TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro de Atos dos Apóstolos

Por:   •  13/3/2016  •  Exam  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 04

ATIVIDADE DA AULA 7

COLOQUE  REFERÊNCIA COMPLETA DE LIVROS E SITES PESQUISADOS

O livro de Atos dos Apóstolos é a continuação do evangelho de Lucas, que no início formavam uma só obra.  Nele encontramos a caminhada da Palavra, o crescimento da Igreja, as Igrejas de Jerusalém, dos Helenistas, de Antioquia, entre outros destaques. Dentre os vários fatos narrados teve um que foi chamado de “Concílio de Jerusalém” ou “Assembleia de Jerusalém”.

Leia At 15,1-20 e responda entre 10 e 20 linhas toda a atividade (questões a,b).

a) Qual foi a controvérsia acontecida em Antioquia que fez com que Paulo, Barnabé e Tito (Gl 2,1) subissem a Jerusalém para resolver o problema?

        

b) Segundo Atos, qual foi a decisão tomada por Tiago para solucionar o problema?

Houve uma forte discórdia entre os líderes da igreja que estava surgindo, quando os gentios começaram a se converter ao cristianismo, se eles deveriam seguir à risca todos os mandamentos da lei de Moisés, com foco principal de discussão, se os gentios agora convertidos ao cristianismo precisariam ser ou não ser circuncidados. Essa divergência foi o motivo de Paulo, Barnabé e alguns dos irmãos se deslocarem à Jerusalém, a fim de apresentar e decidir essa situação junto dos apóstolos e anciãos.

No decorrer na reunião, quando todos haviam se aquietado, Tiago faz uso da palavra e decidi o que seria feito para solucionar o problema, estabeleceu que não fossem perturbados os gentios que se convertessem ao Senhor, mas que lhes fosse escrito que rejeitassem contaminar-se com os ídolos, a fornicação, o que é sufocado e do sangue.

REFERÊNCIA:

Bíblia Sagrada - NVI

ATIVIDADE DA AULA 08

COLOQUE  REFERÊNCIA COMPLETA DE LIVROS E SITES PESQUISADOS

Paulo, fariseu zeloso da Lei, depois do apedrejamento de Estêvão partiu para Damasco para prender cristãos.  No caminho teve uma experiência com Jesus Ressuscitado que o fez refletir por alguns anos sobre o farisaísmo, sobre a perseguição que fez, sobre o significado da Lei em sua vida, que por mais que ele se esforçasse não conseguia cumprir toda a Lei e, assim, alcançar a justificação.  Na estrada de Damasco, sem esforço algum de sua parte, Paulo recebeu de graça exatamente aquilo que todo seu esforço de 28 anos não tinha conseguido alcançar: a certeza de que Deus o acolhia e o justificava.  Após isso, tornou-se, junto com seus companheiros e companheiras, o maior missionário e pregador do Evangelho narrado no NT.

A experiência de Paulo com Jesus Ressuscitado, que deve ter ocorrido aproximadamente no ano 35 d.C. é narrada três vezes em Atos: At 9,1-19; 22,1-16; 26,9-18.   Leia a primeira narrativa (At 9,1-19), a mais conhecida, e escreva um texto de 10 a 15 linhas, sobre como você entendeu esta experiência na vida de Paulo.

Esse episódio mudou a vida de Saulo da água para o vinho, assim como todos que tiveram um encontro verdadeiro com Jesus, é impossível não sair mudado, com marcas profundas na alma.

Saulo era temido pelos seguidores de Jesus, alguém que não media esforços e estava disposto a ir as últimas consequências para acabar com os seguidores de Cristo, seguindo com rigor e cegamente, como todo fariseu que se prese, as leis que lhe foram ensinadas. Mas, ainda bem que o Senhor Jesus não vê e nem pensa como homem, separou um momento para mudar a vida de Saulo, como separou para cada um de nós, alguém que todos cortariam caminho para não encontrar pessoalmente, Jesus fez questão, marcando a vida do homem de Tarso com a presença resplandecente do homem de Nazaré, o Senhor viu algo positivo em toda negatividade de Saulo, era extremamente zeloso ao que lhe fora ensinado, pois ali estava um homem que também estaria disposto a levar a mensagem de Deus acima de tudo e até as últimas consequências, como aconteceu, tornando-se um homem que marcou a história do cristianismo mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com