TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  25/8/2015  •  Bibliografia  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Libras – Educação dos surdos no Ensino Superior

A Natureza de um Projeto

Um projeto é um processo para se realizar algo e precisa ser controlado, e dirigido de forma correta para que se possa extrair ao final dele o resultado esperado, transformando as ideias em ações para que se obtenha o objetivo do projeto. Mas para isso precisa ter controle de data, do inicio e do termino do mesmo, incluindo as limitações, os recursos o tempo que vai ser usado dentro do projeto.

Projeto é a contribuição das pessoas envolvidas para solucionar algo de forma que as ideias sejam colocadas em ação, para alcançar aquilo que foi estipulado. Lembrando que um projeto é composto em três restrições: tempo, custo e qualidade.

Ao longo de um projeto processos, ferramentas e técnicas para serem usadas nas cinco fases de um projeto, que são: a iniciação, planejamento, execução, controle e a finalização. Esse conjunto de técnicas é conhecido mundialmente e aceito como padrão, e é bastante razoável para um projeto. Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”.

Desenvolvimento do conceito

Ocorre quando tem a necessidade de um progresso, discutindo os prós e contras, quando as ideias não têm decisões concretas, o conceito precisa assumir uma forma identificável, assim que assumida chega-se a um acordo para se esclarecer o  propósito exato do projeto. Fazer os rascunhos dos objetivos, escopo, resultados e custo, focar nos interessados e nas expectativas.

Projeto

O conceito do presente trabalho tem co mo finalidade realizar uma campanha social sobre Libras, mostrando aos alunos da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, a importância dessa língua na nossa sociedade. Apresentaremos como foi que começou essa linguagem de sinais, a sua evolução, e algumas histórias importantes que ocorreram nesse tempo, mostrar alguns sinais que podem ser usados no dia á dia na vida das pessoas, escolas que ensinam Libras em Piracicaba, apresentar alguns alunos surdos, e um pouco da história de cada um deles. Conscientizar os alunos o quão importante é saber um pouco dessa língua chamada Libras. E de como isso pode ajudar na inclusão dos surdos na nossa cultura.

Questões

  1. Qual a descrição do projeto no desafio?

O presente trabalho é apresentar a Libras (Língua Brasileira de Sinais), aos alunos da Faculdade Anhanguera, e conscientizá-los de que essa língua já faz parte do nosso cotidiano, mostrar um pouco da história e da cultura surda, e da importância da inclusão dos surdos na sociedade, e de como os surdos se adaptam no ensino superior, e como é o cotidiano deles dentro da instituição.

O objetivo é atingir uma grande parte das pessoas, para que elas se relacionem mais com os surdos, que eles aprendam a Libras, conscientizar os alunos e as pessoas dentro da instituição o quanto é importante essa familiarização com eles, fazer com que os alunos percebam a importância de aprender essa nova língua para uma comunicação com os surdos, e de como isso ajudaria, não só os alunos ouvintes como os alunos surdos, assim eles teriam uma grande facilidade para poder se relacionar com a instituição.

  1. Quais os resultados esperados pelo grupo, com a execução desse projeto?

Os resultados esperados pelo nosso grupo é conscientizar aos alunos da instituição, e o quão importante é a língua de sinais (Libras), que os alunos se aproximem mais dos alunos surdos. Aprender alguns sinais básicos de libras, para poderem ter uma comunicação com eles. Esperamos que os alunos entendam um pouco de como a libras é importante na nossa sociedade, mostrar como os surdos convivem na instituição, a relação deles com os alunos ouvintes e professores. O nosso objetivo é mostrar aos alunos a importância de libras dentro de uma instituição de ensino superior. Que os alunos surdos se interaja com os demais alunos ouvintes, para ter uma convivência boa, ou até que criem uma amizade entre eles, e assim que acabem com o preconceito ou o medo de se relacionar com as pessoas surdas.

  1. Baseando-se nos resultados esperados pelo grupo, qual seria o melhor resultado?

O melhor resultado para se obter é que atingíssemos uma grande parte dos alunos, para que eles possam se interessar por essa língua (Libras), e se interessassem em fazer um curso de Libras, que se interagissem com os alunos surdos, para criarem uma relação entre eles, acabando com o medo e/ou preconceito que alguns alunos tem em relação aos surdos, e a língua usada por eles que é a Libras. E que a maioria entenda como é a cultura, os costumes, a história, as tradições, a cultura e os seus interesses. E assim os alunos surdos possam ter mais facilidade para estudar e resolver assuntos dentro da instituição.

  1. Quanto tempo o grupo levará para montar e executar esse projeto?

O grupo levará três messes para execução do projeto.

  1. Quanto custará esse projeto?

O valor estimado para executar do projeto sairá em torno de R$ 50,00 á

R$ 80,00, para a compra de banners, panfletos, cartazes, impressão.

  1. Quais os possíveis parceiros/patrocinadores desse projeto?

A Escola CerSurdo de Piracicaba, para a divulgação do curso de Libras dentro da Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

 

Etapa 2

Riscos do Projeto

Riscos

Consequências

Chances de Ocorrer B, M, A

Impacto B, M, A

Fator Desencadeador da Ação

Responsabilidade

Plano de Resposta

1 Falta de interesse dos alunos

Alunos da instituição não se interessar pela campanha, e não obtermos um resultado esperado.

Baixa

Alto

- Fazer uma campanha, com uma divulgação voltada para os alunos, mostrando os benefícios que se terá com aprendizado da língua Libras.

-Iinformar a respeito da inclusão, porque hoje os surdos trabalham, estudam, resolvem os seus problemas sozinhos, e saber Libras é sabe se comunicar com eles no dia a dia.

Fazer com que alunos percebam a grande importância desse projeto e se interessem por ele, de forma de que umas grandes maiorias dos alunos se interessem por essa língua (Libras).

Mostrar aos alunos que a ideia do projeto é que começar conviver com os surdos e aprender Libras, é a inclusão dos surdos na nossa sociedade.

2 Número pequeno de pessoas atingidas

Um numero menor do que esperamos se interessar pelo projeto, fazendo com que o projeto não alcance a todos, com isso, os resultados não vai ser o esperado.

Médio

Alto

- Fazer o workshop do projeto em dias de mais movimentação na instituição.

- - Convidar os alunos surdos para participarem do projeto, para o entrosamento com os demais alunos.

Atingir o máximo de alunos possíveis, para que eles possam ter uma relação com os alunos surdos, para aprenderem de uma forma fácil a Libras.

Quanto maior o número de pessoas atingidas, maior vai ser a inclusão dos surdos no nosso meio,

Cronograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com