TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  8/12/2017  •  Artigo  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO

Resumo

A reflexão sobre o Ensino Religioso como parte integrante de um currículo educacional em que se valoriza a formação integral dos educandos, leva em consideração uma abordagem diferenciada dessa disciplina, em que o acesso do conhecimento religioso sistematizado historicamente pela humanidade seja assegurado a todo cidadão, respeitando-se as diversidades culturais. Nesta abordagem o objetivo deste artigo é refletir a relação entre o Ensino Religioso e a Educação, compreendendo que se trata de uma ciência que visa colaborar para a vida coletiva do aluno. O trabalho foi construido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo por base os autores Ribeiro (1998), Zimmermann (1998); Junqueira (2011), Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso e legislações brasileiras.O artigo foi organizado em dois tópicos, onde no primeiro momento se realiza um breve levantamento histórico do Esino religioso no Brasil e em seguida sua relação com a educação, através de uma discussão sobre a disciplina e a atuação docente em prol da formação integral dos alunos. Ao final tem-se como considerações que

a Educação Religiosa possibilita uma reflexão, direcionando o aluno a respeitar a diversidade cultural.

Palavras-Chave: Ensino Religioso.Educação. Formação.

Introdução

A religião e a educação no Brasil traçaram desde a chegada dos portugueses uma parceria em prol da conquista e catequização dos nativos. Por muito tempo a Igreja controlou o ensino numa didática doutrinária. A disciplina Ensino religioso esteve presente nos currículos escolares desde as origens das primeiras escolas brasileiras. Em 1998 através da Resolução nº 2 passou a ser opcional por parte dos alunos, assumindo assim o respeito à diversidade cultural dos alunos.

Entendendo o Ensino Religioso como uma ciência importante para a formação integral do aluno buscou-se neste artigo refletir a relação entre o Ensino Religioso e a Educação, compreendendo que se trata de uma ciência que visa colaborar para a vida coletiva do aluno, buscando o amor, a dignidade e o respeito com o próximo e com ele próprio.

O artigo foi construido a partir de uma revisão de literatura e se organiza em dois tópicos, onde no primeiro momento se realiza um breve levantamento histórico do Esino religioso no Brasil e em seguida sua relação com a educação, através de uma discussão sobre a disciplina e a atuação docente em prol da formação integral dos alunos.

O presente artigo não visa o esgotamento do tema, visto que cabe muitos debates em torno da temática, no intuito de se refletir a prática pedagógica e se efetivar os ideias de inclusão onde se prevê o respeito à diversidade cultural e religiosoa, visto que o ensino religioso no âmbito da educação não pode assumir aspecto doutrinário, e sim ser ponte para uma formação mais humanista.

1. O ensino religioso no Brasil

Historicamente no Brasil o Ensino Religioso se caracterizou como uma ferramenta de conquista e evangelização dos índios. Sua relação com a educação era fantasiada, visto que se distinguia conforme o público: para os índios um ensino religioso para catequizar, tornando-os assim mais dóceis no processo de colonização. Para os filhos de colonos um Ensino Religioso de instruído para a formação de sacerdotes (RIBEIRO, 1998).

Entre as décadas de 1823 a 1889, a Igreja Católica fazia uso do Ensino Religioso nas escolas como uma ferramenta de controle social, assim, a religião torna-se um recurso para fortalecimento do Estado. Segundo Zimmermann (1998) no período imperial, Estado e Igreja Católica formaram uma parceria indissociável.

A parceria entre Igreja e estado foi rompida no período de 1890 a 1930 com a laicidade do Estado, promulgada com o regime republicano (1899). O ensino laico foi proclamado na Primeira Constituição, parágrafo 6º do artigo 72: “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”. Nessa época o Ensino Religioso só ocorria nas escolas privadas católicas e não nas públicas (ZIMMERMANN, 1998).

Em 1931 volta a acontecer na escola pública o Ensino Religioso em caráter facultativo. Conforme constituição 1934, assegurado pelo artigo 153:

Art.153 - O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno, manifestada pelos pais ou responsáveis, e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.

Segundo Junqueira (2011) a constituição de 1934 garante o Ensino Religioso na escola, porém não caracteriza seus objetivos, o leva a um grande desafio pedagógico, iniciando assim uma busca da identidade, pois, não há clareza quando ao seu papel específico no ambiente escolar.

Em 1937 a Carta Magna reafirma o Ensino Religioso nos currículos escolares mas ainda há um esforço de renovação da prática pedagógica em relação à ensino da religião na escola. Junqueira (2011) ressalta que em 1965 o Ensino Religioso perde sua função catequética, visto que a escola estava se descobrindo como instituição autônoma, tanto nos aspectos culturais quanto nos demais saberes da educação, Assim na consepção do autor “ a manifestação do pluralismo religioso é explicitada de forma significativa; não é mais compatível compreender um corpo no currículo que doutrine que, não conduza a uma visão ampla do ser humano (p.40).

Nesta abordagem percebe-se que o catecismo deixa a escola, que passa a repensar o Ensino Religioso como parte integrante do processo educativo. De acordo com Junqueira (2011) estas discussões em busca de uma identidade para o Ensino Religioso a partir de uma visão integral da educação foi muito enriquecida com os Encontros de Ensino Religioso (ENER) que iniciaram em 1974.

Nas décadas de 80 e 90, a educação e a disciplina Ensino Religioso aparecem como temas de novas discussões e polêmicas entre professores, estudiosos, representantes de várias tradições religiosas e políticos. Sob uma abordagem da pluralidade cultural religiosa presente nas escolas brasileiras e, em conseqüência da mesma, passou se a ressaltar a necessidade de uma proposta de Ensino Religioso que integrasse esse referencial.

Na Constituição Federal de 1988, artigo 210, parágrafo 1º do Capítulo III da Ordem Social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com