TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Teológico Batista do Norte

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário Teológico Batista do Norte

Faculdade STBNB

Aluno: Severino José de Souza Filho

“Que é o homem?”

O ser humano é um ser criado;

 O ser humano é semelhante a Deus.

Diversos são os sinônimos que podem substituir a palavra homem, entretanto, como todo assunto, existem vários questionamentos a respeito do ser humano. Dentre eles indagações e dúvidas, como: 1. O que seria esse ser chamado homem; 2. Como ocorreu o seu surgimento; 3. Ele se assemelha a alguém. O objetivo é que tais indagações que são consideradas iniciais, sejam esclarecidas no decorrer do texto.

Em uma primeira análise, vale destacar que a definição e o significado para a palavra “homem”, trazida pelo Antigo Testamento, não é considerada uma resposta que segue um sistema, ou seja, não é uma resposta direta. Entretanto, sabe-se que há tempos o homem busca sua identidade. Então, tal questionamento surge quando o homem contempla a si mesmo e a partir dessa própria autoanálise é perceptível que esse ser pode conhecer a si mesmo, com isso, percebe-se que existe uma necessidade de dentro do homem para obter a resposta tão almejada sobre sua natureza. Dessa forma, por meio das informações que constam na Bíblia, especificamente no Velho Testamento, onde contem a história da origem da humanidade, pode ser tirado resultados para compor a resposta para essa indagação.

Em uma segunda análise, vale abordar que existe um ponto fundamental que é a base para começar a responder à indagação trazida por todo o texto. A primeira coisa a tratar é que o ser humano é criatura, desse modo, podemos perceber que em sua natureza existem fragilidades e limitações. Ademais, o homem foi criado com particularidades, pois Deus ao formar-lo, o fez de forma singular, conforme o livro de Gênesis 1,26,27. Dessa forma, o ser humano mesmo sendo criatura como os animais, distingue-se deles, pois é o único ser criado que possui corpo, alma e espírito. Por ser uma criatura, o ser humano deve saber sua posição diante do Criador, então, jamais eles estarão no mesmo nível. Porém, na sociedade atual muitas criaturas querem se assemelhar e até mesmo serem deuses, mas, o Velho Testamento contesta totalmente essa atitude de alguns homens, tendo em vista que existe um espaço extremo entre Criador e criatura.

Em uma última análise, vale ressaltar que por mais que exista um distanciamento entre Criador e a criatura, no que se refere a sua essência e poderio. É importante mencionar que a criatura contém a essência do Criador, pois aqueles que olham para a criação de Deus, lembram dele. Pois toda obra tem referências e características daquele que o fez, é o DNA que é impresso na criatura. Com isso, mais uma vez é possível perceber a singularidade na qual Deus instituiu o ser humano, como o homem foi criado pelo Criador com tanta minuciosidade. Além de o homem ser feito à imagem de Deus, o mesmo lhe concedeu tamanha inteligência para administrar e dominar sobre todo animal. Portanto, a pergunta que vem ecoando há tempos, pode ser respondida com o homem é um ser que foi criado por Deus, dessa forma é criatura e tem em sua essência o imprint do Criador, dessa forma, por ser criatura ele tem fragilidades, essa característica implica dizer mais uma vez que ele é criatura, então é dependente de seu criador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com