TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO INTERNO: INCENTIVAR PARA CRESCER

Por:   •  16/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

RECRUTAMENTO INTERNO: INCENTIVAR PARA CRESCER

Aluna Taiane Salgueiro

Professor-tutor: Dr. Paulo Cabral

Escola Profissional Fundatec

Curso Técnico em Administração

TA07

Plano de Trabalho

Porto Alegre - 2017

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de Recrutamento interno, visando na melhoria da qualificação dos colaboradores dentro da organização. Também analisa o planejamento de pessoal, analise de cargos, política salarial, avaliação de desempenho, avaliação de potencial, plano de carreiras e treinamentos.

Palavra Chave:  Recrutamento Interno, Seleção e  Entrevista

1.INTRODUÇÃO

                  Escolhi abordar o tema de recrutamento interno, porque já tive a experiência de participar desse tipo de seleção no clube onde trabalho. Esse clube possui três sedes (totalizando 195.000M²), mais de 60 mil associados e cerca de 450 colaboradores, colocando – se com um dos maiores clubes da América Latina e o terceiro maior no Brasil. Neste clube o recrutamento interno é importante porque, além de reduzir bastante o custo de uma seleção externa, incentiva o colaborador da empresa a se manter atualizado, estudando, sentindo – se parte da estrutura e valorizado pela entidade. Abre portas para esse colaborador buscar novas áreas dentro da empresa e não procurar no mercado outra  possibilidade.

                    Entre os objetivos do recrutamento interno, a retenção de talentos que é uma forma muito inteligente de redução de custo, aumento de  produção e consequentemente de resultados.   Acredito ser de grande valia poder entender os benefícios que esse tipo de seleção traz para a organização e para os seus colaboradores. Como desvantagem, é importante citar que o colaborador que participa de uma seleção, é escolhido e não desempenha a função como desejado, não há possibilidade de retorno á antigo função, sendo forte candidato ao desligamento.Outra desvantagem são a falta de oxigenação da empresa deixando de buscar pessoas novas para as equipes e os vícios de um funcionário antigo realizando uma nova função.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Compreender como é realizado recrutamento interno dentro de uma empresa de grande porte, partindo da premissa, que essa visa incentivar os colaboradores à melhorar a qualificação pelo reconhecimento profissional?

1.2 OBJETIVO

Analisar os processos seletivos da organização;

Reconhecer os métodos de recrutamento da Empresa;

Entender as vantagens e desvantagens desse processo para empresa e para os colaboradores;

Comparar o processo seletivo interno da empresa com os teóricos da área (CHIAVENATO, 2006; LACOMBE, 2005)

2. METODOLOGIA

                  Essa pesquisa será realizada a partir da relação entre a prática administrativa da empresa e os apontamentos/encaminhamentos para esse processo apontados pelos autores que já destacamos. Também, realizaremos entrevistas com o setor de RH da Empresa e com Gestor da Empresa.

                  Na entrevista que estaremos realizando, destacamos a seguintes questões que serão aplicadas, para o gestor da área de Recursos Humanos, com as seguintes perguntas:

Qual a importância do recrutamento dentro do clube?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com