TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a monitoração comportamental é hoje um importante dilema ético?

Por:   •  26/5/2017  •  Dissertação  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 3

Ética significa modo de ser, o caráter da pessoa, ela é um tipo de comportamento coletivo. A moral determina regras comuns a sociedade, está ligada ao comportamento do indivíduo. A ética é fundada pela expectativa de comportamento. Quando ocorre um problema ético, é preciso ter a visão do todo, ouvir ambas as partes, se colocar no lugar do outro. É um conjunto de relações que se não forem submetidas a regras, elas impedem a vivência social.

Os valores e normas recebidos dessa coletividade é que vão definir o caminho de toda uma nação. Dependendo do contexto ou da cultura aonde você se encontra, vão existir padrões de comportamento, que talvez nos deixe espantados e confuso, acha que aquilo não é ético, mas lá é sim. É difícil definir o que é realmente certo e errado, mas nós podemos fazer as escolhas certas dentro do contexto em que nós vivemos.

A sociedade brasileira é uma sociedade fundada na violência, no poder (político, econômico ou social), no favor, e você não tem a regra básica da democracia que é a igualdade de todos perante a lei. Nossa sociedade é a consequência do que nós não tivemos: a educação. Tudo que está na lei não é moralmente correto, e tudo que é moralmente correto não está na lei. A pessoa que tem mais preeminência numa sociedade humana, obviamente tudo que ocorre com ela atrai mais a atenção e a curiosidade do público. O que é ético e o que é legal, são conceitos que se confundem, porque as vezes o que é ético é justamente desobedecer a lei, a lei é injusta e tem que ser desobedecida, assim, se todo mundo pensar dessa maneira o mundo vira um caos. E na verdade o Brasil é assim, pois no Brasil tem leis que pegam e leis que não pegam, parece moda. Se não tem punição geralmente as pessoas não obedecem. O que ético as vezes nem sempre é legal.

A confiança é muito importante, desde as pequenas coisas, como, se aproximar das pessoas, compartilhar o que sabe e a ideia poderá ficar ainda melhor, colaborar com os outros, ser honesto, ter humildade, ela é a chave para o sucesso pessoal ou empresarial. A confiança é como uma orquídea, linda, mas delicada, e precisa de condições ideais se quiser prosperar, sem essas condições ela morre. Gente grande de verdade sabe que é pequena e por isso cresce, gente muito pequena acha que já é grande, no único modo de ela crescer é se ela abaixar outra pessoa ou passar por cima dos outros. Para sermos grandes, temos que aprender ou nos conhecer pequenos.

Todos nós querendo ou não, nos relacionamos com as pessoas, e sempre você irá se deparar com problemas éticos, fofocas, mentiras e entre outros, seja qual for o lugar em que você esteja ou se encontra, em casa, na faculdade, na escola, na empresa, na política, no trabalho, etc. Dependendo do caso não ético, há casos que são crime, como por exemplo: difamação que é a perda de uma boa fama, é difamar alguém de modo ofensivo à sua reputação prejudicando a pessoa. Caluniar é quando se diz algo que a pessoa nunca fez. Injúria, que é qualquer xingamento dito diretamente a pessoa. Discriminação é quando contrata ou promove alguém por raça, religião, sexo, por gostar das mesmas coisas que o outro e etc. Assédio moral, é constranger o indivíduo em troca de favores, o assédio sexual, e entre outros. Conflito de interesses, é quando lhe dão presentes caros por favorecimento. Confiança do cliente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com