TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro de Filipenses

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 4

Paulo escreve uma carta a Igreja em Filipos. Nessa mensagem ele demonstra claramente que a sua alegria era a constância e os frutos dos irmão. O apostolo utilizou uma linguagem mais intima em relação as outras cartas, demonstrando uma ligação muito forte com eles. É possível ver claramente que a sua alegria era vê-los frutificando e crescendo no Senhor, pois só assim a Glória de Deus iria resplandecer através deles. Mesmo preso Paulo entendia que seu cárcere estava contribuindo para o evangelho do Senhor Jesus, pois toda a guarda pretoriana e os demais lugares estavam sabendo o motivo de suas prisões e também muitos irmãos se animaram a pregar o Palavra. Alguns pregavam Cristo por maus motivos, porém isso pouco importava, Cristo estava sendo anunciado.

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Filipenses 1:21 A morte não era visto por eles como algo negativo, e sim como um motivo de alegria. A única coisa que segurava Paulo da morte era que ainda havia a necessidade de gerar frutos por amor a Igreja, por isso julgava necessário ficar na carne.

No segundo capitulo e versículo um podemos observar que logo no começo é usado no grego paraclesis. Não existe uma tradução exata no português. É utilizado duas palavras para traduzir, uma delas é “exortação” e a outra “confortar ou consolar”, por isso é usado as duas traduções dependendo da versão bíblica. Paulo queria gerar nos irmãos em Filipos a manifestação do amor no Espirito, pois o ministério do Espirito Santo é “exortar” e “consolar”. Em João 14 Jesus diz que se nós o amarmos verdadeiramente e guardamos os seus mandamentos ele rogará o Pai e Ele nos dará o parakletos, que é o Espirito da Verdade. Parakletos significa “consolador”, vem da mesma origem de paraclesis, portanto pela obediência ao Senhor nós vamos sendo moldados pela exortação e amados pelo consolo. O apostolo queria que os irmãos soubessem que mesmo as prisões, a fome, os açoites ou até mesmo a morte, o Espirito Santo de Deus iria estar com eles.

Nada fazendo por vangloria ou contenda mas sempre por verdadeira humildade, pois assim como Jesus se esvaziou e assumiu a forma de um servo para que fosse morto numa cruz e perdoasse todos os nossos pecados. Que possamos ser assim como Cristo foi, pois como diz em 1 João, se dissermos estar nEle devemos andar como Ele andou. Devemos dar graças ao Pai pois ainda temos a oportunidade de nos dobrarmos diante dEle, porque haverá um dia que todos aqueles que se recusaram a se dobrar diante da Graça, vão se dobrar diante da ira de Deus. Precisamos buscar ao Senhor enquanto se pode achar (Isaias 55 6).

Paulo exorta os irmãos dizendo que é necessário obedecer não só na presença dele, mas muito mais na ausência, pois assim o caráter de Cristo estaria sendo gerado no coração da Igreja. “sigam o exemplo daqueles que recebem tudo quanto Deus lhes prometeu por causa do vigor da sua fé e da sua paciência” Hebreus 6 12 O nosso dever aqui na terra é sermos parecidos com Cristo, pois quando eu sou parecido com Ele consequentemente eu amo a Deus e depois o meu próximo, prego o evangelho, curo os enfermos e etc. Como diz em Filipenses 2 13: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Precisamos ter uma ligação forte com o Pai, para tomarmos o Reino dos Céus com o nosso esforço (que provem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com