TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre Religião e Ciência

Por:   •  20/6/2016  •  Dissertação  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Não que religião e ciência tenham que ser inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis. Apesar disso a história da humanidade demonstra que tanto a religião quanto a ciência surgiram do grande desejo de se compreender de onde viemos.

A religião está bastante presente na história da enfermagem. Antes da enfermagem surgir, existia as diaconisas, cristãs que praticavam o cuidado com o próximo como meio de salvação. Elas tinham o intuito de cuidar daqueles que necessitavam, tanto do espírito como do corpo. Relacionando religião e enfermagem, podemos citar diversos exemplos em que a ciência e a religião andam lado a lado. No filme "O Mistério da Libélula", um médico respeitado começa a perder credibilidade no hospital onde trabalha, após a morte de sua esposa ele começa uma jornada se envolvendo com o espiritismo. O Dr. Joe procura uma antiga enfermeira, que foi demitida do hospital por ter estudado as profundezas obscuras das experiências de pessoas que estiveram perto da morte, a partir dos conselhos da enfermeira Joe, que sempre foi cético consegue finalmente dar o passo seguinte em sua vida, usando a fé e não os fatos como guia.

A maioria dos hospitais particulares são adeptos a um seguimento religioso, porém o espiritismo não é visto com bons olhos, no filme citado anteriormente houve rejeição da administração hospitalar, quando os estudos da antiga enfermeira, esta também freira, começaram a chamar a atenção da imprensa.

Outro exemplo, no qual, religião e ciência parecem caminhar juntas é as obras literárias do escritor, médico cardiologista Fernando Lucchese. O livro “Não sou feliz" fala sobre as influências que o corpo humano pode sofrer em função do seu estado de espírito, seja essa influência positiva ou negativa. Pesquisas apontam que pessoas que têm religião demonstram melhor bem-estar, porque religiosos têm a autoestima mais elevada. A religião desperta o pensamento otimista e esperançoso, influenciando numa melhora física e mental do indivíduo.

"A ciência sem a religião é paralítica. A religião sem a ciência é cega" (Albert Einstein), diversos cientistas aprenderam a conversar com a religião, buscaram o entendimento e o conforto do desconhecido, já a religião se rendeu a objetividade da ciência, deixando para trás ideias, como por exemplo, a proibição do uso de anticoncepcional. Nas instituições de ensino, os profissionais estão cada vez mais interessados em assuntos religiosos, buscando um amplo conhecimento e entendimento dos assuntos, já que as religiões estão bastante presentes nos hospitais. Hoje em dia, conforme a OMS definiu, no conceito de saúde, consta, além do bem-estar físico, mental e social, o bem-estar espiritual.

Concluindo, pode-se afirmar que o mundo está em evolução, ou melhor, em desenvolvimento, é errado dizer que ele se encontra estagnado em uma única linha de pensamento, por isso, abrir a mente para novas opiniões pode ser a salvação de religiosos e cientistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com