TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ANAMARA FLORES GONÇALVES DE ÁVILA

O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

ITAJAÍ

2016

  • Resumo.

Certamente já ouvimos expressões como “gota d’água’, “menina dos olhos”, “Aleluia”, “Amém”, “Lírio dos Vales”, quanto mais músicas, literatura, cinema, teatro, é a bíblia que norteia os preceitos e fundamenta a fé cristã e isso só demonstra o quão grande é o impacto que exerce na sociedade e veio impactando as atitudes e ações no decorrer da história, mobilizando a civilidade e construindo um caráter cristão e introduzindo características no padrão de vida humana. Entendemos a bíblia como a Palavra de Deus é um manual necessário na vida de qualquer cristão independente da sua religião. Sua importância e aplicabilidade são fatores preponderantes na vida cristã e influenciou e influência a história da humanidade vista pela perspectiva espiritual, ou não. Analisaremos a sua grande importância na historia humana trazendo à tona a extrema relevância para todos nós.

Palavra-chave: Bíblia, História, Impacto, Fundamento.

  • Introdução.

Alguns vêem a bíblia como uma carta de amor de seu Pai, uma carta que exprime sua grandeza e glória, relata suas conquistas e o quanto fez pelos seus. Os estudiosos a vêem como um livro que dita uma cultura, relatos reais e exagerados de um povo especifico. Céticos tiveram a Bíblia como mitológica, mas a arqueologia a estabeleceu como histórica. O cristão sabe que a Bíblia é a Única Palavra de Deus, imutável, escrita por homens claramente inspirados pelo Espírito Santo e que nela contem as palavras de vida eterna, de esperança e exemplo de conduta. Apesar de ser o livro mais vendido, é o menos compreendido e talvez mal interpretado, porém é indiscutível que a bíblia influenciou e influência a vida de todas as pessoas, querendo elas ou não. A bíblia está presente na política, na cultura, na economia nas conversas e chavões. A Bibliologia aborda a Doutrina das Escrituras, especialmente sobre a auto manifestação de Deus com um objetivo relacional. A maneira que Deus usou para se manifestar ao homem e se relacionar com ele foi através da Biblia Sagrada ou Escrituras Sagradas. Ela é a própria Palavra de Deus revelada a nós através de inspiração divina. Não pode haver dúvidas para nós cristãos sobre o fato de que a própria Bíblia afirma ser a verdadeira Palavra de Deus. Tal pode ser claramente observado em versículos como 2 Timóteo 3:15-17, que diz: “... desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

A manifestação de Deus não teve como objetivo nos dar uma Bíblia para que simplesmente conheçamos sobre suas coisas, mas sim, que o conhecimento sobre essas coisas [divinas] nos levasse ao Seu conhecimento, portanto, o objetivo da Escritura é Relacional, por isto afirmamos que ela é a mensagem de Deus ao coração dos homens.

Mesmo que muitos pseudo-intelectuais atribuem a bíblia a uma doutrinação primitiva, desatualizada e arcaica, é indiscutível que seus preceitos morais e legais, influenciaram positivamente as sociedades e culturas. Continuadamente atacada pela psicologia e por movimentos políticos, permanece tão verdadeira e relevante como quando fora na sua origem. Ela é um livro que continua transformando vidas e culturas, a exatidão da preservação da sua essência, apesar de todas as tentativas de corrompê-la e destruí-la é o argumento mais imputado de que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus. Afinal, Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Marcos 13:31).

 

  • Desenvolvimento

A origem etimológica da palavra bíblia, vem do grego Biblos, que significa livro ou rolo, antes de nos aprofundarmos sobre seu impacto histórico, devemos observar que a sua escrita acompanhou a evolução tecnológica, foram encontradas inscrições no Egito e Babilônia de aproximadamente 850 aC escritas em pedra, na Ásia arqueólogos encontraram manuscritos em argila e cerâmica, os gregos tinham suas bíblias em madeira, o Antigo Testamento provavelmente foi escrito em couro de 26 a 70cm  de altura, o Novo Testamento foi escrito sobre fibras de vegetais prensadas, o papiro, há registros bíblicos em velino e pergaminhos.

Velino.

1. Diz-se de uma qualidade de papel branco que imita o pergaminho.

2. Pergaminho virgem extraído de animais mortos no ventre materno.

3. Pele de vitela, mais usada e mais fina do que o pergaminho vulgar, reservada aos manuscritos de luxo (ex.: encontram-se .excepcionais incunábulos impressos em velino).

4. Papel liso e uniforme, inventado em Inglaterra por volta de 1750 e utilizado em edições de luxo. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/velino 

   

A forma encontrada atualmente mais utilizada é a escrita em papel, mas tamanho é seu impacto social que facilmente encontramos quem a utiliza em forma digital, como para elaborar esse paper, e não tão raro encontramos versões em áudio-livros.

Isso corrobora com a afirmação que a bíblia está cada vez mais atual e ditando os movimentos sócio-culturais, em várias versões disponíveis que mantém a essência de seus preceitos e ensinamentos.

Através dos tempos a bíblia foi escrita em diversos idiomas, nos primórdios hebraico, aramaico e grego, até chegar à tradução de nossa língua e hoje temos ciência até da sua tradução para linguagem indígena, impactando atualmente, novas culturas. 

Temos atualmente no Brasil 2 Bíblias completas e 32 Novos Testamentos traduzidos para línguas indígenas. Resultado do esforço de dezenas de igrejas enviadoras, 7 agências missionárias, 66 tradutores e mais de 150 falantes nativos diretamente envolvidos no processo de tradução. Vejamos o que os números indicam sobre todo esse trabalho.(...) Todos esses números nos mostram que o trabalho de tradução bíblica para línguas indígenas tem sido árduo, exigindo muita perseverança, paciência e dedicação. Inclusive as adaptações, que no pensar de muitos é trabalho fácil, mostram-se não tão fáceis assim.() 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (752.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com