TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ITQ RESENHA BIBLIOGRÁFICA LIVRO DE FILEMOM

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JOÃO LUCAS SOUZA DE OLIVEIRA

RESENHA BIBLIOGRÁFICA DO LIVRO DE FILEMOM

ITAPEVA – SP

2022

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JOÃO LUCAS SOUZA DE OLIVEIRA

RESENHA BIBLIOGRÁFICA DO LIVRO DE TITO

Trabalho apresentado á disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia Pastoral de Itapeva – SP, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina

Professor: Pastor Celso Costa

ITAPEVA – SP

2022

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo quando estava preso em Roma enviou esta carta pessoal ao irmão Filemom, rico senhor de escravos da cidade de Colossos, pequena cidade da Frígia no vale do rio Lico próxima a Laodicéia e Hierápolis, na Ásia menor. Filemom se converteu por intermédio do ministério de Paulo na Ásia Menor, mais especificamente, nos três anos que esteve em Éfeso, capital da Ásia Menor durante sua terceira viagem missionária. A casa de Filemom servia como um local de culto. Filemom era marido de Áfia, pai de Arquipo que se tornou pastor de Colossos em virtude da ausência de Epafras, fundador da igreja naquela cidade, por estar preso em Roma juntamente com Paulo.

DEFINIÇÃO

O significado do nome Filemom é “afeiçoado ou aquele que é gentil”. O de Onésimo significa “útil”.

Paulo inicia como de costume, invoca a graça e a paz para Filemom, sua família e a igreja que se reúne na sua casa, falou também sobre a reputação de Filemom como um homem que abençoava os outros, Paulo utilizou a linguagem do amor ao invés da autoridade apostólica (v.9), Paulo relata também sobre a conversão de Onésimo (v.10) pois Onésimo foi gerado no ventre do evangelho por Paulo na cadeia.

O assunto principal dessa carta é o Perdão. Filemom deveria perdoar aquele a quem Deus já havia perdoado. Filemom não deveria punir aquele por quem Cristo já havia padecido na cruz. Paulo esperava que a partir dessa carta Filemom recebesse Onésimo como se estivesse recebendo o próprio Paulo, que lhe perdoasse e que talvez o libertasse.

 O nome Onésimo em grego significa “útil, proveitoso”. No entanto, Onésimo num momento da sua vida se tornou inútil, mas após a sua conversão volta a ser útil Filemom o perdeu por um tempo para o ter de volta para sempre, não mais como um escravo, mas como um irmão em Cristo.

Paulo orienta Filemom a tratar Onésimo não mais como seu escravo, mas como seu irmão em Cristo. Isso, não isentaria Onésimo de suas obrigações, mas em Cristo, o tratamento é de igualdade. A fé em Jesus Cristo foi capaz de unir Filemom e Onésimo. Deus reconcilia pessoas apesar de suas diferenças e ofensas.

.Nessa carta Paulo pede para Filemom mais do que perdoar Onésimo, pede que o receba como um irmão. Praticamente Paulo pediu para que Filemom o libertasse. A tradição afirma que Onésimo recebeu sua libertação e mais tarde se tornou o bispo de Beréia, uma igreja onde os crentes examinavam as Escrituras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com