TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "Diga Sim"

Por:   •  29/7/2022  •  Resenha  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DE MINISTROS RHEMA CAMPO GRANDE ITINERANTE 2022    

NOME: Andréia Cristina da Silva Albuquerque

LIVRO: Diga Sim!

AUTOR: Rick Renner

DATA DA ENTREGA: 24/03/2022

Diga sim é uma obra literária da autoria de Rick Renner. Este livro tem como tema nos encorajar a dizer sim para o chamado de Deus em nossas vidas. Descobrir qual é esse chamado, como executá-lo de forma a agradar a Deus. Compreender sua voz, as direções dadas por Ele através do Espírito Santo. Muitas pessoas estão sedentas de serem usadas por Deus, desejando que suas vidas sejam instrumentos eficazes e significativos em favor do reino. Rick Renner trilha um caminho onde os leitores irão descobrir que uma vida de obediência será a chave que nos levará a viver uma jornada plena e profunda em Deus.

O autor inicia o livro relatando experiências próprias com Deus a respeito do seu chamado e a difícil decisão de dizer sim ao comando. Quando ele foi designado por Deus a deixar uma vida já bem sucedida, um ministério com estabilidade, com várias conquista, um lugar de tranquilidade em Tulsa, Oklahoma, e ir para a antiga União Soviética, lugar onde o comunismo vivia seu auge com o governo de Lenin, onde cristãos eram perseguidos pela KGB; Como Deus podia querer isso pra ele e sua família? Como poderia deixar tudo que conquistou para trás? Então vieram os questionamentos, as dúvidas. Deus nos dá um comando, porém é da nossa natureza hesitar, quando temos que deixar nosso comodismo e conforto, começa um grande conflito entre nossa carne e espírito. O espírito está pronto, mas a carne não.

Diante de tal situação Rick Renner se lembra de uma experiência que teve com Deus aos 18 anos. Teria sido uma visão aberta ou um sonho acordado? Deus o chamara para algo grandioso, iria usá-lo de forma sobrenatural como porta voz as nações através das ondas aéreas. Depois de muito procurar desculpas e questionar a Deus ele realmente entendeu que sua vida tinha um propósito, e que Deus estava apontando para ele, e que aceitar o comando e caminhar em obediência, mesmo que ele não entendesse bem, era a decisão certa a ser tomada. Algumas vezes temos tido sonhos e visões da parte de Deus, no entanto elas parecem tão absurdas, achamos que são tolices, outras vezes nos sentimos tão incapazes que acabamos ignorando ou desprezando esses comunicados por achar que são tolices. Devemos sempre guardar essas direções, e analisar juntamente com o Espírito Santo, pois podem fazer parte do nosso chamado.

O autor deixa claro que o fato de entendermos e aceitar o chamado de Deus em nossas vidas, saber que ela tem um propósito, não será garantia de que teremos uma vida livre de dificuldades e tribulações, mas sim, nos colocará no centro da arena, ou seja, estaremos declarando guerra ao diabo, nos posicionando do lado da luz, e certamente seremos alvos constantes, para não executarmos o que Deus nos chamou para fazer. Porém, ter um propósito dado por Deus, nos agarrarmos a ele, e confiar na visão, servirá de alicerce e motivação para nossa caminhada. Ele nos afirma que Nele somos mais que vencedores, Romanos 8:37. Rick enfatiza que somos portadores da luz, e que as trevas não têm poder de sucumbir à luz, e essa consciência de que somos mais poderosos que nosso adversário faz a nossa fé entrar em ação, e é essa fé que vence o mundo, João 5:4, nossa garantia de que no final teremos vitória por meio de Cristo Jesus.

O Autor ao descrever com riquezas de detalhes e com profundeza todas as dificuldades, tribulações e perigos que Paulo enfrentou para anunciar o evangelho, nos mostra que nosso chamado deve ser mais importante que nossa própria vida e nunca devemos deixar de acreditar, mas usar a fé constantemente e permanecer firmes na verdade que é Cristo Jesus. Ao decorrermos pela vida de Paulo, podemos ver a fé inabalável e o nível de obediência que devemos buscar para cumprir o chamado a nós designado. Deus nos capacita e tem prazer em pessoas determinadas, firmes, perseverantes e obstinadas na visão que vem Dele. Só desfrutaremos e entenderemos nossa verdadeira significância quando usarmos o que Deus nos deu e fizermos o que Ele nos pediu para fazer. Rick Renner deixa bem claro o quanto nossas desculpas nos aprisionam. Pessoas ficam por muito tempo presas em suas lamentações e resmungações, quando na verdade deveriam usar o poder nelas depositadas através do Espírito Santo.

Renner também aborda de uma forma clara a importância de líderes gastarem tempo para discipular pessoas dispostas a mudarem e a crescerem, que tenham um coração ensinável. Ele faz uma correlação de um livro com uma boa capa e um bom conteúdo, onde nos afirma que ter um conteúdo bom é o mais importante, equivale a um bom coração e um caráter aprovado por Deus. Um dos exemplos citados pelo autor foi o rei Saul, que tinha tudo para ser um grande homem de Deus, mas seu caráter e a resistência a se deixar moldar e a crescer o fizeram um grande fracasso diante do seu chamado. Diferente de Davi que na sequência é citado como grande exemplo de pessoa disposta a ser moldado e a fazer a vontade daquele que o chamou. Davi é citado no livro não só como alguém que está disponível a prender, a mudar e a crescer, mas como uma pessoa que seria pouco provável a estar em uma posição tão grandiosa como a que ele ocupou. Isso nos leva a refletir que Deus quer usar pessoas simples, improváveis para o mundo, para grandes coisas no reino. Quando Deus nos escolhe, é porque Ele já nos conhece, já nos capacitou para a sua obra e já nos muniu de todas as armas e ferramentas que necessitamos. Deus está à procura de pessoas que estejam disponíveis para entregar seu coração e a sua fidelidade a Ele. Só nosso desejo de ser usados não é o suficiente, precisamos ter ações correspondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com