TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O teólogo como um formador de opinião perante a sociedade

Por:   •  30/11/2016  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 2

O teólogo como um formador de opinião perante a sociedade

O teólogo em seu modo de ser é uma pessoa humilde, transparente, solidária e amigo de toda a verdade.

Ele fala dentro da igreja e não por ela. Tem autoridade conferida pelo conhecimento que possui e por isso precisa fazer mais do que ajudar a difundir a fé da igreja, deve ser um agente transformador e um formador de opinião, mas qual será o seu papel perante a sociedade como um formador de opinião? Veremos agora através deste trabalho.

O papel do teólogo é duplo.

        O teólogo pode ser visto como um conscientizador  e explicador .

O papel do teólogo é duplo: por um lado ele é um membro da comunidade que possui uma bagagem rica de conhecimentos bíblicos e doutrinários, úteis para ajudar na compreensão da fé dos fiéis , dos problemas por eles suscitados. Por outro, é um membro da comunidade que ajuda a captar as questões relevantes da realidade histórico social e a pensa-las á luz do evangelho e  da teologia. Sua função é esclarecer a fé da comunidade aprofunda-la, redize-la, dentro de uma síntese atual, de tal forma que a fé mantenha seu enraizamento no passado e ao mesmo tempo, reflita sobre questões do presente.

Ele recicla constantemente os conhecimentos anteriormente adquiridos com os do presente, mantendo abertas as sínteses elaboradas, tendo uma atitude de permanente aprendizado.

Ele deve ser criativo e avançar sempre em busca de soluções, ajudando a comunidade em sua própria capacidade de pensamento.

O teólogo pode ser visto como um intelectual.

        O teólogo assume a tarefa que todo o cristão tem, de poder pensar a sua fé e aprofunda-la, pois do contrário essa não seria uma fé humana.

Por fim dada a sua natureza espiritual e sobrenatural por excelência, que faz dele uma ponte entre Deus e o homem, é exigido do teólogo uma vida de intensa espiritualidade, meditação assídua e fervorosa oração. E sabendo-se do principio hermenêutico  que faz do teólogo um homem de estudo, se este não dedicar muitas horas ao estudo e a pesquisa, sua obra poderá ser comparada ao trabalho de um inculto.

        Resumisse que para cumprir a sua missão de intérprete entre Deus e os homens o teólogo deve ser um homem de estudo e oração.

        Concluíssem que o papel do teólogo formador de opinião dentro de uma sociedade que infelizmente esta perdendo o temor e o amor por Deus é de extrema importância, por que através dos estudos e da oração o teólogo vai poder formar opiniões que hoje não  são mais levadas a sério, ele será a ponte para a transformação da mente do ser humano em referencia  a Deus e seus ensinamentos, pois a sociedade esta carente do amor de Deus e precisamos de teólogos preparados e compromissados com a vontade de Deus para transformar a mente da humanidade.  

         

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com