TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Diga Sim

Por:   •  3/5/2020  •  Resenha  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Denise Evellyn dos Anjos Santos

Livro: Diga Sim

Autor: Rick Renner

Data: 06/04/2020

ESCOLA DE MINISTROS ARACAJU

Resumo

Todo o livro Diga Sim é um convite impactante ao comprometimento com a obra e o chamado do Senhor para as nossas vidas. Conseguimos perceber isso já no início do livro, quando no capítulo 1, DEUS ESTÁ APONTANDO PARA VOCÊ HOJE? Rick Renner relata um pouco da difícil decisão por seguir o plano de Deus em sua vida. Conta ele, que ao ser convocado pelo Senhor a implantar uma obra na antiga União Soviética, mesmo após já possuir um ministério próspero em Tulsa, Oklahoma, cogitou ignorar ao chamado de Deus, até que não suportou resistir contra o Senhor e decidiu obedecer. Entender o plano de Deus para nossa vida não significa que não existirão momentos que nos sentiremos fracos ou incapazes para executá-lo. O autor fala muito bem sobre isso quando exemplifica momentos de sua caminhada cristã em que tinha tendência a hesitar a ser usado por Deus. Mas, entendeu que o poder dEle compensaria toda insuficiência e fraqueza que ele pudesse sentir no exercício do ministério, assim como Paulo retrata em II Coríntios 12:9 - “...A minha graça é tudo que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.”

Precisamos parar de lutar contra o propósito de Deus para as nossas vidas. A razão de estarmos nesse mundo é o entendimento de que precisamos fazer o que sabemos que Deus nos pediu para fazer. Viver sem essa direção e alheio ao propósito divino é viver num nível de vida muito baixo e sem qualidade. Deus tem uma visão para cada um de seus filhos. Ele sabe que ter uma visão é a força que transforma o homem em diligente, frutífero, produtivo, satisfeito e com uma razão para viver.

Saber que é chamado por Deus e que sua vida tem um propósito divino não é uma garantia de que não haverá dificuldades, nem tribulações. O autor no capítulo 2, esclarece muito bem que a caminhada da fé não remove todos os nossos problemas, muito pelo contrário, nos coloca na mira da oposição ao diabo. Apesar da consciência da influência de satanás sobre os sistemas desse mundo, somos convidados a entender que Deus em sua palavra nos prometeu que venceríamos o mundo e o príncipe deste século por meio da nossa fé. Como escrito em I João 5:4 “porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo”. Continuar fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer ainda que o diabo se levante é uma decisão que precisa ser tomada.

Quando chegamos ao capítulos 3, QUANDO DEUS O ESCOLHE, ELE ESPERA QUE VOCÊ REALIZE ALGO, somos convidados a sermos convencidos sobre a importância de manter o foco na chamada de Deus para nossa vida. É importante estar consciente que a obra nunca tem fim, e que Deus espera que façamos alguma coisa com os talentos que nos foi doado. Não devemos parar mesmo quando somos extremamente perseguidos, ou até mesmo quando considerarmos já ter alcançado algo grande. Por isso o texto ratifica que o Senhor sempre recompensará a nossa diligência com o reino e o nosso trabalho para Ele com multiplicação. Somos exatamente a pessoa que Deus quer usar, e se não aceitarmos a missão seremos considerados negligentes por viver uma vida sem sentido.

Seguindo essas mesmas reflexões, Rick Renner convida os leitores ao crescimento e amadurecimento nas páginas do capítulo seguinte. Como líderes, precisamos saber dispensar energia da forma correta ao treinar alguém para o ministério. Não devemos insistir em pessoas que não estejam dispostas a serem usadas por Deus e desperdicem seus talentos. O reino pode se beneficiar mais de alguém menos talentoso e disposto a servir e trabalhar, que faça as coisas de forma correta e constante, do que de pessoas talentosas que não estão dispostas a se doarem. Isso vale a todos nós. Se nos recusarmos ao crescimento e ao serviço, estamos convidando outra pessoa a assumir o nosso lugar.

Deus em toda a sua palavra se comprometeu em preparar e purificar todas as pessoas nas quais Ele havia chamado. O autor demonstra através de exemplos bíblicos no quinto capítulo o agir de Deus no treinamento daqueles os quais Ele fez a sua chamada. O agir de Deus é voltado a remoção de nossas fraquezas de caráter, para que isso não possa vir nos atrapalhar no exercício da missão. Mas, mesmo Deus agindo para tratar nossas fraquezas, a permissão e a decisão de querer sermos transformados acontece de forma pessoal. Um bom exemplo disso citado, é o Rei Saul, que apesar de possuir dons e talentos refletia uma falha de caráter pessoal. Essas deficiências com o tempo se tornaram tão graves que Deus retirou o reino de Saul e entregou a outro homem mais jovem e menos instruído.

Existe uma responsabilidade na escolha das pessoas que você faz para caminhar ao seu lado no ministério. Nada é tão importante quanto fazer essa escolha de maneira não precipitada. O mesmo vale para nós. É importante nos certificarmos que Deus diga que estamos prontos para assumir o quer que seja dentro do ministério, antes de precipitadamente nos colocarmos dentro dele.

No capítulo 6 da literatura, PORQUE DEUS ESCOLHEU UM JOVEM PASTOR PARA SER REI? Rick Renner enfatiza a forma curiosa de Deus ao escolher pessoas comuns para edificar o seu reino. A vida de Davi é citada como exemplo do sucesso que é separar alguém ao ministério pelo coração e não apenas pelos seus dons e talentos. Ser aplicado a excelência é um dos muitos exemplos de como a pessoa se comportará em relação ao ministério e isso é algo que não se ensina. É preciso existir dentro da pessoa um desejo interior para excelência no serviço, e Davi era assim em tudo quanto fazia. O desejo pela excelência fazia parte de todo o seu caráter, muito antes de ser rei. Usando o exemplo da vida de Davi, o autor resume as atitudes de alguém apto e separado para o exercício do ministério, são essas: excelência, coragem, princípios, responsabilidade, disciplina e espiritualidade. Deus observa como lidamos com nossas responsabilidades atuais e isso determina a confiança de Deus em relação a nos oferecer mais responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com