TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPORTE E RELIGIÃO

Por:   •  11/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.358 Palavras (30 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 30

RELIGIÃO E ESPORTE

Contextualizando Igreja, Missão e Sociedade

José Carlos da Silva[1] 

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar como o Esporte e a Religião se relacionam no contexto da teologia; partindo do pressuposto que podem existir relações e interligações entre um e outro e como  estas, podem interferir no caráter do individuo e qual é o  papel deste na igreja além de seu impacto na sociedade. Uma vez que olhamos para a contextualização do esporte através da historia veremos que este teve no principio a adoração e devoção aos deuses mitológicos, tanto no Egito como na Grécia antiga, porém com o passar dos tempos muita coisa mudou, só não  mudou a capacidade de comunicação através do esporte, mesmo  no contexto hodierno onde os grandes eventos esportivos são alvo da globalização, onde o que predomina  é o capitalismo “ o deus deste século” .

Existe uma crescente quebra de paradigmas por parte de algumas igrejas que adotaram o esporte como linguagem inclusiva e evangelizadora o que por sua vez possibilita uma contextualização entre esporte e religião .

Palavras : Esporte, religião, igreja, e sociedade.

Introdução

A iniciação esportiva é algo divino na vida do ser humano, tendo  em vista que a primeira corrida de todo ser humano  é a corrida pela vida, no  trajeto percorrido em direção ao óvulo materno e entre milhões de “competidores” que também querem ver a luz, vir a luz , vir a existência. É um “start” esportivo continuo, no  decorrer da vida, com o treinamento e  fortalecimento de toda a musculatura do core[2] durante o processo de engatinhar e nas múltiplas tentativas da missão de  cair , levantar e recomeçar.

Daí  vemos que há uma interação e interligação do esporte se relacionando com a vida do ser humano, e desde a antiguidade este processo ocorre, também junto com este processo , o reconhecimento de muitos povos sobre o dom da vida, e desta forma, passam a cultuar suas divindades com devoção e culto através do uso do corpo, em forma de agradecimento ao seu Deus pela dádiva da vida.

O presente artigo mergulha nas culturas antigas a fim demonstrar que já em tempos antigos, antes de Cristo, no Egito  temos provas de que sempre houve uma interligação entre esporte e religião  antes mesmo do advento Olímpico desenvolvido e difundido na Grécia e posteriormente pelo mundo até chegar com nova roupagem nos dias atuais.

Dessa forma, o presente artigo se divide em três seções, a saber :

Primeiro: Esporte e religião na Antiguidade Clássica: as olimpíadas e os deuses do Olimpo. Nessa seção veremos o inicio da prática esportiva, e sua evolução  através do tempo e quais eram seus propósitos e ideologias em cada época.

Segundo: O culto ao corpo, a salvação da alma: a problemática do desprezo pelo corpo na religião cristã : O tema dessa seção é abordado através da investigação de períodos onde isso se deu com maior força, ou seja na idade média, o chamado dualismo, onde se desprezava um a fim de salvar o outro, além da inimizade entre cristianismo e sociedade, por conta desse desprezo do corpo; veremos ainda que no contexto moderno este dualismo perdeu força com o  advento dos atletas convertidos a Cristo,  e que passam a propagar sua fé sem deixar nem o esporte e tão pouco o corpo de lado.

Terceiro: A valorização do esporte e religião no contexto dos Atletas Convertidos a Cristo: Nessa seção abordamos sobre como o esporte veio sendo contextualizado no  hodierno a começar pelas décadas de 60, e com a eclosão de vários movimentos esportivos  que tinham como finalidade alcançar pessoas através do esporte.

 Assim através de  literatura histórica relacionada ao esporte e busca em meios eletrônicos pertinentes, buscaremos um dialogo contextual, a fim de entender as origens do esporte, os caminhos do esporte, e como o esporte e sua linguagem  universal  pode contribuir com a teologia pastoral no hodierno.

Desenvolvimento

Mesmo com o advento da reforma protestante no século XVI,  ainda persistem certos vieses de uma interpretação subjetiva e portanto preconceituosa,  que atribui as religiões em geral uma aversão à prática de atividades corporais, demonizando algumas práticas e por vezes condenando seus praticantes. 

O Brasil vive um momento ímpar em relação ao Esporte, uma vez que sediou, recentemente, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e, em 2016, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram  realizados na Cidade do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, fazendo uso do ditado popular “ sentaram se juntos Gregos e Troianos” em torno do mesmo objetivo, e assim de maneira ecumênica, isso demonstrou que o esporte possui uma linguagem universal  ; Segundo Guttman (1978)[3] , apud in Proni E Lucena (2002, p. 67)“ o esporte é um fenômeno secular. A ligação entre o secular e o sagrado foi quebrada; entre o real e o transcendental também. O tempo do esporte não é mais um ritual. “

Para Guttmann , a ligação mística entre esporte e religião havia sido quebrada, de forma que o esporte agora não era mais culto a divindades ,  assim poderia ocupar novo espaço na sociedade devido a sua capacidade de inclusão, socialização e igualdade, fatos que não ocorriam nas praticas antigas onde as equipes eram montadas por “divindades” assim, além de ser um culto a “divindade “ prevalecia a lei do mais forte.

No contexto hodierno segue pela linha da secularização[4], portanto estudar as possibilidades do esporte não apenas como beneficio a saúde física é poder contextualizar através deste, a teologia pastoral; trazendo para perto do ser humano o outro ser humano através da socialização promovida pelo esporte, fazendo  uso deste como uma linguagem universal entre povos tribos e nações .

Que o esporte é benéfico,  sim e ele é, e o sabemos bem, mas então: porque houve esta ideia de aversão entre religião e esporte. Como isso surgiu? .

Diante do exposto, o presente trabalho teve por finalidade contemplar de maneira investigativa, a relação entre esporte e religião, tanto no passado como em dias atuais e de que maneira um e outro tiveram interferência ou não, na construção do individuo, e do seu publico em geral. Portanto apreciamos temas relevantes durante nossa pesquisa, e elencamos alguns :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (475.3 Kb)   docx (163.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com