TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASTORAL URBANA

Por:   •  10/7/2016  •  Dissertação  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  1.825 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

IEQ CAMPO LARGO

NOME: ANA PAULA DOS ANJOS

TURMA: 1ºANO

MATÉRIA:PASTORAL URBANA

PROFESSOR(A): ANGELINA

 Para entendermos o contexto da evangelização nas cidades, faz-se necessário o estudo das áreas, dos grupos que desejamos alcançar. A pastoral urbana nos mostra como devemos trabalhar em determinada cidade, pois através dela entendemos que, conhecer detalhadamente o local, a população em um modo geral, suas necessidades e anseios, nos prepara para alcançar o nosso objetivo.

A palavra Urbana provem do latim Urbãnus, relativo à cidade. Conforme o dicionário, esta é a concentração populacional não agrícola, ou seja, dedicada a atividade comercial, industrial, financeira e cultural que habita determinadas áreas ou centros urbanos.

          O trabalho pastoral nas cidades, tem-se tornado cada vez mais difícil, pois as pessoas priorizam o sustento próprio e da família e também buscam alguma satisfação e lazer nos eventos que a cidade oferece. Observamos que, pela própria condição de “aprisionamento espiritual” em que vivem, não estão preocupadas em buscar sua salvação, pois além da correria do dia a dia, do stress e das muitas metas que são lançadas para se alcançar, a maioria destas pessoas está desacreditada das várias igrejas que surgem não para ajudar, mas muitas vezes para retirar o pouco que elas tem. Isso faz com que as elas deixem de viver e, automaticamente, busquem solução nas drogas, na bebida, muitas se deprimem e tornam-se indigentes, acarretando problemas para si e suas famílias, que tem sido o alvo direto de satanás, trabalhando em prol da destruição desta instituição criada e amada por Deus.

Para se realizar um trabalho com êxito em uma determinada cidade, é necessário estudar a sua história, conhecer os processos urbanos de desenvolvimento, moradias, saneamento, educação, saúde, fonte de renda, suas culturas, enfim procurar conhecer a administração municipal e seus objetivos e mapear áreas desenvolvidas e menos desenvolvidas e tentar identificar a existência de grupos que exercem maior influência naquela região.

          Vários fatores como a falta de treinamento e de preparo espiritual, falta de subsídios e até mesmo de   mão de obra, tem feito a igreja sofrer e tornar-se oprimida no mundo espiritual. A Igreja precisa estar inserida na comunidade, ministrando o espiritual, tendo em mente que o “temporal”, ou seja, o alimento físico, a roupa, a moradia entre outras coisas devem fazer parte do plano para se alcançar determinado local.

Temos como exemplo o próprio Jesus que, antes andou por povoados e vilas e, logo mais, alcançou as cidades com sua mensagem de salvação. Com o apóstolo Paulo podemos aprender e tirar muitas lições e observar em sua vida e ministério, a determinação e insistência em levar as boas novas a todos e seu testemunho vivendo aquilo que pregava, levando adiante a GRANDE COMISSÃO dada por Jesus em Mateus 28.19-20: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho...”

            Por este motivo, há a necessidade de se observar alguns fatores antes de se iniciar um projeto evangelístico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com