TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quilombos Leitura e Produção Textual

Por:   •  2/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluna: Gracyane de Sousa Portácio Ferrer

Professora: Vânia Maria Ferreira Vasconcelos

Disciplina: Leitura e Produção Textual I

Curso: Humanidades – BHU

Turma: 06

Turno: Noturno

Gemmelle Oliveira Santos e Luiz Fernando Ferreira da Silva, artigo: A importância do lixo para garis e catadores em Fortaleza, 2008.

Vik Muniz, documentário: O Lixo Extraordinário, 2009.

     No documentário de Vik Muniz, “Lixo Extraordinário’’, nos faz refletir sobre o contexto da realidade de muitos brasileiros”. No qual, ele nos apresenta um projeto artístico, mostrando o reconhecimento de sua obra e seus beneficiadores, os catadores de lixo que trabalham em aterros, onde são jogadas toneladas de lixos transformando objetos e utensílios jogados fora, como uma maneira de produzir algo inovador para o mundo das artes. Nisso, ele chegar à visita um lugar aonde irá poder observar e verificar a situação indigência de diversas famílias em uma comunidade no Rio de Janeiro.

     Ao analisar esse cenário, percebemos que uma parte dos trabalhadores necessita desse serviço nos lixões para sobreviver, mesmo com um grande risco de vida, sem boas condições de trabalho, exportas a um ambiente poluído, perigoso. Logo, isso serve como uma forma de ajuda e sustento de vida, tendo uma pequena quantia de renda e um emprego para se mantiver.

     Em sequência, no artigo de Gemmelle Oliveira Santos e Luiz Fernando da Silva, ‘‘A importância do lixo para garis e catadores em Fortaleza’’, observamos sobre uma pesquisa com catadores de lixo, onde esses trabalhadores fazem serviços em uma usina de triagem, e foram questionados com a seguinte pergunta, no qual dizia: ‘‘o que o lixo significava na vida eles’’. Assim, receberam uma reposta bem comovente dizendo, ‘’o lixo pra mim, pra mim, significa uma fonte de renda; pra nois aqui que samo da usina significa uma fonte de renda pra sustentar a família, pagar conta. Até agora tá significando muita coisa porque é o único trabalho que tem pra oferecer aqui... ’’. Dessa forma, constatamos que muitos trabalhadores sobrevivem disso, algo que é bastante útil em suas vidas, sem esquecer que nem todos possuem um ensino médio e fundamental completo, possuindo alguns indivíduos analfabetos, sendo pessoas jovens. Assim, acabam se prejudicando ao tentarem outras oportunidades.

   

   

      Em síntese disso, o artigo e documentário, nos deixam uma grande mensagem de inspiração, que nem todo lixo é necessariamente lixo, tudo isso pode se transformar em arte, basta você acreditar e fazer por onde. Logo, relatando a dificuldade desses empregados nos lixões, em péssimas condições, arriscando suas vidas, isso que vemos é a grande realidade. Além disso, o projeto do artista valoriza o trabalho dos catadores, por nos beneficiar com menos poluição ao meio ambiente e o mundo inteiro.

     

Referências bibliográficas

https://www.scielo.br/j/csc/a/srgFTGpZfYmnLgWKSh8VRJS/?lang=pt

https://istoe.com.br/121937_A+ARTE+QUE+VEM+DO+LIXO/

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/lixo-extraordinario/

   

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com