TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações para a entrega das atividades

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 3

(Data-limite para nota plena: 19/08. O portfólio será reaberto apenas até 01/09, com nota máxima: 1.8)

Orientações para a entrega das atividades

  • Cada uma das 5 atividades tem uma data-limite para poder receber a nota plena de 2 pontos. Depois disso, ela será recebida, mas com decréscimo na nota máxima de 0.2 ponto. O portfólio sempre será reaberto após a avaliação dos trabalhos entregues dentro do prazo inicial.
  • Responda a questão no espaço reservado abaixo e grave o arquivo corretamente no formato docx.
  • Não inclua citações de qualquer espécie.
  • Não responda com negrito, caixa-alta, qualquer cor de letra que não for preto, tamanho diferente de 12 pt.
  • Quando houver indicação de número de linhas, respeite, pois haverá decréscimo caso haja um número menor de linhas.
  • As atividades serão avaliadas conforme a profundidade e completude das respostas. Plágios e cópias da internet jamais podem ser enviados, pois anulam o envio.

Prof. Adriel

Na medida em que o modelo de Cristandade europeia foi se desfazendo, no final da Idade Média, uma nova realidade era construída no cristianismo.

Componham um texto com no mínimo 30 linhas, elencando e explicando os principais movimentos que marcaram o a transição do Medievo para a Modernidade, tanto no contexto geral da sociedade europeia como no cristianismo. Dê atenção aos movimentos de Reforma, na parte final de seu texto.

Esta questão busca exercitar sua capacidade de síntese, a partir da leitura das AULAS-TEXTO 5, 6 e 7 e das VÍDEO-AULAS 5, 6 e 7, no sentido de conseguir extrair e elencar os principais desdobramentos do fim do Medievo e do advento da Modernidade e seu impacto sobre o cristianismo.

Resposta:

A transição nesse momento da história foi deveras conturbada e como toda transição tem seus preços e suas necessidades de adaptação, passando por momentos de lucides e beirando a loucura.

O enfraquecimento do império Mongol e o avanço do Império Turco Otomano forçaram as mudanças de rota do comércio na Ásia e com isso ocorreram grandes mudanças e novas necessidades como na economia, na política, sociais e culturais. Na economia com a  expansão nas áreas de cultivo que acarretavam uma maior produção de alimentos, e o crescimento demográfico que contribuía para o aumento da população fizeram com que o feudalismo que tinha a suas bases na zona rural ficasse enfraquecido dando espaço para um novo seguimento, o capitalismo. Na política com o enfraquecimento por causa da corrupção dentro dos mosteiros, a divisão no clero e os interesses exacerbados dentro do papado, atrelado ao surgimento das Nações-Estado, dando início ao enfraquecimento e ao esfacelamento da unidade do Cristianismo que tinha seu maior centro em Roma. Nas áreas sócias e culturais, deu início a novas tendências intelectuais surgindo um maior interesse pelas artes e pela literatura, ocupando a vida cotidiana das pessoas substituindo assim o envolvimento com a fé cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com