TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Administração Eclesiástica

Por:   •  3/2/2019  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Bibliográfica do Livro Administração Eclesiástica

Cap 1 - Administração Eclesiástica.

Sinésio Carlos dos Santos. Administração Eclesiástica. Edição 2016. Campos Elíseos SP: SGEC - Secretária geral de educação e Cultura. 2017. P. 13 - 26.

Professor de Teologia, atua na educação,

Palestrante em Escatologia, Capacitação de Docentes e outros, Lecionou em diversas disciplinas como: Atos dos Apóstolos, História Eclesiástica, Epístolas Paulinas, Epístolas Gerais, Romanos, Introdução a Teologia, Missão Integral da Igreja, Introdução à Educação, Vida de Cristo, Vivência Cristã e outras. Escritor dos livros:  Apocalipse sem Mistério, Vivência Cristã, Administração Eclesiástica, Série Verdades & Mitos, Escola de Líderes - Mód. I, II. III.

O livro Administração Eclesiástica, editado e publicado no Brasil em 2016, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto por 128 páginas e 6 capítulos. Tem como objetivo aperfeiçoar o aluno para o exercício do ministério por meio de um conhecimento profundo da estrutura administrativa.

O capítulo 1 tem como título: Administração Eclesiástica. O autor diz ser uma disciplina muito importante mas também muito negligenciada algumas vezes no seio da Igreja. Ao acrescentar o termo "Eclesiástica" na disciplina Administração,  visa apenas focar o estudo para as atividades da Igreja, mas mesmo assim a administração das organizações religiosas segue os mesmos princípios da administração de organizações seculares, o que difere é que uma tem objetivos claramente  diferente da outra. Pois trata-se de organizações que tem como base de conduta a Palavra de Deus. A administração é um ramo das ciências humanas, é uma junção especializada do direito e da economia que são hoje suas ciências de base e apoio, assim como a Matemática Financeira, a Contabilidade, a Estatística, a Psicologia e a Sociologia. Do ponto de vista espiritual a Igreja é muito mais do que uma organização, é um organismo vivo que produz vida, dinâmico e que se auto multiplica. O autor cita Raymond Ortlund, ele propôs três prioridades que alguns veem como elementos principais deste organismo, compromisso com Cristo, compromisso com o corpo de Cristo e compromisso com o mundo. É basicamente definido por fé, comunhão e serviço.

Autor ressalta que as organizações religiosas juntamente com o clero, por possuir personalidade jurídica, tem direitos e deveres perante os órgãos governamentais. São direitos fundamentais garantido pela Constituição Brasileira e que as lideranças eclesiásticas precisam conhecer. A imunidade tributária está dentre os assuntos no qual é mal compreendida tanto por administradores e líderes da Igreja como por pessoas alheias à mesma. Por isso que é muito importante que os alunos do Institutos e seminários teológicos, obreiros e pastores em geral entendam esse tema. O autor afirma que as Organizações Religiosas gozam de imunidade tributária quando cumprem os requisitos estabelecidos pela constituição.

Sinésio cita a história da administração eclesiástica na IEQ e diz ser dividida em dois períodos distintos, datados em antes e depois do ano 2000. Até antes de 2000 a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com