TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE SABERES TRADICIONAIS, FOLCLORE

Por:   •  15/9/2018  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

KAREN CECILIA DE OLIVEIRA ZANCANARO

8045680

RESENHA SOBRE SABERES TRADICIONAIS, FOLCLORE

Atividade referente ao curso de Antropologia do corpo: Estudos de Antropologia da Saúde, da Doença e da Dor, sob orientação da professora Eliana do Pilar Rocha.

VILHENA

2018


Unidade 3

Vídeo: Saberes Tradicionais. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2017.

Texto de Mércio Pereira Gomes: Tradição, Folclore. In: Antropologia: ciência do omem filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2008. Pp. 47-49. Disponível na Biblioteca Digital Pearson

 O vídeo sobre saberes tradicionais nos remete a pensar o quanto é importante a sociedade dar valor nas pessoas que obtiveram o conhecimento através dos antigos, normalmente se dá muito pouco valor, pois aparentemente essas pessoas são pessoas simples de pouco estudo, mas com vivencia de vida enorme, por exemplo quando os índios conhecem vários tipos de ervas ou te mesmo feijão onde pessoas que estudaram a vida toda em bancos de faculdade não conhecem.Esses saberes são de muita importância em varias áreas das ciências, como sociologia,antropologia e biologia.As pessoas que detém esse conhecimento possuem uma dependência da natureza para poderem sobreviver,utilizando ela de uma forma sustentável, os cientistas aproveitam esses saberes tradicionais dessas pessoas para até mesmo proteger a natureza e ajudar que o meio sustentável deles nos ajudem a resolver esse caos que esta a preservação ambiental,eles conseguem obter da natureza sem prejudicar a mesma.

Segundo Martínez(2000),as etnociências é um campo interdisciplinado que estuda as relações que se estabelecem entre as comunidades-especialmente sociedades tradicionais, aborígenes e camponeses-e o mundo natural.As etnociências partem da liguística para estudar os saberes das populações humanas sobre os processos naturais, tentando descobrir a lógica subjacente ao conhecimento humano do mundo natural, as taxonomias e classificações totalizadoras(Diegues e Arruda,2001).As etnociências, dividem-se em vários campos de pesquisas, entre os quais, pode-se destacar a etnobotânica e a etnoecologia para o desenvolvimento de medidas sustentáveis pois a partir dos conhecimentos tradicionais adquiridos com as populações tradicionais, pode-se aplicá-los para solucionar problemas comunitários ou para fins conservacionistas(Beck & Ortiz,1997) e também contribui para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento sustentável(Toledo,1992).

É muito importante que a população tradicional seja preservada, e para que isso os aconteça precisam ser preservados em seus locais de origem e suas tradições sejam respeitados e que  sociedade em geral possam respeitar e ouvir o que essas pessoas tem a passar de conhecimento, através de palestras e projetos dentro de escolas e faculdade, mostrando a devida importância dos saberes tradicionais.

O folclore e a tradição: O arqueólogo Willian Jhon Thoms foi o primeiro a utilizar a palavra folclore em uma artigo feito para o jornal londrino em 22 de agosto de 1846. É uma palavra de origem saxônica: “folk” que significa “povo”e “lore” que significa “saber”ou seja a sabedoria popular o saber do povo.Cada parte do mundo as pessoas preservam suas crenças,costumes,artesanatos , danças,músicas e comidas típicas,mitos populares, crendices.O Brasil mesmo tem suas sabedorias populares que diferem do restante do mundo, pela diversidade de costumes pode se disser que o Brasil não tem uma cultura propriamente  dita e sim várias sub-culturas, pois cada região do país tem costumes diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com