TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro: A conferência dos pássaros

Por:   •  29/6/2015  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Juiz de Fora

Instituto de Ciências Humanas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Estudo Comparado das Religiões

Professor: Dilip Loundo

Aluno: Luís Henrique Moreira Viard

Matrícula: 201272086A

Opinião crítica sobre o livro “A Conferência dos Pássaros”

De Farid Attar

     Neste excelente livro, Farid Attar nos conta uma história de superação de obstáculos e autoconhecimento. Os pássaros do mundo se reúnem para decidir quem será seu rei, já que eles não têm nenhum. Poupa, o mais sábio de todos eles, sugere que eles devem encontrar o lendário Simorgh, um pássaro mítico persa - uma alegoria da busca por Deus. Poupa representa um mestre sufi e cada uma das aves que desiste da viagem representa uma falha humana que impede o homem de atingir a iluminação. Do grupo de pássaros que parte, somente trinta pássaros conseguem, finalmente, chegar ao local de moradia do Simorgh. Lá eles descobrem que eles mesmos são o rei que procuram.

     De certo modo, o livro representa algo que está no interior de todos nós: a busca pelo nosso rei. E quem é este? Nós mesmos. No contexto do livro, os próprios pássaros, que, ao superarem os desafios pra chegarem até Simorgh, descobriram em si virtudes enormes, tomando conhecimento de forças interiores que eram até então desconhecidas.

     Nossa busca pelo conhecimento interior deve ser constante, pois sempre temos algo novo para descobrir. A persistência e não fraquejar quando houver dificuldades é essencial para o sucesso nessa busca.

     Ao ler o livro de Attar, já posso dizer que estou nessa busca constante. Antes, talvez, inconscientemente. Agora, com certeza, ciente do fato. É uma leitura esclarecedora e empolgante que abre nossa mente para novos horizontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com