TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião e Ciência

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

A ciência baseia-se em pesquisas, investigações e nas exigências de que as teorias sejam coerentes e digam a verdade (ao menos naquele momento) sobre a realidade; Já o senso comum baseia-se em opiniões, que levam em considerações os hábitos de uma sociedade que são transmitidos de geração em geração. Muitas vezes se transformando em crenças e ou em doutrinas inquestionáveis.

O método cientifico é um método hipotético, dedutivo, é um caminho que se segue na investigação da verdade em que vai ser estipulado um conjunto geral de regras e técnicas nas quais deve ser feita a pesquisa. É a observação dos fatos que permitem descobrir as leis gerais que regem os fatos do mesmo tipo.

A observação científica não é uma observação feita ao acaso, dirigida por propósitos aleatórios, é assim uma observação rigorosa, metódica, precisa e orientada para a explicação dos fatos, não que a observação cientifica seja uma simples observação de fatos, pois os fatos são os resultados da observação.

Ainda não há um consenso em torno do que se deve considerar para uma pesquisa ser ou não científica. De acordo com a concepção “positivista”, as proposições da ciência se destacam por serem verificáveis ou confirmáveis. Enquanto a “negativista” declara que as afirmações que merecem o qualificativo de científica são as falsificáveis, ou seja, as que podem ser desautorizadas pelos fatos.

A verificação como critério de cientificidade é uma condição necessária para que uma teoria seja considerada científica. No entanto, essa verificação por si só não basta. Para tanto, a verificação não pode ser considerada como concluída, pois por mais que já tenha feito as suas comprovações, existe sempre a possibilidades de se encontrar uma evidencia adversa para o acumulo de casos favoráveis já registrados. Por isso não se pode estabelecer a verdade de um conceito universal, irrestrito por meio do crescente acumulo de evidencias favoráveis.

Além da verificação, a falsificação também é importante para a tornam uma pesquisa científica.

Só podem ser considerados científicos os enunciados teóricos que podem ser refutados com bases na experiência. Apesar de também ser considerada uma condição necessária, ela não é suficiente. A atitude critica se caracteriza pela busca de contra exemplos e de evidencias negativas e as teorias que se protegem contra essas possíveis criticas ao que sustenta são irrefutáveis e sem cientificidade.

Para Kuhn, as concepções tradicionais de ciência devem ser reprovadas quando avaliadas considerando as evidencias históricas, de modo que se construir uma visão de ciência historicamente orientada. Pois é a historia da ciência que permite a identificação dos procedimentos metodológicos fundamentais que caracterizam a atividade científica.

Quanto ao paradigma, ele é considerado vital para Kunh, e é apresentado como um conjunto de realizações científicas universalmente reconhecidas que durante algum tempo fornecem problemas e soluções para uma comunidade de praticantes de uma ciência. Não pode ser considerada uma teoria, pode ser considerada uma teoria, pois envolve diversos elementos, incluindo leis, conceitos, analogias e pressupostos metafísicos, procedimentos metodológicos, entre outros.

O paradigma fornece um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com