TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro do 3º Encontro do Projeto Semear

Por:   •  20/4/2017  •  Abstract  •  3.571 Palavras (15 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 15

Roteiro do 3º encontro do Projeto Semear

Acolhida: Pode ser feita com músicas (pastorais ou populares) e dinâmicas.

Oração inicial: Em função de ser dia de Pentecostes, rezar a oração do Santo Espírito:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra. Oremos: Ó, Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Apresentação pessoal: os jovens devem fazer alguma apresentação pessoal (a escolha fica a cargo da dupla).

Introdução: É importante fazer os jovens perceberem a necessidade de amadurecimento integral, em todos os aspectos da vida; então é interessante introduzir o tema com alguma analogia ao sentido de completude, integralidade, sem a qual corremos o risco de ficarmos “capengas”, bons em uns aspectos e ruins em outros. Essa analogia pode ser imaginária (o condutor do momento dá exemplos que demonstram a importância de um amadurecimento completo, como o de um profissional competente, mas antissocial ou antiético, e vice-versa) ou visual/palpável (com alguma dinâmica ou objeto que aponte a importância do conjunto, como um carrinho de brinquedo faltando uma das rodas ou uma alimentação baseada em alguns tipos de alimentos). A seguir, um texto que não deve ser lido no encontro, mas com antecedência pela dupla para preparação sobre o que vai falar para dar essa introdução:

Desde a década de 1980 vem nascendo a necessidade de propor uma proposta global para a formação dos jovens. No trabalho de evangelização da juventude na Igreja do Brasil e da América Latina, a prática mostrava a dificuldade de manter um equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida do jovem. As diferentes pastorais e movimentos que trabalhavam com jovens não tinham clara uma proposta de formação que abrangesse a vida toda do jovem. Por não terem um horizonte de formação global em comum, corriam constantemente o perigo de absolutizar uma ou outra das dimensões da vida do jovem, deixando fora ou dando menos importância às outras. Às vezes caíam na armadilha de um ou outro reducionismo, que restringiu a ação evangelizadora ao espiritualismo, a uma clínica psicológica ou à ala jovem de um partido político. Falava-se de grupo que “fazia política e não rezava” e grupo que “rezava, mas não se abria para a dimensão social da fé”.

Em 2006, depois de dois anos de debate que incluiu a participação dos jovens de todo o país, a CNBB publica o documento “Evangelização da Juventude, Desafios e Perspectivas Pastorais” (documento 85) que propõe a Formação Integral como grande horizonte para toda a ação evangelizadora da juventude. O desafio agora é de manter o equilíbrio entre as várias dimensões da formação humana superando a tentação de absolutizar uma dimensão em detrimento de outra.[pic 1]

Cada dimensão corresponde a uma relação da pessoa: relação consigo mesmo, com o outro, com Deus, com a sociedade e com a ação. O discipulado começa com o convite pessoal de Jesus Cristo: “Vem e segue-me” (Lc 18,22). Na formação contínua para o discipulado é necessário partir de uma formação integral.

A dimensão integral responde a cinco perguntas profundas da vida da pessoa humana. O ser humano se relaciona e quem não vive bem essa relação torna-se um ser confuso e desnorteado. O Assessor que trabalha na formação de jovens, portanto, necessita estar atento às cinco dimensões: psicoafetiva, psicossocial, mística, sócio-política- ecológica e capacitação de liderança. “Cada uma das cinco dimensões é vista como uma relação que o jovem tem com um aspecto da sua vida, respondendo às perguntas de fundo que todo ser humano faz, consciente ou inconscientemente” (Doc. 85, 96).


[pic 2]

Dimensão Psicoafetiva/ Processo de Personalização

Dinâmica: Pode ser feita uma dinâmica que funciona melhor com pouca gente, em que os jovens tentam escrever num papel uma qualidade (se o “clima” permitir, tentam escrever também um defeito) do outro, mesmo que não se conheçam muito. Isso pode ser feito com um papel para cada jovem (que circula até todos terem escrito sobre aquele jovem) e posterior avaliação geral, com os jovens dizendo se ficaram surpresos positivamente ou negativamente com a avaliação dos outros. Pode ser feita também uma dinâmica de montar um quebra-cabeça em formato de R.G., representando que nós, adolescentes e jovens, estamos na fase de “construção da identidade”.

Formação: Após essa dinâmica, o condutor trabalha o conteúdo mais formativo. Essa parte pode ser em forma de bate-papo também, com ajuda de um esquema como o representado a seguir:

CRÍTICA

AVALIAÇÃO


CONHECIMENTO

VALORIZAÇÃO


AUTO


REALIZAÇÃO[pic 3]

CONFIANÇA


CONTROLE

ESTIMA


É possível e interessante também incluir alguma poesia, passagem bíblica ou música que fale dessa dimensão pessoal, como “Caçador de mim” do Milton Nascimento. A seguir, um texto que não deve ser lido no encontro, mas com antecedência pela dupla para preparação sobre o que vai falar para dar essa formação:

“As perguntas de fundo são: Quem sou eu? Qual é a relação comigo mesmo? Sem a capacidade de autoconhecimento e autocrítica, o jovem é incapaz de analisar as situações com objetividade, de administrar os conflitos e de se relacionar com outros de uma maneira equilibrada. Sem esta dimensão torna-se difícil o silêncio interior e o encontro com Deus na oração e a verdadeira conversão” (Doc 85, 97). Esta dimensão envolve aspectos importantes relacionados à construção da personalidade. O assessor que acompanha os jovens precisa estar atento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (89.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com