TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade (Unicid)

Pedagogia – EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em

Educação Infantil

Caroline Pinto Dos Santos

2014

1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:

1.1 Caracterização da escola:

Escola Municipal Sagrada Família, localizada na zona rural na cidade de Conde Bahia, na comunidade de Siribinha, S/N , telefone (75) 3449-9030. A instituição é uma escola e creche com funcionamento no período matutino e vespertino  escola publica, Diretora Charlene De Jesus Paiva , a escola esta vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Conde Bahia.  

1.2 Estrutura Física da escola:

A escola é composta por 2 salas de aula , 2 banheiros, 1 cozinha, 1 sala de diretoria, 1 deposito. Têm 2 professoras licenciadas em pedagogia, 2 auxiliar,  1 diretora, 1 vice-diretora,1 coordenadora e 1 sevente ,  tem muro apenas no fundo,  não possuem jardim e não tem uma área onde os alunos possam brincar, as brincadeiras são realizadas ao lado da escola em um espaço que a comunidade disponibilizou.

A escola possui uma geladeira, 2 botijões de gás, 1 liquidificador, 2 filtros de barro, 1 armário de parede de cozinha, em cada sala têm 1 armário e mesa do professor , disponibiliza cadeira suficiente para todos os alunos. A escola não têm biblioteca mais possui diversos livros que fica  nos armários dentro de cada sala, têm folha de oficio, Lápis, matriz, pilotos, tintas, cartolina, emborrachados... Material suficiente para realizar as atividades com todos os alunos. Têm merenda diariamente, e material de higiene para todos.

Apesar de ser uma escola pequena, dispõem de bons profissionais e não deixa faltar nada nem ao aluno e nem ao professor.

2. Focos de Observação

2.1 Informações sobre o professor: 

A professora é Marines Conceição Dos Santos, com Licenciatura em Pedagogia, com cursos extracurriculares de Educação Infantil, Educação Inclusiva, Jogos e Brincadeiras, Alfabetização, Coordenação Pedagógica, Bullying,  Psicologia infantil, e Atividades Lúdicas. A professora já participou e participa e varias conferencias de educação.

A professora Marines, trabalha a 07 anos, todos os anos na mesma escola que é a escola Sagrada Família, nesse período ela trabalhou 3 anos com os primeiros anos iniciais   do ensino fundamental, 2 anos com pré 2, e a 2 anos trabalha com creche.

Marines é uma professora atenciosa, delicada e muito carinhosa com seus alunos, todos os alunos á respeitam, ela consegue  ter domínio total da turma.

2.2 Escolha dos focos:

1.  A “contação” de histórias

2. Música

2.2.1 Considerações sobre o Foco 1: A “contação” de histórias

A ¨contacão¨ de história é muito importante na educação infantil, pois é ouvindo que as crianças começam e serem estimulada a aprendizagem, estimula a criatividade e a imaginação, fazendo com que no  futuro elas construam textos bem argumentados, com detalhes como na historias. Mais um fator importante é que a medida que a criança for incentivada a contar historias, com o passar do tempo ela se acostumara e vai buscar os livros cada vez mais, além de aprender a ouvir que é de suma importância nessa fase, ao ouvir historia as crianças muitas vezes se deparam com situações que podem ter semelhança com aquela que convivem, e a partir disso podem superar medos, solidão, angustias, desprezos que as vezes vivenciam no seu cotidiano.

Histórias na educação infantil disperta nas crianças gostos, valores, criatividade, e têm-se vários objetivos como ensinar, educar, divertir e instruir.

As historias utilizadas nas aulas são: Tanto, Tanto! ( Trish Cooke),  Sou a maior coisa que há no mar( Kevim Sherry), 10 casas e um poste que Pedro fez ( Hermes Bernardi JR), ACC doido ( Angela Lago), O livro Estreito ( Caulos), Medo de quê? (Flavia Cortes) Passarinhos e Gaviões ( Chico Alencar)  Dezenove poemas desengonçados ( Ricardo  Azevedo) As panquequas de Mama Panya (Mary e Rich Chamberlin) Ritmo é tudo ( Ricardo e Lia)  os três porquinhos (Joseph Jacobs)  A casa das 10 Furunfunfelhas ( Lenice Gomes). É um momento muito prazeroso para a sala de aula inteira, as crianças se divertem, se comportam como se realmente  estão dentro da história, pedem para ver as ilustrações, e muitas delas fazem os gestos de acordos a historia, realmente é muito fascinante .

Durante a ¨ contação ¨ de historias, pude observar o envolvimento das crianças com o texto narrado, e as reações diversas que nelas instigava, tristeza, risos, desconfortos, gritos, vaias, palmas, pulos, era comum  durante cada historia. Ao apresentar o livro da historia do dia, as crianças ficavam curiosas, todos de olhos atentos a estrutura do livro e as imagens ilustrativas.

Todos os dias na sala de aula têm historias, sempre após o recreio, a professora sempre usa jeitos diferentes para a realização, as vezes coloca a sala toda em circulo sentados no chão e ela fica no centro , outra vezes usa fantoches para contar a historia, faz dramatizações com os alunos através da historia que ela leu, e coloca os alunos para criarem sua própria historia, tudo oralmente, sempre depois da historia a professora pergunta quais são os personagens principal? Quais são os bichos da historia? Que números os alunos viram na historia, onde os personagens moravam? Quais cores eles mais viram nas ilustrações? E os alunos sempre respondem  de forma alegre, e na maioria das vezes a professora sempre coloca desenho para os alunos pintar de acordo o tema da historia. A professora Marines sempre escolhe três livros, para desses três os alunos escolherem um para então ser a historia do dia, a professora sempre conta a historia com um tom moderado e agradável, imita sempre os personagens é um momento muito bom e alegre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com