TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO INTERNO

Por:   •  22/3/2017  •  Artigo  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO

RECRUTAMENTO INTERNO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO[1]1

[pic 2]Marcos da Silva Alburquerque l[2]2

Gertudes[3]3

Marcelo [4]4

RESUMO: A partir do momento que a organização junto com a gestão de pessoas pretende fazer um recrutamento se tem duas ferramentas nas quais devem ser escolhidos, o recrutamento externo e o interno. Destacando que o recrutamento interno vem sendo considerada uma importante ferramenta e se tornando uma prática bastante aplicada dentro das organizações, que pretendem valorizar seus funcionários, enxergando isto como sendo um grande investimento. As empresas estão começando a perceber que isto pode trazer conseqüências muito boas para seu crescimento e desenvolvimento. 
Palavras-chave: Gestão de pessoas, Recrutamento, Interno, Externo, Organização.

ABSTRACT: From the moment that the organization along with people management intends to make recruitment has two tools that they should be chosen, the external recruitment and internal. Noting that internal recruitment has been considered an important tool and becoming a practice frequently applied within organizations wishing to enhance their employees, seeing this as a great investment. Companies are beginning to realize that this can bring very good consequences for their growth and development.

Keywords: People Management, Recruitment, Internal, External, Organization


1.INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas surgiu entre o final do século XIX e o inicio do século XX, após um forte impacto causado pela Revolução Industrial. No Brasil teve início na década de 30, quando começaram a estudar sobre as pessoas na organização. No começo era tudo muito simples, pois o objetivo principal era apenas contratar e controlar as principais informações referentes aos funcionários como horas trabalhadas, faltas e salário. Os trabalhadores não tinham nenhum valor e eram enxergados apenas como se fossem uma máquina, um instrumento usado para se alcançar o lucro desejado. Nos meados do século XX, não existia divisões como recrutamento interno ou externo, pois a seleção era feita diariamente, em filas, até que um chefe escolhesse o trabalhador a dedo.

No entanto a gestão de pessoas era denominada relações industriais, bem antes era chefe de pessoal no qual não havia recrutamento interno, e com o passar dos anos as grandes organizações foram responsáveis por estas mudanças e começaram a investir em estudos e pesquisas buscando como principal objetivo o equilíbrio entre o capital e o trabalho (organização e pessoas). A partir deste momento o trabalhador começou a ser valorizado dentro da organização. E as práticas de recrutamento passaram a fazer parte do cotidiano das empresas, buscando assim atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, passando a considerar dois tipos de recrutamento a externa e a interna. A externa funciona com candidatos vindos de fora e a interna funciona com a seleção de candidatos que já atuam na empresa.

Portanto este presente artigo abordará conceitos sobre gestão de pessoas, recrutamento, interno e externo, vantagens e desvantagens e o recrutamento interno dentro da organização,

.

 

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 GESTÃO DE PESSOAS - CONCEITO

2.2 RECRUTAMENTO - CONCEITO

Recrutamento é um recurso utilizado pelas empresas para iniciar um processo de contratação de colaboradores para diversas áreas e funções, sendo um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização. Desta maneira, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende completar.

Sendo assim identificar e encontrar talentos se torna um processo decisivo e delicado, pois serão realizadas procedimentos que visam os interesses das empresas, valorizando o processo com um feedback direcionado ao candidato. Alcançando desta maneira o lado humano ao recrutar aquele que será o seu maior investimento da organização. O processo de recrutamento de pessoal inicia quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais cargos na empresa. O setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações etc. Ressaltando que independente do tipo de empresa, é recomendado que o setor que irá realizar o recrutamento saiba exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando. No entanto este processo precisa ser sustentado por princípios de recursos humanos que estejam interessados nas vagas disponíveis e também que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo RH da empresa. Assim, é necessário que a empresa analise qual é a sua necessidade e qual é o fator que deseja explorar em cada processo seletivo. Quanto maior o número de candidatos recrutados, mais rico será o processo e maiores serão as chances de se encontrar o profissional ideal para aquela vaga vigente.

Segundo Chiavenat (1999) o recrutamento nada mais é do que um processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo especifico, que deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair os candidatos qualificados para disputá-lo. Este mercado pela qual a organização tenta buscar os candidatos podem ser interno, externo ou uma combinação de ambas.

 

2.3 RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO

Existem duas maneiras na quais as empresas optam para o processo de recrutamento, nas quais são: Recrutamento Interno e Externo. Recrutamento interno nada mais é do que a seleção dos candidatos que estão trabalhando dentro da organização, ou seja, funcionários que já atuam na empresa, com intuito de promove – los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Envolvendo:

  • Transferências de Pessoal;
  • Promoções de Pessoal;
  • Transferências com Promoções de Pessoal;
  • Programas de desenvolvimento de pessoal;
  • Planos de Carreiras de Pessoal.

 O recrutamento externo é quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento, ou seja, tratando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho. Coincidindo sobre candidatos reais e potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações e pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas de recrutamento.  As formas pelas quais as empresam utilizam para a divulgação da oportunidade de trabalho são:

  • Arquivos de candidatos que se apresentam espontaneamente ou em outros recrutamentos;
  • Apresentação de candidatos pó parte dos funcionários da empresa;
  • Cartazes ou anúncios na portaria da empresa;
  • Contatos com sindicatos e associações de classe;
  • Contatos com universidades, escolas, agremiações estaduais, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa – escola, etc;
  • Conferências e palestras em universidades e escolas;
  • Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua;
  • Anúncios em jornais, revistas etc;
  • Agencias de recrutamento;
  • Viagens para recrutamento em outras localidades.

Este dois tipos de recrutamento têm suas particularidades, exigindo assim uma dedicação por parte da gestão de pessoas, pois o futuro do departamento está em jogo, procurando candidatos qualificados de acordo coma exigência do setor em questão, buscando um crescimento para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com