TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo As 5 Linguagens do Amor Aconselhamento e Orientação Familiar

Por:   •  14/12/2022  •  Resenha  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

I.T.Q. VENDA NOVA

MARIA DO CARMO QUEIROGA DA SILVA

 

As 5 linguagens do amor

Aconselhamento e orientação familiar

BELO HORIZONTE

2022

Índice:

-        Introdução

-        Sobre o autor Gary Chapman

-        Por que ler As 5 Linguagens do Amor?

-        Desenvolvimento pessoal

-        Por que não existe apenas uma linguagem do amor?

-        Conheça as 5 linguagens do amor

1.        Palavras de afirmação

2.        Qualidade de tempo

3.        Receber presentes

4.        Formas de servir

5.        Toque físico

-        Como me identifico nas 5 linguagens do amor:

-        Como identifico a linguagem do amor do meu marido.

-        Considerações finais

Introdução

De acordo com o conselheiro de relacionamentos Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido. Segundo o especialista, cada indivíduo nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem, e as várias maneiras de expressá-la são chamadas de “dialetos”. Ele descreve essas 5 linguagens no livro “As 5 linguagens do Amor”, que iremos conhecer mais a fundo a partir de sua obra.

A tentativa de demonstrar o amor por meio de determinada linguagem para alguém que também carrega uma linguagem particular é a mesma coisa que fazer uma declaração em português para um americano que nunca teve contato com a Língua Portuguesa. O primeiro passo para expressar seu amor por outra pessoa, portanto, é identificar sua linguagem do amor e a linguagem que a pessoa amada utiliza para isso.

Sobre o autor Gary Chapman

Primeiro, antes de falar sobre o livro preciso destacar o autor. Gary Chapman tem formação em Filosofia, Antropologia, Artes e Educação Religiosa. Pastor da Igreja Batista do Calvário, na Carolina do Norte — Estados Unidos, desde 1971 atua como conselheiro matrimonial e familiar. Os mais de 30 anos de experiência, somado com as suas diferentes formações, trouxeram uma grande bagagem para o autor. Com diversos livros publicados, “As 5 linguagens do amor” foi sua primeira publicação. Além disso, foi bestseller do New York Times e vendeu milhares de exemplares por todo o mundo. Apesar da posição de pastor, esse é um livro para todas as pessoas, independente da religião. Uma vez que o autor não pretende doutrinar crenças, suas lições devem ser consideradas. Saiba que os ensinamentos de Gary Chapman podem servir de orientação para a sua vida conjugal.

Por que ler As 5 linguagens do amor?

O amor e, por consequência, os relacionamentos amorosos são de interesse de muitas pessoas. Por isso, o assunto se torna ainda mais comum para os casados que enfrentam problemas no casamento.

Desenvolvimento pessoal

“As 5 linguagens do amor” pode ser classificado como um livro de desenvolvimento pessoal. Isso porque ele visa o bem-estar dos relacionamentos matrimoniais. Além disso, ao pensar em conselhos para o casamento, por consequência, está atrelado ao bem-estar pessoal. Com uma linguagem leve e fluída, a narrativa tem relatos pessoais do autor. Dessa maneira, o leitor pode se sentir mais próximo das situações expostas. Ainda, há memórias de casos em que o autor atendeu ao longo da sua carreira. Porém, preserva a identidade dos casais.

Por que não existe apenas uma linguagem do amor?

Desde o título Gary Chapman desmistifica a ideia de uma linguagem do amor única. Nesse sentido, podemos perceber que, talvez, os grandes conflitos ocorrem por esse equívoco. Contudo, muitos acreditam que há apenas uma forma de demonstrar amor e seguem assim. Acreditar que há apenas uma forma universal de amor, desconsidera a complexidade dos seres humanos. Entenda que cada pessoa é única e é moldada pelas suas experiências de vida. Imagine que se cada um passa por diferentes vivências, seu modo de sentir amor e ser amado varia também. Além disso, é preciso pensar que a forma com que você enxerga o amor não é única. Com isso queremos dizer que, o que pode ser importante para você, pode não ter a mesma importância para seu parceiro ou parceira. Saiba que acreditar em apenas uma linguagem do amor é beirar ao egoísmo e à falta de empatia.

As 5 linguagens do amor

Nesse sentido, vamos abordar as 5 linguagens do amor, segundo Gary Chapman.

  1. Palavras de afirmação:

Para o autor, as palavras de afirmação estão atreladas à retribuição de gentileza. Como seres humanos, nosso ego muitas vezes depende de palavras de elogio. O livro não diz sobre grandes gestos, mas de frases simples do cotidiano. Elogiar a roupa que seu par está usando, um prato que ele/ela cozinhou etc. Saiba que as palavras de afirmação podem ser encorajadoras e de bondade. Assim como podem ser palavras de humildade no caso de erros.

São sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como “Acho que você faz isso muito bem” e incentivos como “Vai dar tudo certo”. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Digo isso, pois, quem me conhece, e também quem já teve a oportunidade de passar por alguma das formações aqui do IBC comigo, sabe que eu costumo enfatizar o poder que as palavras têm sobre nossas ações. Da mesma forma que elas podem nos elevar, elas também podem fazer com que nos sintamos mal, sem vontade de realizar nossas atividades e até mesmo desmotivados.

Sendo assim, é fundamental estar sempre atento à energia que você propaga ao seu redor por meio das palavras, pois elas podem prejudicar não só as pessoas que lhe rodeiam, mas também a você mesmo. O ideal é que você fique atento, e, sempre que possível, ofereça o seu apoio, por meio de palavras de afirmação a quem estiver precisando de algo neste sentido, principalmente os indivíduos que recebem melhor este tipo de linguagem.

  1. Qualidade de tempo

De acordo com o livro, a qualidade de tempo é estar junto. Mas saiba que esse estar junto é dedicar atenção, conversar e olhar nos olhos. São muitas as coisas e situações que causam nossa distração. Assim, dedicar atenção com qualidade é uma das formas de amar alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com