TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Cidadania

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 5

OS ENSIMANENTOS DE CRISTO E CIDADANIA

Fernanda Cristina dos Santos Azevedo

Profa. Ivonete Oliveira

Instituto Teológico Quadrangular – São Luís/MA

Curso Livre em Teologia (CLT-EAD) – Cidadania

22/07/15

RESUMO

Este estudo teve como objetivo pesquisar como a vida de Cristo e seus ensinamentos podem refletir no nosso modo de pensar, agir e viver. Não só como cristãos, mas como cidadãos. Assim como Ele teve desde infância, sua família como exemplo de seguidores e cumpridores dos deveres na sociedade, Ele nos mostrou, através do Seu exemplo como deveríamos agir, e nesse caso em especial, como deveríamos ser cumpridores no que foi estabelecido na nossa vida como parte de uma sociedade. Deixando de lado os valores que estão sendo impostos para vivermos nos dias de hoje, e atentarmos a seguir a Cristo e aplicar os valores d’Ele na nossa vida.

        

Palavras-chave: Ensinamentos; Cidadãos; Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade estar passando por profundas e estremas mudanças no que diz respeito aos valores da vida, sendo eles sociais, econômicos, políticos, culturais ou religiosos. Os valores estão sendo deturpados, abrindo espaços para novos conceitos e novas maneiras de viver. Podemos observar mudanças no comportamento de homens e mulheres de todas as idades, o que inclui também os que professam a fé cristã. A grande questão hoje é como viver segundo os ensinamentos deixados por Cristo no papel de cidadão, como viver nessa sociedade sem se deixar levar por essas mudanças e não esquecer daquilo que foi deixado como ensinamentos para nós por Jesus. 

2 CIDADANIA

A Igreja como um todo precisa se atentar quanto à necessidade do entendimento de que, como cristãos e cidadãos não podemos nos distanciar da sociedade em que vivemos e isso inclui a política, que precisa de uma atenção maior e de pessoas cristãs que nos representem nesse meio.

Há necessidade de quebrar preconceitos, onde se ver a política como pecado ou quando se deixa de lado as questões sociais de onde se vive.

O cristão precisa estar a par dos problemas sociais e se indicar pessoas responsáveis para que represente a Igreja de Cristo, nunca se esquecendo de zelar e honrar por quem estar acima de nós, colocando em pratica o que foi ensinado por Cristo.

3 VIDA DE CRISTO E A CIDADANIA

O nascimento de Cristo aconteceu em uma ocasião onde José e Maria, estavam cumprindo com seu dever cívico. Vemos este fato registrado no Evangelho de Lucas da seguinte maneira:

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lucas 2:1-7)

O fato de estar gestante e prestes a dar a luz, não impediu Maria de cumprir com seus deveres de cidadã, apesar do desconforto que passaria, tendo que se deslocar de uma cidade para outra.

Por não consegui um local para se hospedarem, eles tiveram que se acomodar num estábulo, local onde aconteceu o nascimento de Cristo.

Cristo nasceu num lar onde tanto José quanto Maria, davam exemplos com seus atos, fazendo deles dignos de oferecer um berço para a vinda do Messias. A cidadania era um desses exemplos, pois vemos que fatos que ocorreram durante a vida de Cristo reproduziam o caráter responsável dos seus pais terrenos.

3.1 PRATICANDO SUA CIDADANIA

No decorrer da sua vida, Cristo nos da exemplos de que era cumpridor da lei e de suas obrigações como cidadão, nos mostrando como agir através da sua postura.

Um dos atos de cidadania de Cristo foi que Ele pagou impostos, ensinando assim que não deveríamos sonega-los, pois não pagar impostos seria o mesmo que burlar a lei. Outro momento que se têm como exemplo foi quando foi indagado se era lícito pagar o tributo a César, onde este respondeu que deveriam dar a “César o que é de César”. Se um cidadão usufrui dos benefícios da vida em sociedade, ele precisa contribuir com ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com