TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper cidadania

Por:   •  20/5/2015  •  Artigo  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO

POLÍTICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?

CAMPO MOURÃO

2015

SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO [pic 1]

POLÍTICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?

Paper apresentado ao Instituto Teológico Quadrangular, como requisito para obtenção parcial de nota do módulo I à disciplinas de: Cidadania do Curso Livre em Teologia.

CAMPO MOURÃO

2015

RESUMO

Atualmente com as novas tendências e avanço da sociedade a educação torna-se indispensável na orientação para o enfrentamento de novos padrões de produtividade e competitividade, e a educação cristã em meio a estas transformações aborda uma conduta ética imprescindível para o convívio humanizado da civilização. A transmissão de conhecimento, o conhecimento adquiridos pelo convívio em sociedade aliados a prática cristã é suficientemente capaz de formar um individuo ético, integro para viver e conviver com as práticas da sociedade e do mundo não cristão, pois este, a partir do momento que têm sua base construída em uma educação cristã, não se corromperá mediante as diversas situações do cotidiano. Cabe ao professor ser o facilitador e intermediador deste conhecimento.

Palavras chaves: Educação; Educação Cristã; Ética.

1 INTRODUÇÃO

A religião, não é simplesmente defensora de valores religiosos ligados especificamente à fé, mas também de valores humanos. Tal fato é extremamente útil na democracia que deveria ser um regime comprometido com o bem comum da pessoa humana.

A trajetória da igreja e política revela-nos a importância desta aliança na construção das civilizações e de uma sociedade justa. Desde antes da criação de Adão já existia um sistema político e este criado por Deus. (Ezequiel 28).

Atualmente o país passa por um caos no sistema político, este que em sua constituição prioriza universalidade, igualdade e equidade (CF, 1988), não consegue abranger de forma ampla tais diretrizes; as causas podem ser muitas ou resumir-se em uma, a corrupção. A sociedade vive essa situação caótica gerenciada pelo poder público, desta forma as questões sociais então não deveriam e não poderiam estar somente centralizadas nestas instituições.

A igreja e a religião estão presente nesta cena, quer no plano social cotidiano, quer no plano da esfera pública e da política, seus atores religiosos movimentam-se e trazem a público sua linguagem, suas demandas, nas diversas direções (Burity, 2008).

A igreja representa valores morais e a política precisa de convicções morais seja por inspiração da fé ou por fontes religiosas.  Jesus declarou: “Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus” (Lucas 20:25). César representa o poder político e Jesus não o chamou de diabo, como muitos cristãos fazem. Simplesmente mostrou nosso compromisso com a cidadania humana e celestial. (Malafaia, 2014).

Atualmente o sistema político brasileiro esta corrompido pela ganância e soberba e a sociedade sofre as consequências de tal administração com a desigualdade social, violência, etc,; a igreja exerce papel fundamental frente a este cenário, a fim de intervir, instituindo uma política justa e verdadeira, capaz de influenciar e modificar tal situação, ao invés de trata-la como um pecado e manter-se distante.

 

2  IGREJA CONTEMPORÃNEA E POLÍTICA

A Politica é definida segundo o dicionário Aurélio como:....... devemos entende-la como o bem...... e se compararmos a história da polica e  religião veremos que desde os primórdios estão atreladas.

A concepção de política na visão cristã vem desde antes da crianção de adão com o hierarquismo e construção de um novo mundo...?.....

Durante milênios veio se estruturando e se reiventando sem perder seus principios estruturais de construção de um mundo melhor para o bem da população e humanidade.

A princípios observamos que os que governavam bem prosperava mal castigo? Após destacamos grandes goveranantes que seguiam a politica....

Estes relatos nos ampara e legaliza da importância da religião junto à politica

A política já existente na pré-criação e nos primórdios da evolução do homem, criada e manifestada por Deus, o verdadeiro e legitimo governante da terra, Àquele que está por traz de todo político, com toda certeza, por traz de todo político e não do politiqueiro. Esta deve ser a política praticada, verdadeira, justa, legítima, universal e igualitária, como manda a Constituição vigente.

Desde o período das primeiras revelações os líderes que não governavam com temor a Palavra de Deus, que não exercia suas atividades de forma justa sofriam graves consequências, juntamente com seu povo. Os líderes tementes a Deus que tinham uma política baseada nos ensinamentos de justiça e retidão prosperava e seu povo se fortalecia. Durante toda história da humanidade este foi um fato concreto.

Hoje, na era democrática, não é diferente. A sociedade vive em constante processo de evolução, ocorrendo mudanças de valores, de condutas, de pensamentos e até no modo de vida do cidadão. A religião ocupa uma importante posição neste processo evolutivo, atuando como um instrumento de controle e de coesão, ao apresentar um horizonte baseado em suas crenças.

Por sua vez, o cristão, não só deve se “meter” em política como se pensou durante muitos anos, até mesmo por iniciativa das igrejas em abster-se do envolvimento com o sistema político. Acredita-se que isso ocorria pelos problemas enfrentados na política principalmente corrupção fazendo com que a política fosse vista como um pecado e então o cristão não deveria tomar parte disto. Em contrapartida hoje, mesmo ainda com muitos conservadores não aceitando, a igreja esta agindo influentemente na política, e esta tem o poder através da oração e da sua unificação de definir rumos históricos e transformadores de uma sociedade, de uma nação, através da vida de seus governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com