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RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFANO E SAGRADO DETRE O FESTEJO

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

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LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA                                                      CÂMPUS PORANGATU

 

ARRAIÁ DO DESCOBERTO DE PORANGATU-GO: RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFANO E SAGRADO DETRE O FESTEJO

PORANATU-GO                                                                                                                                                                                                                                     2018

MIZAEL NATAN

VITOR GABRIEL

ARRAIÁ DO DESCOBERTO DE PORANGATU-GO: RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFANO E SAGRADO DETRE O FESTEJO

O projeto de pesquisa apresentado ao curso de Historia da Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu-Go, como requisito para obtenção de nota. Disciplina de

Orientador:

        

PORANGATU-GO                                                                                                                                               2018

  1. INTRODUÇÃO

Segundo D’ABADIA (2014), as festas marcam de forma íntegra e determinada um lugar, um povo e sua cultura. Tem em sua base características próprias que são indispensáveis para sua formação cultural.

Durante a realização de uma festa é possível retomar a ideia de que o território que ali se constitui estabelece uma ligação por principio cultural de identificação ou pertencimento.

Segundo D’ABADIA (2014), Acompanhando a expansão territorial goiana, nota-se que a igreja estabelece nesse território capelas e padroeiros. Assim a pratica da religião desloca-se das Igrejas e ganha seu espaço nas ruas, começando a envolver a cidade com festas religiosas populares. Muitas destas festas eram realizadas em casas de moradores locais, visivelmente consegue-se perceber a presença de todos os frequentadores da Igreja.

Com o crescimento da sociedade as festas populares religiosas passaram a ter em seu meio perca de valores, por incorporar em sua estrutura o profano em algo que tinha por alicerce apenas o sagrado.

O “arraiá” em Porangatu-go teve origem no povoado do descoberto, do qual a população reunia-se para realizarem rezas populares, com objetivo de criar em seu meio à unidade e a partilha do povo local. Com o passar dos anos e o crescimento territorial da cidade a reza que antes era realizada em casa de famílias do povoado passou a ser elevada como festa. Porém, com o capitalismo a festa do descoberto começou a ter uma proporção grandiosa, e é possível notar em seu meio dois mundos existente o profano e o sagrado, uma mistura de tradição e cultura que foi se modificando ao longo dos anos. Essa mistura fez com que a identidade original da festa perdesse seu objetivo central.    

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho tem por finalidade específica o tema “Arraia do descoberto: relações existentes entre profano e sagrado dentre o festejo”. Buscando fazer um levantamento coerente para mostrar à população porangatuense aquilo que foi perdido no festejo do descoberto quando se houver uma introdução do profano na festa antes considerada sagrada, pois é evidente que ao passo que a cidade se expandia territorialmente uma nova roupagem de cultura foi incrementada na tradição pertencente ao povoado do descoberto.

No sentido conceitual as festa populares religiosas são o encontro, a partilha e a comunhão de famílias de certo local, que tem como objetivo cultuar uma divindade da qual teve grande significado para a construção da comunidade. É o momento do qual a população de certo modo esquece o seu dia a dia e dedica-se apenas para festejar o seu santo patrono, com demonstrações de fé, unidade e partilha, formando assim uma identidade partícula de cada local.

Porém é visível notar na festa do “arraiá” do descoberto uma modificação de tradição que foi sendo construída ao longo do tempo. Ao agregar as organizações politicas na reza, evidentemente nota-se a expansão que a mesma teve, e com ele a agregação do profano na cultura do sagrado, uma perda gradativa de uma cultura religiosa que modificou por completo sua origem.

Esse projeto tem como objetivo atingir de forma certa toda a sociedade porangatuense, porém, de modo particular as pessoas que de alguma forma tiveram um grande contato com a origem da festa. Demostrando o processo do qual levou a sua modificação de cultura e tradição ao incorporar no seu meio o profano.

  1. PROBLEMA

A introdução de uma política profana dentre uma festa antes considerada sagrada, e os problemas que isso acarretou ao festejo religioso.

  1. HIPÓTESE

O crescimento populacional proporcionou um olhar capitalista e ambicioso dos poderes políticos presente na festa, é a grande responsável pela perca de tradição e protagonista pela introdução do profano na mesma.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Identificar a perca da religiosidade perante os 37 anos de existência do festejo do descoberto.

  1. Objetivos Específicos

  • Apresentar o significado de festa religiosa popular;
  • Mostrar a distinção entre Sagrado e Profano;
  • Identificar os interesses políticos presentes na festa;
  • Demonstrar como a população do descoberto está resgatando a origem da festa.

6. METODOLOGIA DE PESQUISA

Buscando analisar Festa Popular Religiosa: Origem, Memoria e Tradição aos dias atuais da festa do “arraiá” do descoberto de Porangatu-go. Esse projeto tem como base metodológica referencial de caráter teórico, pesquisas bibliográficas consultadas através de livros.  

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo DaMatta (2001), todas as festas ou ocasiões extraordinárias recriam e resgatam o tempo, o espaço e as relações sócias. Tudo aquilo que está contida na memoria do individuo é resgatado, pois, o mesmo traz presente acontecimentos vivido que marcaram positivamente, e que de alguma forma esta contido na festa ou no espaço local.

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