.

Influência versus vida exemplar

Quais os principais conceitos que influenciam o modelo de liderança identificado como exemplar? A princípio podemos destacar dois: o primeiro é a capacidade de influenciar positivamente e o segundo é de ter um caráter irrepreensível. Mas como podemos definir estes dois conceitos?

Influência é a ação direta ou indireta que uma pessoa exerce sobre a outra. É por meio dela que os líderes conseguem agrupar pessoas para trabalharem em função de um bem comum.

O caráter diz respeito à dignidade, a índole, a uma postura moralmente correta que produz credibilidade e confiança.

Que relação há entre influência e vida exemplar? Será que todos os líderes influentes são exemplo naquilo que fazem? Quais os conceitos que governam nossa sociedade? Vejamos como estas questões cooperam para elucidação do tema em estudo.

Relação entre influência e ação exemplar.

“Liderança é influência – nada mais, nada menos”. Nesta frase Jonh Maxwell resume a importância da “influência” na vida do líder, destacando-a como fator primário para esta função.

James C. Hunter em seu livro “O Monge e o Executivo” define liderança de forma similar: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Podemos dizer então que sem influência não há liderança, ela é um elemento fundamental e indispensável na vida do líder. Mas será que só os lideres influenciam? Quais as principais formas de influência que um líder usa?

Antes de tudo, seria muito importante entender que não são apenas líderes que exercem influência, mas todas as pessoas em níveis diferentes influenciam umas as outras. Somos influenciados em todo tempo e de várias formas: pelo que vemos, ouvimos, experimentamos, sentimos ou tocamos. De forma geral podemos dizer que um filme, um conselho, uma propaganda, um perfume e uma infinidade de outras coisas, também podem influenciar a nossa vida de alguma forma.

É importante destacar, porém que diferente destas multi-influências que a sociedade exerce, na liderança destacam-se dois tipos relevantes: a primeira é a influência verbal, caracterizada pela utilização de argumentos convincentes e irrefutáveis, e a segunda é a influência visual, caracterizada por um exemplo de conduta inspirador.

Em seu livro “Liderança corajosa”, Bill Hybels conta uma história que bem representa a influência verbal que um líder pode exercer através de uma visão significativa.

Ele conta que ao assistir o vídeo da palestra de encerramento de um congresso de artes da Willow Creek, Nancy Beach, diretora de programação criativa apresentou sua visão para um grupo de artistas que estavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com