TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Teologia do Culto

Por:   •  26/12/2017  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  2.060 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Bibliográfica do Livro Teologia do Culto.

Cap. 1 - Teologia do Culto.

Erivelton Tavares, Eurides Deassis, e Marco Antônio Teixeira. Teologia do Culto. Edição 2017. Campos Elíseos SP: SGEC: Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2017. p 13 - 29.

Marco Antonio, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia com Licenciatura Plena pela FAETEL - Faculdade de Teologia e Ciências Socias Logos (2001), tem formação no Curso Livre de Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular (1982). É Ministro do Evangelho, e atualmente é voluntário da Igreja do Evangelho Quadrangular, atuando como membro do Conselho Editorial da da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, Diretor e Professor Voluntário do Instituto Teológico Quadrangular e da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças, em Santa Cândida, Curitiba-PR. É escritor, conferencista, simposiasta, Ministro auxiliar da 6a. IEQ de Curitiba PR, especialista em Dons Espirituais e Ministeriais, Aconselhamento Cristão, Teologia Sistemática e Família.

O Livro Teologia do Culto editado e publicado no Brasil em 2017, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto por 122 páginas e 6 capítulos. O objetivo deste livro é que o aluno conheça a base bíblica e teológica dos sacramentos bíblicos, ritos e cerimônias.

O objeto desta resenha é o capítulo 1 que tem como título: Teologia do Culto. Os autores iniciam estabelencendo significados e conceitos de culto cristão e diz que isso é de suma importância durante o capítulo. E refletido sobre como se apresentar diante de Deus, por que culto e adoração estão intimamente ligados, qual princípio deve reger o culto, qual é a adoração verdadeira e por que o inimigo faz grande oposição à adoração a Deus. Os autores explicam a Teologia do Culto que tem como base o culto de Israel e diz que o culto é a expressão externa de fé e o momento de expressar o amor a Deus através do louvor e adoração. Eles conceituam o culto como adoração ou homenagem ao senhor, veneração, reverência ou manifestação de uma crença por meio de ritual próprio, e que envolve em geral princípios éticos. O culto cristão deve um único foco que é na pessoa de Jesus Cristo e sua obra redentora.

Há cultos para ocasiões específicas e até mesmo para comemorações e há aspectos de natureza coletiva, que envolve todo o povo de Deus e os autores trás a explicação os estilos de culto como o culto litúrgico que tem como modelo Isaias 6: 1-9, o culto tradicional que tem como base a carta aos Efesios e aos colessenses, o culto avivado que é o estilo é a pregação de Pedro na festa de pentecostes em atos 2, Culto louvor e adoração que baseia se em salmos 150 onde o povo de Deus é convidado a louvor ao senhor com vários instrumentos, e por fim o culto facilitador que é orientado na história de Paulo quando ele prega em Atenas sobre o Deus desconhecido Atos 17: 16 - 34. Porém a essência do culto é a expressão plena do nosso amor por Deus e deve ser racionalmente oferecido com os nossos sentimentos. Uma questão prioritária do culto é o ensino das grande verdades espirituais, segundo o autor, nem mesmo o louvor substitui a mensagem.

Os autores ainda citam obstáculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com