TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro : Apocalipse

Por:   •  16/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.787 Palavras (24 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

As profecias sempre fascinaram pessoas crentes e não crentes que estão atentos o desfecho desta grande história para alguns, e para outros o cumprimento da palavra de Deus. Como também um Fascínio uma curiosidade ou fé, sobre essas profecias que estão contidas na Bíblia, algumas que já se cumpriram e outras que estão se cumprindo e aquelas a qual muitos estão esperando.

Escatologia diz respeito não apenas ao estudo do livro de Apocalipse, mas de toda a Bíblia, pois toda ela é corrente com a esperança de uma vida eterna. A escatologia é discorrer não apenas sobre o que acontecerá, mas sobre o que já está acontecendo por isso à escatologia coloca nosso coração no lugar correto a esperança do retorno do senhor Jesus glorificado.

Há muitas profecias:  a bíblia revela muitos textos sobre a volta de Cristo e final deste tempo. Por isso a escatologia é o estudo destas profecias e a tentativa de estabelecer uma doutrina sobre as últimas coisas. Trazer um entendimento e direcionar nosso foco, pois analisando ao longo dos anos, inúmeras linhas teológicas interpretativas têm surgido que é um perigo.  E é impossível encontrar um consenso entre elas.

 Escatologia é a ‘‘doutrina das ultimas coisa” a definição do termo Escaton diz que vem por ultimo, designa a doutrina  que diz a respeito ao fim mundo presente e ao mundo . E a bíblia da argumentos e termos técnicos que designam o domínio presente, atual e futuro ao mesmo tempo, da escatologia na vida da Igreja e pelo mundo. Termos que focalizam este tempo futuro no Novo Testamento e no Antigo , At 2.17-21 e Jl 2.28-32 marca como subtítulo ‘’O Dia do Senhor” O profeta Joel havia dito que se o povo se arrependia, o Senhor o salvaria do julgamento (Jl 2.12-14). No meio do julgamento e a catástrofe, portanto, alguns seriam salvos. A intenção de Deus não é destruir a não ser restaurar. Entretanto, devemos aceitar sua salvação ou certamente pereceremos junto com os que não se arrependeram.

O Livro de Apocalipse: de todos os gêneros produzidos o Apocalipse de João é o livro que trata ou se dedica interamente á escatologia cremos que por isso leva o nome de revelação.

Revelação parcial este tem sido o método de Desu, isto é por etapas tanto individualmente como em relação ás verdades do seu reino, por isso tudo que parecia obscuro se ve com mais clareza hoje.

Escatologia é muito importante: Realmente faz diferença ter uma base para sabermos quando o Senhor vai voltar e como será esta volta?

Como também um papel fundamental na edificação dos crentes, pois coloca diante de um futuro promissor, glorioso, também como desperta uma esperança tão necessária á vida do cristão incentivando a enfrentar a luta pela implantação do reino na terra.

Revelação: o apostolo da ao seu livro o titulo de revelação do Senhor Jesus, não é sem proposito, pois esta revelação creio que esta endereçada precisamente para estes dias do fim, e agora mais do que nunca esta podendo ser entendida e melhor analisada.

Proposito da Revelação e da Escatologia.

A uma pergunta com que proposito Deus traz a nosso conhecimento todas estas coisa? Ou qual seria o objetivo desta revelação tão ampla e universal? É que através da revelação e do estudo da escatologia podemos entender e absolver o que Deus esta querendo falar as igrejas. Pois não á mais pra onde correr o processo esta correndo de o momento onde Jesus disse “Esta Consumado” A obra redentora esta feita e dava inicio e começava agora o longo processo preparado por Deus para começar o grande julgamento.

Nada escapara deste juízo, nem igreja, humanidade, anjos, demônios, instituições e nações, será a nível universal. E tudo ficara as claras pois ele não é Deus de confusão por isso bem antes ele tem dado a conhecer critérios a sua igreja e métodos que serão aplicados em seu juízo, para que todas as coisas fiquem realmente claras sem sombra de duvidas. Isso ocorre por que Jesus é a luz e todas as coisas feitas por ele tem total transparência.  Ele predisse as sentenças que cada um terá, como também procedera seu jugamento estabelecendo parâmetros antes mesmo de começar, bem como em relação ao seu povo e o destino destes.

Temas Relacionados a Escatologia

Temos que ter um cuidado com dois temas que tem sido tratado de maneira oposta.

Paganismo – encontramos crentes entediado, apático, descontente, relaxados, achando, que a volta de Cristo vai demorar muito. Estão equivocados e totalmente sem foco, contradizem o que a bíblica diz a acerca do presente e do futuro. Não acreditam que nosso presente é possível porque no passado Jesus Cristo morreu e ressuscitou por nós. Ou o nosso presente é possível porque no futuro Jesus Cristo voltará para nos fazer ressuscitar e viver para sempre.

Superstição – infelizmente alguns crentes ansiosos, levianos e na verdade desesperados, vivem como se o mundo fosse uma bomba relógio, e que hoje seria o dia desta explosão .e durante esta caminhada tem cometido vários erros e falando o que não se devia. Muitos de líderes e pessoas pelo mundo estão marcando datas e lugares para a volta de Jesus. E infelizmente todos fracassaram, mas ate os dias de hoje ainda encontramos tais pessoas caindo no mesmo erro.

Deus é o Dono do Tempo.

É claro que, mais importante do que compreender o significado das profecias apocalípticas, é ter a certeza de que realmente Jesus voltará. Portanto, precisamos buscar em Deus sabedoria para compreender as Escrituras para que possamos proclamar o plano divino com exatidão.

As escrituras deixam claro que do ponto de vista Divino Deus jamais se atrasa, ele detém todo o seu tempo e o tempo na Palma de suas mãos mas parece que é os olhos em humanos Deus está se atrasando, no tempo que se diz a respeito da volta de Cristo porque analisamos que já tem mais de 1.900 anos de algumas promessas, que falam que ele foi preparar lugar e um dia voltara para nos busca.  

Analisamos também porque alguns relatos da Igreja Primitiva no livro de Tessalonicense alguns irmãos criam que Cristo viria enquanto estivéssemos vivos, encorajando e consolados  pela expectativa de se reunirem os seus entres queridos falecidos, através da volta de Jesus Cristo.

Más nem por isso contradize e enfraquece as promessa da volta de Cristo, nos vemos que até hoje também olhamos para esta promessa e às vezes parecemos que ela está tão longe, mas nós vimos que Deus sempre trabalhou no tempo, séculos e séculos para que algo se cumprisse Paulo também afirma isso em Gl 4:4b, ‘’...Deus enviou seu filho nascido de uma mulher nascido sobre a Lei” então se você analisar um pouco da história você vai perceber que para Jesus chegar na sua primeira vinda houve milhares de anos de preparação, Deus se preocupou com datas Deus se preocupou com o cenário da primeira vinda de Cristo e algo, que eu acho muito interessante Deus se preocupou até com o idioma que o Novo Testamento foi escrito em um idioma que amplamente fosse utilizado de várias formas então entendemos que ao ponto de vista humano pode parecer que Cristo esteja retardando a sua vida mas em épocas passado o comprimento das profecias bíblicas foram sempre precedidos de séculos de longos datas e tempos e hoje não é diferente, o apóstolo Pedro relata isso ‘’Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” IIPe3:8-9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com