TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÚCLEO (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA MORIÁ)

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 14

        

FACULDADE TEOLÓGICA E APOLOGÉTICA  DR WALTER MARTIN 

NÚCLEO (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA MORIÁ) em Engº Pedreira – Japeri – RJ

RESENHA

O  FATOR  MELQUISEDEQUE

        

                                                AUTOR: DON RICHARDSON

                                    O TESTIMUNHO DE DEUS NAS CULTURAS

                                     ATRAVÉS DO MUNDO

MODULO IX

        

        DISCENTE: Rosilene da Silva Ruiz        

                                                                          JAPERI

                                                                     JUNHO 2014

APRESENTAÇÃO:
Resenha para obtenção de nota do Livro O FATOR MELQUISEDEQUE (O testemunho de Deus nas culturas através do mundo), Don Richardson, Editora Vida.


.

EDITORA: VIDA NOVA

Introdução

O livro O fator Melquisedeque é escrito por Don Richardson. Quando deparamos com o livro, vimos à importância do nome de Deus ser lembrado por povos que “nunca” ouviram o Evangelho de Jesus Cristo, mas já conheciam Deus Verdadeiro, mesmo por histórias distorcidas, e até O adoravam.

       O fator Melquisedeque nos leva a abrir os olhos e ver que Deus não abandonou os povos esquecidos,  mesmo sendo uma pequena lembrança que passou de geração a geração.


O livro se apresenta em duas partes: 1) O mundo preparado para o evangelho – o fator Melquisedeque e 2) O evangelho preparado para o mundo – o fator Abraão.


   

 RESENHA DO LIVRO: O FATOR MELQUISEDEQUE

O livro em seu primeiro capítulo, Povos do Deus Remotos começa narrando a História de Epimênides e seu sacrifício, para um “Deus desconhecido” (THEOS e LOGOS )  um relato baseado principalmente numa tradução registrada como História por Diógenes Laércio, um autor grego do século III AD., Numa obra clássica denominada The Lives  of  Eminent  Philosophers (“As Vidas de Filósofos Eminentes”).

 O autor conta que Epimênides foi chamado pelos gregos para resolver os problemas de saúde que a cidade enfrentava, era uma praga que estava atingindo a todos.

Os sacerdotes, grandes homens de Atenas, que possuíam milhares de deuses ouviram falar de Epimênides, um cretense que era sacerdote e tinha boas referências.        Epimênides  pediu ovelhas, que amanheceram sem comer nada e que soltassem num campo verde, as que comessem não deviam seguir, mas as que deitassem e adormecessem, estas deveriam ser sacrificada ao Agnosto Theo,” Deus desconhecido”, no local onde elas deitaram diversos altares foram  erguido e a praga foi embora da cidade.Dezenas de anos se passaram dois anciãos avistaram os altares quebrados e cheios de musgos, lembraram daqueles dias e ordenaram que um altar fosse limpo ilustrado  e colocado  na Colina de Marte em Atenas para que todos pudessem ver o altar a Agnostho Theo,“ao Deus desconhecido”. Foi por este mesmo altar, que o apóstolo Paulo, anos depois, conversou com os Atenienses sobre o Deus desconhecido, conforme Atos 17, onde, no final de seu discurso, várias pessoas encontraram-se, com Jesus.  

O autor apresenta neste livro o fator Melquisedeque – a revelação geral de Deus – e  o  fator Abraão – a revelação  especial  de Deus.   Também apresenta o fator Sodoma,  aqueles que vivem na prática e vontade de satanás. Vemos por exemplo, na palavra de Deus lemos a história dos cananeus , temos a figura de Melquisedeque,  era re i e também  sacerdote e Abrãao  encontra-o para lhe dar o dízimo.  Melquisedeque  morava  em  Salém – “paz” – no idioma dos cananeus.  Através deste nome, originou-se o nome da cidade de Jesus. Chamou-me a atenção também a história do povo Inca, o testemunho da manifestação de Deus entre os Incas, como Viracocha– “o Senhor, o Criador onipotente de todas as coisas”. O líder  Pachacuti,  estranhou a adoração ao deus Sol  Inti ,ele via  um deus fraco quando era ofuscada  por  uma  nu vem..  Ele imagina  e  passa  acreditar   num   Deus superior.

Vários  povos  já conheciam e  adoravam  o Deus  verdadeiro , como por exemplo:  Neste mesmo capítulo o autor mostra que o Deus Desconhecido (Agnosto Theo ) dos atennienses, o Theo e Logos dos gregos. O Javé dos Hebreus, o Thakur Jil dos Santal, (Calcutá, Índia) o El Elyon dos cananeus, o Magano de Gedeo ( Etiópia), o Koro dos Mbak ( República centro africana), o Shang Ti dos Chineses, O Hanamim dos Coreanos, Y`WA dos Karai Kasang dos Kachin, Gui `Sha dos Lahu, o Siyeh dos Wa, Phrariya-metan ( Senhor da misericórdia e não a quinta manifestação de Buda) dos Shan e Paloung, Chepo-Thuru ou Gwang dos Naga ( 24 tribos da Índia), todos estes nomes se refere ao mesmo Deus que os antropólogos chamam de O Deus dos céus.

 O autor afirma que o sucesso do budismo sobre o confucionismo e o taoísmo na China foi a constante mudança e adaptação de suas doutrinas para torná-las mais aceitáveis aos chineses, sem confrontar com seus costumes – o budismo mostrou-se disposto a fornecer os deuses que os um tremendo efeito.

No segundo capítulo Povos do livro perdido é visto uma lista de povos que reconhecem a existência de um Deus que irá trazer um mensageiro (irmão branco) com a grande revelação através de um livro do Criador soberano, que um dia perdido, seria encontrada e levado a esses povos, o autor começa narrando a história dos karem constituía, um dos povos tribais mais adiantados da Birmânia.

Os Karen esperavam por um irmão branco que traria um livro perdido, que continha leis de Y`WA o Deus verdadeiro.

Os kachim outro povo constituído de meio milhão de pessoas, na região norte da Birmânia, eles acreditavam em KARAI KASANG um ser sobrenatural, benigno “cuja aparência ou forma excede a compreensão do homem”, a tradição dizia KARAI KASAN deu certa vês um livro a seus antepassados o qual perderam, e eles esperavam encontrar.

Os Lahu, situada na região em que a Birmânia estreita com a China, vivem cerca de 250.000 pessoas,  os Lahu mantiveram uma tradição dizendo de GUL`SHA –Criador de todas as coisas- dera a seus ancestrais a sua lei escrita em bolos de arroz –eles acredita que GUL`SHA enviaria um irmão branco com um livro branco contendo leis brancas de GUL`SHA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com