TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESENTES ESPIRITUAIS

Tese: PRESENTES ESPIRITUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 18

DONS ESPIRITUAIS

O vocábulo grego ekklesia, de onde vem a idéia de igreja, significa, basicamente, “os chamados para fora”, dando a entender um grupo distinto, selecionado e tirado para fora de algo, ou de algum lugar.

1) A IGREJA

A IGREJA, portanto, pode ser definida como:

O conjunto de todos aqueles que atenderam de forma positiva o chamado de Deus para participar do Reino dos Céus, inaugurado na pessoa de Jesus Cristo.

Desta maneira, vivendo espiritualmente fora do mundo físico, embora tenha por atribuição levar a todo este mundo as boas novas da salvação em Cristo.

Este conjunto de pessoas, a qual chamamos de igreja, tem em comum a verdadeira fé em Jesus Cristo, filho de Deus, que amou o mundo de tal maneira, que entregou este Seu único filho para morrer pelos pecados de toda a humanidade, permitindo salvação e vida eterna a todos que crêem.

A palavra igreja pode ser usada no sentido local, onde expressa o conjunto de pessoas que se reúne em uma localidade para, em comunhão e sob a orientação do Espírito Santo, desempenhar o seu ministério (ou serviço).

A palavra Igreja pode também ser usada no sentido universal, onde expressa o conjunto de todos os crentes, de todos os lugares e de todas as épocas.

Sobre o fundamento de que Cristo Jesus é o filho do Deus Vivo, este mesmo Cristo fundou e até hoje edifica a Sua igreja, conforme lemos em:

Mateus 16:16-18,

- “Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

2) O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS

Após Jesus ter cumprido cabalmente aquilo que o Pai determinou, retornou aos Céus, deixou uma promessa que encontramos em:

Atos 1.8,

- “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Este Espírito Santo da promessa é que tem dado poder para a igreja e tem capacitado os crentes através da concessão de Dons Espirituais, conforme lemos em:

1 Coríntios 12.1 e 4,

- “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.” ... “Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons”.

Cabe a nós, crentes fiéis em Jesus Cristo, buscar os dons para realizar o serviço da agência do Reino de Deus na terra, a igreja, com a única e suficiente finalidade de edificar esta mesma igreja – Corpo de Cristo, conforme:

1 Co 14.12,

- “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.”

2.1) RELAÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS

- Administração ou Governo;

- Apostolado;

- Artesanato ou Habilidades Manuais;

- Auxílio ou Serviço ou Ministério;

- Conhecimento;

- Comunicação Criativa ou Louvor;

- Contribuição ou Liberalidade;

- Cura;

- Discernimento;

- Encorajamento ou Consolo;

- Mestre ou Ensino;

- Evangelismo;

- Fé;

- Hospitalidade;

- Intercessão;

- Interpretação;

- Liderança;

- Línguas;

- Misericórdia ou Compaixão;

- Milagres;

- Profecia;

- Pastorado;

- Sabedoria.

Textos de Referência: 1 Co. 12.8-10,28; Rm. 12.6-8; Ef. 4.11; 1 Pe. 4.9-10; Ex. 31.3; 1 Tm. 2.1-2; Salmo 150.3-5.

3) O SERVIÇO

3.1)- COMO DEVEMOS SERVIR?

Tendo como alvo maior, tendo como meta prioritária, enfim, sempre tendo em mente e coração que todo ministério (serviço) somente pode ser executado por um servo (ministro) fiel, devemos buscar e utilizar os dons espirituais para: - “Glorificar a Deus e edificar as pessoas!” – Este é o maior teste de um ministério!

3.2)- PERFIL DO SERVO

Um servo, no Reino de Deus, deve ter verdadeira Paixão por aquilo que quer fazer no Reino. Deve buscar e aprimorar os Dons Espirituais e finalmente, deve colocar o seu Estilo Pessoal de ser e de como realizar as coisas necessárias para Glorificar a Deus e edificar a igreja de Cristo.

- Sua Paixão (seu sonho maior, aquilo que lhe dá alegria) indica ONDE você servirá melhor.

- Os Dons Espirituais indicam O QUE você fará quando estiver servindo.

- E o seu Estilo Pessoal indicará O COMO você servirá.

Obs:- Não existem Paixão, Dons ou Estilo certos ou errados.

3.3)- DEFINIÇÕES:

3.3.1)- PAIXÃO

Salmo 100.2 – “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos.” – Paixão é isso!

É o desejo dado por Deus que nos impele a fazer diferença num determinado ministério, sempre com alegria em realizar a tarefa que nos foi confiada.

Quando você tem paixão por uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com