TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: Antigo Testamento

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  2.157 Visualizações

Página 1 de 5

                                                           

      RESENHA CRITICA

  Antigo Testamento

Atividade 01 – Referente conteúdo da AULA 01

Faça uma resenha crítica (Conforme normas ABNT) referente o conteúdo da aula 01 de no mínimo 01 página e no máximo 03

Obs. Uma análise crítica não precisa necessariamente discordar do conteúdo da aula para ser crítica, ela também pode destacar pontos de contribuições.

Critérios de avaliação:

- Coerência e Coesão das ideias

- Citações diretas e indiretas no desenvolvimento do texto conforme as normas da ABNT

- Uso da norma padrão da língua portuguesa

                                                       

                                               

                                                  Resenha Critica

Resenha crítica sobre o conteúdo da aula 01, material didático do curso de pós-graduação, “Antigo Testamento: Como Falavam os Humanos da “Palavra Divina? ”.

Com uma linguagem simples e acessível o conteúdo traz uma visão sobre a Teologia Bíblica do Antigo Testamento, tendo em vista que é fundamental para a compreensão primeiro conhecer e entender o debate teórico metodológico na área, pois sabemos que todo avanço deste saber teológico se deu através de um campo de disputas e cooperações intelectuais que passaram por séculos de pesquisa em vários contextos diferentes.

“A Teologia Bíblica tem passado por diversas transformações em sua auto compreensão. Neste sentido buscar por suas origens, passa pela contribuição fundamental das reformas Protestantes. Entre os pilares dos reformadores, solus christus, sola gratia, sola fide, soli deo gloria, está o pilar “sola scriptura”. Devido a estas transformações vimos que a pesquisa Bíblica passou a ser direcionada a um modo mais especifico e aprofundado, onde homens como Calvino e Lutero passaram a buscar materiais mais próximos dos originais, línguas como grego e hebraico, o contexto cultural e histórico de cada época  e onde cada autor viveu também passaram a ter um peso grande nas pesquisas e estudos, mesmo que esse método tenha contrariado a igreja e seus dogmas, consequentemente a essa nova visão surgiu após a reformas religiosas o movimento iluminista contribuindo para as novas fases da Teologia Bíblica.

Diante deste novo contexto teológico a autoridade das Escrituras caiu um pouco em descrédito dando origem então a uma nova corrente de interpretação, a exegese "Histórico-critica", porem uma análise histórico crítica de certa forma igualava as Escrituras aos demais livros religiosos de outras religiões, surgem então várias dúvidas e perguntas sobre a análise e compreensão dos textos no tempo em que foram escritos ou trazer para os dias atuais, também em relação ao Pentateuco surgiram muitas dúvidas sobre a total autoria de Moises, sobre o verdadeiro nome de Deus, os questionamentos seguiram problematizando e todos os debates e as pesquisas que colocaram o Pentateuco em questão foram fundamentais para o interesse e desenvolvimento da Teologia do Antigo Testamento, “Neste sentido, entende-se que o AT se formou dentro dos limites históricos, culturais e ideológicos de um tempo objetivo, portanto a análise precisa passar pelo crivo da metodologia racional e de toda pesquisa científica”, portanto todo pesquisador ou estudioso passa a ter o dever de analisar as fontes, o contexto histórico e cultural, tradições passadas oralmente, enfim todo material relacionado poderia ser aproveitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com