TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOVENS E ADOLESCENTES

Por:   •  14/11/2020  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Curso de Graduação em Psicologia

Campus: Santos – Rangel

                                                 ATIVIDADE COMPLEMENTAR

NOME: José Sergio Velozo da Silva------------------------RA: b9861h1

ATIVIDADE: 1º ENCONTRO DE JOVENS E ADOLECENTES.

TEMA: Direitos e Responsabilidades

DATA: 05/11/2017

        O presente encontro de jovens e adolescentes tem o objetivo de realizar orientações pedagógicas e conscientizar aos pais presentes, orientar com relação aos cuidados com seus adolescentes e conscientizar jovens de suas responsabilidades dentro do seu convívio familiar e social. Foram expostos seus os direitos desses jovens e adolescentes baseados no (ECA. PLANALTO. LEI 8.069, 17 DE JULHO DE 1990). Dentre os temas já estabelecidos foram adicionados sub temas como: sexualidade na infância e suas consequências e trocas de parceiros excessivos.

        Iniciando com uma breve orientação quanto a real idade da criança sendo que o senso comum não detém esse conhecimento que seria considerando criança até 12 anos incompletos e para adolescentes de 12 a 18 anos de idade. Na ocasião todos foram orientados que crianças e adolescente têm direito a proteção integral mediante família, estado e sociedade.

        A relação sexual de crianças e adolescentes tem causado problemas psicológicos em muitos deles, pois acabam se frustrando e considerando essa pratica como algo prejudicial e nojento em casos de crianças, pensando e algo que seria bom, se torna algo horrendo e sem necessidade alguma, em razão dessa experiencia amarga, muito não querem e nem pensam em constitui famílias e acabam solitários e problemáticos, causando um mal estar na sociedade.

        Diante dessa demanda os pais, escolas, psicólogos e instituições religiosas se unem para orientar nossos pais, crianças e adolescentes a importância de seus limites e tempo certo para cada fase de nossa vida.

        Para os adolescentes que já estão passando dos 18 anos foram orientados como resolver problemas em sua vida cotidiana, pois os mesmos se apavoram de diante de um ônibus que precisam pegar ate a escola, é bem verdade que os pais tem sido negligente nessa área pois superprotegem os filhos e quando completam 18 anos soltam com tudo no meio da sociedade querendo e exigindo que eles resolvam problemas que nunca viram na vida como por ex: pagar uma conta  na casa lotérica.

        Conclui-se que diante dessa demanda apresentada nesses dias de palestras, são de extrema importância essas orientações para nossas crianças e adolescentes, muito pertinente essas abordagens pois temos um alto índice de suicídio entres os adolescentes e jovens, segundo (OMS. SUICIDIO. 2016), a maioria dos suicídios ocorrem em adolescentes entre 15 e 29 anos de idade, com base nesses dados, observa-se o quanto é importante esse tipo de trabalhos nas instituições.  

REFERÊNCIAS:

(ECA, PLANALTO. LEI 8.069. 1990)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com