TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVENDO A PESQUISA SUA CLASSIFICAÇÃO, METODOLOGIA E PLANEJAMENTO

Por:   •  27/6/2017  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVENDO A PESQUISA SUA CLASSIFICAÇÃO, METODOLOGIA E PLANEJAMENTO

Metodologia do Trabalho Acadêmico

RESUMO

Uma pesquisa pode ser classificada quanto à abordagem do problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados , neste trabalho você entende como deve ser a estrutura de uma pesquisa com qualidade e como planejar o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Abordagem. Pesquisa. Objetivos.

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa com ética tem como objetivo resguardar a fonte da pesquisa que contribuiu para o processo do trabalho do pesquisador, apresentando caminhos metodológicos para a produção do trabalho com características da fonte, mas com uma perspectiva e  definição do pesquisador.

2. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

2.1 CLASSIFICAÇAÇÕES DA PESQUISA

A princípio o pesquisador, deve procurar com aplicação e cuidado, investigando com um olhar crítico, verificando o conteúdo da pesquisa e classificando sua natureza (simples ou aplicada). Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada são fundamentais para o progresso cientifico, pois dentro delas obteremos um aprofundamento de um determinado artigo na expectativa de uma nova visão a um assunto novo.

Dentro da pesquisa devera ver a forma de coletar os dados necessários para o seu trabalho.

Dentro as formas estão as biográficas, documentais, experimentais eos levantamentos, dentre outras, na qual auxilia a obter a abordagem que se deve utilizar na literatura do trabalho, ou seja, se vai elaborar a partir de material já publicado, ou a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, ou tem uma ou mais varáveis que são manipuladas, ou até interrogação direta a fonte.

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

A pesquisa devera ter um objetivo especifico, ou seja, exploratória e descritiva e explicativa em relação ao assunto abordado.

2.3 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA PESQUISA

Em relação ao procedimento técnico, deve-se analisar a abordagem da coleta de dados, observando qual forma ira utilizar-se dentre as quais estão as bibliográficas, documentais, experimentais, levantamentos, estudos de casos e a pesquisa participante,

Sendo que esta classificação serve de referência para o pesquisador quando este relatar em sua pesquisa por meio de monografia, TCC, artigo, ou outro tipo de trabalho acadêmico, devendo ser indicada a tipologia do estudo, o seu enquadramento em relação a abordagem da pesquisa, ao problema, aos objetivos e procedimentos da coleta de dados.

É importante salientar que o pesquisador tem como dever mencionar e considerara fonte.

  1. ESPIRÍTO CIÊNTIFÍCO

O pesquisador deve ter o espírito cientifico, no qual visa analisar os fatos, desprendido de emoção ou religiosidade, tendo a capacidade de usar um raciocínio lógico diante de uma situação ou sobre determinado assunto em questão.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante perceber e compreender que entre pesquisa e pesquisador existe uma relação de importância, pois se o pesquisador agir de forma séria e ética, produzirá uma pesquisa com as mesmas características, sendo assim agindo de maneira errada, isto com certeza refletira em sua pesquisa, deixando seu trabalho sem a devida credibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com