TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre a Revelação e Inspiração?

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  12.988 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO LIVRE DE TEOLÓGIA

           Data: 14.02.17

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

  1. Qual a diferença entre a Revelação e Inspiração?

 

Revelação é a comunicação de Deus com o homem, diz respeito ao ato de Deus comunicar diretamente a verdade divina antes desconhecida, já a Inspiração se refere a “forma” como Deus se comunicou, é a comunicação dessa verdade, ou seja, como essa verdade foi registrada.

  1. Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.

A Bíblia é a palavra de Deus, escrita por homens inspirados por Deus, essa inspiração supervisiona todo o processo de escrita da Bíblia, o termo grego utilizado para definir inspiração é Theuspneustos, que quer dizer “soprado por Deus”, significa o processo pelo qual Deus transmitiu a sua mensagem ao homem, dotada de autoridade divina para a fé e para a conduta daquele que nEle crê.

O processo de inspiração é formado por quatro elementos específicos:

- Deus como causa/origem – Ele é o autor da Bíblia, Deus revelou a sua palavra aos homens inspirados e estes a registraram.

- Ação do Espírito Santos – No sentido vertical é Deus se revelando diretamente ao homem e no sentido horizontal é a disseminação da escritura, do registro escrito do autor, passando por traduções, cópias e versões até o texto íntegro e preservado nos dias de atuais.

- Homem como instrumento – Deus usou características específicas de cada autor para escrever a verdade divina.

- Autoridade Escrita – A bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isso a reveste de autoridade escrita.

  1. A Inspiração Plenária é a posição teológica completa e adequada de Inspiração, justifique.

É a forma verdadeira de aceitação e entendimento da Bíblia, pois a própria palavra de Deus confirma em 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

Esse conceito explica e confirma que a Bíblia contém palavras humanas que foram inspiradas, em sua escolha e aplicação pelo próprio Deus, com isso Deus guardou os escritores de quaisquer erro e omissões, sendo assim, Deus deu o pensamento e guiou, por meio do Espírito Santo, a escolha das palavras de acordo com a personalidade e com o contexto cultural de cada escritor.

  1. O que é Iluminação?

Iluminação é a ferramenta de apoio (entendimento), por parte do Espírito Santo para a vida cristã e para o ministério bem sucedido.

A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere à influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus.

  1. Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.

 

A bíblia é uma obra literária completa, composta por 66 livros, escritos por cerca de 40 autores de épocas, línguas e lugares diferentes, porém, possui uma Unidade Geral demonstrando que essa obra não seria possível sem a ação divina e essa unidade se evidencia através de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com