TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  2.054 Visualizações

Página 1 de 7

O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

Aldenise de Araujo Carvalho

Profº: Marco Antonio Teixeira Lapa

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia (1ª Série) – Bibliologia

15/06/15

RESUMO

O objetivo deste trabalho é trazer respostas sobre como a Palavra de Deus que impacta, muda e transforma a vida de quem se dispõe a estudá-la. Conta um pouco da história de um libertador, Moisés, que Deus levantou para tirar o seu povo do Egito. Através da leitura Bíblia, podemos encontrar um Deus de amor. Ele quer ter um encontro com o homem que teve seu relacionamento interrompido devido à queda no jardim. De como Bíblia transforma a vida daqueles que obedecem ao que nela está escrito.

Palavras-chave: Bíblia; Transformação; Moisés.

1 INTRODUÇÃO

A história da humanidade teve grandes mudanças, muitas intrigas, guerras, lutas pelo poder, fome, doenças, muita violência. A causa de tudo isto é por causa da desobediência do homem lá no Jardim do Éden. Deus cria um jardim com toda espécie de plantas e animais, e colocou o homem para viver ali, dando-lhe os recursos necessários para sua sobrevivência.  Deu o jardim para o homem cuidar e disse que era para crescer e multiplicar.

Mas Deus lhes disse que do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, essa ele não poderia comer. O homem desobedece às ordens de Deus, come do fruto é expulso do Jardim, e as conseqüências são sentidas até hoje. Podemos ler no Livro de Gênesis esta história.

A Bíblia é a Palavra de Deus e foi escrita para nós. Inspirada pelo Espírito Santo, escrita por homens comuns, escolhidos por Deus em épocas diferentes, durante um período de 1500 anos mais ou menos. Podemos encontrar nas Sagradas Escrituras, o que precisamos, para levar uma vida digna, de honestidade, de caráter, a Bíblia é o nosso manual de instruções e regra de fé.

Quando começamos a lê-la vamos conhecendo a história da humanidade. Deus planeja resgatar a comunhão quebrada com a queda, encontramos nela qual o projeto inicial de Deus para nossas vidas, encontramos histórias de heróis que Ele levanta para defender seu povo.

A Bíblia é um livro tão perfeito que quando começamos a lê-la e estudar cuidadosamente, nossa vida vai sendo transformada, quem lê a Palavra de Deus nunca mais será o mesmo. Nela contém a história da humanidade, o plano Redentor, o Cordeiro Vivo, a salvação. Deus criou o homem para adorá-lo, mas o homem ao ser testado é reprovado no teste.  

Podemos entender com a ajuda do Espírito Santo, que vai revelando o que está escrito e por que foi escrito, homem consegue interpretá-la.

2 A BÍBLIA

 A Bíblia com certeza foi planejada por Deus. Ela é o livro mais vendido no mundo inteiro, o mais copiado, muitos livros foram inscritos tentando decifrá-la Ela é uma obra divina. Em nenhum outro livro você encontra tanta coerência, um texto completa o outro.

Por ter sido escrito em épocas tão diferentes poderia haver erros, mas Deus em Sua infinita perfeição capacita pessoas para entender o que Ele quer. Ela passa a ser escrita para o homem voltar a ter uma vida com Deus.

A Bíblia não contém erros ela é a Palavra de Deus. A Bíblia diz em Romanos.3.23: Que todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus. Os seres humanos não tinham relacionamento direto com Deus devido ao pecado cometido por Adão e Eva. Eles fizeram com que fossemos afastados de Deus. Nossa natureza pecaminosa é herança deste terrivel acontecimento.

Mas Deus quis se Revelar e fez isto através da Sua Palavra. Na Bíblia  encontraremos o plano perfeito de Deus, de salvação e redenção do povo que escolheu para Si, concluido com  a morte de Jesus Cristo na cruz.

Jesus em seu ato e amor voluntário  restaura a nossa comunhão com Deus, o véu do templo é rasgado de alto a baixo e podemos ter contato direto como Santo dos Santos.

Suas Palavras foram transmitidas no início de boca a boca, eram transmitidas com fidelidade de  uma pessoa a outra. Depois começaram e ser escritas em pergaminhos e em seguida em papiros. Estes documentos encontrados provaram a veracidade da Bíblia.

3 O IMPACTO NA HISTÓRIA HUMANA

Como a Bíblia é um livro inspirado pelo Espírito Santo, já podemos comprovar isto. É nela o homem encontrará o caminho para que sua vida seja transformada. Não apenas lendo a Bíblia como um caminho para m livro comum, mas lendo-a com desejo de conhecer a verdade que transforma. A Bíblia diz em João 8.32: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Cristo é a verdade que transforma o ser humano.

Lendo a Palavra Sagrada entenderemos muitas coisas, por que Deus escolhe homens fracos e transforma suas vidas. Lemos no Livro de Gênesis  que o povo de Deus, era escravizado no Egito, e por muito tempo clamavam em busca de quem os tirasse daqueles flagelo. Deus ouve seu clamor e levanta um libertador.

Um homem que a princípio tenta fugir do propósito de Deus. Moisés foi resgatado das águas pela filha do Faraó, foi criado como príncipe. Foi treinado para essa tarefa, a Bíblia diz que Moisés era estudado, conhecia tudo sobre o Egito, ele sabia que não fazia parte daquele povo. Quando encontra um egípcio maltratando um hebreu, ele defende o hebreu, mas acaba matando o egípcio daí para frente sua vida muda completamente.

Moisés foge do Egito temendo por sua vida, vai para o deserto e acaba indo morar na casa de seu futuro sogro. Trabalha para ele durante quarenta anos, Moisés serve a seu sogro. Se torna um pastor de ovelhas e pensa que ali estaria mais seguro. Casa-se com a filha de Jetro e forma uma família. Enquanto apascentava o rebanho de seu sogro, Moisés chega até ao monte de Deus. Ali tem um encontro que mudaria sua vida e de todo o povo de Deus. O Anjo do Senhor  vem falar com Moisés, podemos ler em Êxodo  capítulo 3:2-12:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com