TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 12

O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE

Elizangela Miranda de França Profª Eliane Hubner da Silva Rodrigues Profª Josilene do Nascimento ITQ - Instituto Teológico Quadrangular Curso Livre de Teologia (1ºano) -Introdução à Teologia 15/03/2014

RESUMO

A teologia nada mais é, do que a visão panorâmica da doutrina da fé, tendo o primeiro contato com o universo teológico. A função desta disciplina é mostrar como os teólogos, nos ofereceram vários modos de estudo que nos fez descobrir o caminho da reflexão sobre a fé, tendo base a revelação divina. E os teólogos são digamos que a arma fundamental para que possamos conhecer este caminho. Falaremos em seguidas de alguns representantes do que podemos apresentar como os maiores teólogos do mundo.

 

Palavras-Chave: Escrituras, Teologia, Fé

1 INTRODUÇÃO

Então o que é a teologia? Qual a origem da teologia, e o que é a teologia, e o que este tema abrange? Começamos entendendo o que significa a a formação de duas palavras. A teologia vem do termo grego “theus” que significa Deus, e “logia” que significa o estudou tratado ou discurso, sobre Deus e as coisas que ligam a Deus. No ano 2,e 3, era uma palavra que se referia somente ao estudo de Deus, mais com o passar do tempo o termo começou ficar mais abrangente, hoje por causa de outras varias religiões a teologia é usada de uma forma digamos erradas, pois hoje a teologia estuda religiões em geral, que nem sempre falam da Palavra de Deus. A questão é que Deus é este que estamos falando ? Já que o cristianismo surgiu dentro de um contexto cultural de politeísmo, ( que se resume na crença de ter muitos deuses).

2 TEOLOGIA SIMBÓLICA DO A.T

No antigo testamento ouve se muito falar de tipos e antítipos de Cristo, eles são figuras que representam Cristo antes mesmo dele nascer. Cristo foi o maior teólogo de todos, com certeza era o maior formador de opiniões que já existiu. Mais vamos entender mais sobre isso.

2.1 Tipos

Do grego typos, são figuras que Deus utilizou ao longo da história bíblica para revelar, acontecimentos futuros. Eles teriam a missão cumprida com a vida do Messias, este comprimento se chama antitípo. O tipo corresponde a certos personagens, eventos, ou manifestos no antigo testamento, e Jesus no Novo testamento.

Um dos exemplos de tipo é “... Adão, o qual é figura (tipo) daquele que havia de vir.(Rm.5:14b).“Que também, como uma verdadeira figura(antítipo), agora vos salva, o batismo...”(I Pd.3:21).Como é que os tradutores conseguiram traduzir duas palavras diferentes no grego, para uma só palavra em português? As palavras em grego são tipo e antítipo, e ambas foram traduzidas por figura, em português.

Em Romanos 5:14, Paulo diz que Adão é tipo de Cristo, e, que, portanto, Cristo é o antítipo de Adão. Neste caso a tradução está correta, porque tipo é mesmo a figura, da qual o antítipo é a realidade. Numa tipografia existem tipos, que são as matrizes das letras que saem nos jornais. Uma é a figura e a outra é a realidade. Uma fotografia de uma pessoa é uma figura ou tipo dela, enquanto que a pessoa é o antítipo, ou a realidade. Como Deus é todo-poderoso e pode fazer tudo o que quiser, ele fez uma figura ou tipo de seu filho, um ser humano vivente.

3 TIPOS DE CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO

3.1 Abel

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Hebreus 11.4

3.2 Arca de Noé

Assim como na arca só tinha uma porta de entrada, e para nós cristãos só há uma porta também que nos levará a Salvação. Esta porta se Chama Jesus Cristo.

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á ..." (João 10:9).

3.3 Davi

“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão” ( I Sam 17.50 ). Se trata de um jovem que matou um gigante, passando por cima das adversidades de sua vida, foi um tipo de Cristo, pois libertou o povo de um inimigo mortal, do pecado e da morte.

3.4 Abrãao:

 Aqui Abrãao mostra obediência a Deus, Deus pede seu único filho para sacrifício, e Abrãao, o leva sem pensar duas vezes, mais Deus em sua infinita misericórdia, não permite a morte de Isaque, pela obediência. Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Gên 22.2  Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; Gên 22.9

3.5 José do Egito

 

Ambos foram odiados por seus irmãos que conspiravam sua morte.

Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com