TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Livro - Atos de Retórica

Por:   •  13/3/2022  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

Déborah Miriam de Almeida Queiroz

Redação Instrumental

Resenha Crítica - Atos de Retórica: como pensar, falar e escrever criticamente

O livro foi escrito por três autores: Karlyn Kohrs Campbell, Suzan Schultz Huxman e Thomas R. Burkholder após um curso sobre retórica e influência social ministrado por Karlyn Campbell na Universidade de Kansas, onde Suzan e Thomas eram assistentes de ensino. Teve sua primeira edição lançada há mais de trinta anos nos Estados Unidos e foi traduzido em 2015 pela professora universitária Marilene Santana dos Santos Garcia e publicado em São Paulo pela editora Cengage Learning.

A obra tem como principal objetivo orientar seus leitores a serem críticos e comunicadores eficazes; ele mostra a crítica retórica e diversos exemplos práticos de discursos públicos estratégicos que influenciam e são verdadeiros exemplos para aquilo que é refletido no próprio subtítulo: como pensar, falar e escrever criticamente. O seu conteúdo aborda a retórica em todas os seus aspectos para orientar estudantes e seus leitores em geral a como se tornarem profissionais articulados e habilidosos e a serem consumidores mais exigentes, despertando-lhes o senso de avaliar mais criticamente aquilo que fala e escuta.

Logo em seu prólogo temos uma introdução sobre o porquê estudar retórica, pergunta essa que é definida e explicada apresentando três razões da importância dela a nível intelectual, profissional e como uma habilidade de sobrevivência quanto a característica de uma pessoa com formação escolar. Em um dado momento lemos que uma perspectiva retórica tem interesse em como influenciar e persuadir pessoas, há o uso planejado de símbolos para alcançar objetivos. A retórica então é associada a valores sociais, é um estudo humanístico; um estudo daquilo que é persuasivo.

Atos de Retórica trata a retórica de uma forma mais audaciosa, além de reabilitar o tema dando-lhe um novo significado para substituir o desgaste da palavra que surgiu ao longo do tempo, ela passou a ser associada a uma oratória e cheia de artificialidade. Através de exemplos atuais e simples, o livro tem como foco ensinar o leitor primeiramente sobre o que é a retórica, como ela é aplicada em diferentes situações e discursos e, também, a como devemos fazer para expressar ideias mais eficaz e aumentar a capacidade de persuasão, ele tenta nos ensinar a ser críticos e a compreender que a retórica possui dimensões éticas significativas e que precisamos entende-la bem para ser usada para ensinar, encantar, comover e influenciar aos outros simplesmente através de um discurso bem feito, afinal é como diz em uma expressão do próprio livro: “Você nunca pode não se comunicar”, não importa o que faça ou diga, será observado e interpretado, portanto é aí que está o maior objeto de se entender a retórica e aprender a colocá-la em prática.

Com uma leitura clara, rápida e envolvente, o livro nos leva a compreender a importância de aplicarmos a retórica em nossos discursos para atingirmos nosso real objetivo sem maiores dificuldades. A retórica visa na habilidade de aperfeiçoar a oratória e o poder de convencimento, no entanto compreender seu real sentido e como usá-la é fundamental para estudantes, professores e qualquer profissional que queria se tornar cada vez mais preparado para qualquer tipo de situação a qual seja necessário se comunicar e produzir determinados resultados com sua fala e/ou escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com