TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder do Caráter na Liderança

Por:   •  25/11/2020  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

A liderança, em qualquer área cujo tenha relação, não é uma tarefa simples ou fácil de ser executada. Exige que o líder tenha muitos atributos necessários diretamente ligados à demanda ou pessoas as quais estão sob sua influência. Um bom líder não é somente aquele que tem o feeling ou insight de como lidar com as diversas situações no qual é exposto, que tem muito talento e possui muitas boas qualidades que o definem como sendo bom, dentre elas, o magnetismo pessoal, boa locução, resiliência, criatividade e etc. Esta pessoa pode ser um bom líder, mas jamais será excelente se não tiver intrínseco uma importante característica: o caráter.

Hoje, seja no meio cristão ou não, temos diversos exemplos de homens e mulheres em evidência como sendo bons líderes, com boa capacidade de gestão, mas que por uma falha de caráter têm sua boa fama completamente refutada. Por outro lado, vemos pessoas em posição de poder prejudicadas pela incompetência, porque nunca aprenderam princípios sólidos de liderança e maneiras de implementá-los. Seja qual for o caso, liderança é algo essencial no mundo, uma vez que a sociedade é guiada por seus líderes, que determinarão a direção, segurança e até mesmo a prosperidade de culturas e nações. A liderança, portanto, é a chave para a preservação, crescimento e mudança do homem (MUNROE, 2015).

Durante os mais de 30 anos treinando líderes em mais de 70 nações, o Dr. Myles Munroe observou e pontuou que há um desenvolvimento problemático no mundo, onde muitos líderes começam com tudo mas depois falham ou se autodestroem por causa de efeitos no compasso moral. Consequentemente, eles perdem muito – ou tudo – do que trabalharam para ter. Desse modo, todo seu potencial de liderança é anulado, tornando-os incapazes de contribuírem futuramente para sua geração. Dia a dia nos vemos frente a questões cruciais que requerem, para sua solução, uma liderança influente e de caráter forte. Algumas vezes, a falha de um líder pode estar relacionada com o fato de seu conhecimento e habilidades não serem adequados à demanda ao qual ele está adiante, fazendo-se necessário voltar um passo atrás e reavaliar seu verdadeiro lugar enquanto líder. O bom caráter é como o sistema de segurança pessoal para sua vida (MUNROE, 2015).

Todos nós possuímos um chamado de liderança dentro de nossa área de influência movidos pela nossa vocação pessoal, não sendo esta um atributo de apenas um grupo restrito de pessoas, paradigma que necessita ser quebrado do nosso meio. Nascemos para liderar, mas, no processo, precisamos desenvolver o nosso caráter. A grande questão é que nunca se viu tantos líderes de caráter defeituoso como nos últimos tempos. Isso se dá pelo fato de que em boa parte do treinamento destes líderes não se é enfatizado ou sequer incluído o conceito de caráter como elemento essencial da liderança.

É comum que nos impressionemos com o talento de uma pessoa e optarmos por ignorar suas falhas de caráter. Devemos aprender a não impressionar-nos com o talento de alguém, podemos aproveitar e apreciar os dons de uma pessoa sem esperar que estes sejam um reflexo dela. Alguém pode possuir muito talento, entretanto, se não houver caráter, se torna instável e duvidosa. Afinal, do que adianta ter dons e talentos se não existe disponibilidade para o serviço? Nada é mais frustrante do que lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com