TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Teológico Batista do Norte

Por:   •  21/5/2021  •  Ensaio  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário Teológico Batista do Norte

Faculdade STBNB

Aluno: Severino José de Souza Filho

O ser humano: Um ser social, um ser unitário.

Quando se pensa em ser humano, logo surgem questionamentos e indagações, que se desdobram tanto na esfera que tange à essência, quanto também, na esfera do desenvolvimento do homem. Desse modo, percebe-se que nesse indivíduo existem duas características que estão relacionadas à sua formação, estes são, o homem é um ser único e social. 

Em uma primeira análise, é fundamental abordar a natureza social que já está intrínseca ao ser humano, quando o homem foi formado o Criador implantou nele a característica de ser social. Dessa forma, percebe-se que o homem não foi criado para viver só, mas para habitar em sociedade com os demais. Ademais, o homem quando criado por Deus estava no Jardim do Éden, porém mesmo com toda a companhia da natureza e dos animais, o mesmo se sentiu sozinho e nada terreno pode satisfazer ou preencher as lacunas que a falta do companheirismo lhe ocasionou. Então, com a criação da mulher, o homem passou a se sentir acompanhado, esta foi para ele sua auxiliadora e chegou para aliviar a solidão que o homem sentiu. Tal exemplo, mostra como foram mostrados os primeiros sinais de que o homem foi criado para se relacionar e não viver sozinho.  

Em uma segunda análise, dentro da mesma linha de raciocínio, é tão perceptível que Deus implantou no homem a sociabilidade, que ele deu ao homem uma dádiva que foi a reprodução. A vontade do Criador era que o homem desenvolvesse e multiplicasse a terra, formando assim cada vez mais sociedades. Isso deveria acontecer com o homem e sua esposa, pois estes são considerados uma só carne. Dessa forma, com esse presente, começou a ser instituída a primeira sociedade, que foi a família. Também, é perceptível que quando o casal era abençoado com um filho, este era tido como uma bênção do casamento, motivo de grandes alegrias e companheirismo para os seus pais. Portanto, por ser considerada a primeira sociedade, a família era a principal instituição tanto na vida econômica, social quanto religiosa. Além disso, o Antigo Testamento trata da importância do homem, de sua individualidade e personalidade, ou seja, mesmo estando em conjunto o ser humano não se dissolvia naquele grupo, não desaparecia por estar rodeado de pessoas, por sua capacidade de ser único. 

Por fim, vale destacar que o homem é criatura, porém foi criado com forma especial, isso ocorre, pois quando Deus criou o homem o fez apenas menor do que os anjos. Também, o homem é formado por uma tricotomia, característica que nenhum outro ser vivo possui. Desse modo, a concepção hebraica entendia que o ser humano seria formado de diversas partes, entretanto essas partes não seriam diferenciadas, se completava. Portanto, tinha a visão que o ser humano é um ser unitário desde a sua formação, pois ele é formado por uma unidade. Ademais, têm-se algumas palavras principais quando se refere ao homem, estas podem ser divididas em quatro, que são: Carne, Espírito, Alma e Coração. Cada divisão dessas implica em sentidos físicos e espirituais. Essa visão no todo do ser humano abrange muitas áreas, ou seja, o todo do homem, o homem por completo, tanto o lado espiritual como o físico, conforme a formação dessa criatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com